Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 15 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Acordo garante carne orgânica do Pantanal na Itália

21 Mai 2011 - 10h21Por Conjuntura

A ABPO (Associação Brasileira de Produtores  Pantanal Orgânico), em parceria com o WWF-Brasil e Movimento Slow Food, realizam na próxima segunda (23) em Campo Grande (MS), um jantar para celebrar o acordo firmado com parceiros italianos que viabilizará a exportação da carne orgânica produzida no Pantanal para aquele mercado.

Na ocasião, será oferecido um jantar preparado pela renomada chef de cozinha Dedê Cesco, especializada em pratos regionais. O evento tem apoio do Sebrae, Embrapa Pantanal, frigorífico JBS Friboi, Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), Superintendência Federal de Agricultura, Sindicato Rural de Campo Grande e Real H – Nutrição e Saúde Animal.

Participam o governador André Puccinelli, a Seprotu (secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o superintendente de Conservação do WWF-Brasil, Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, parceiros comerciais italianos, empresários do setor produtivo e varejista, representantes do poder público, produtores rurais de Mato Grosso do Sul e representantes do terceiro setor. No dia seguinte, a comitiva italiana segue para o Pantanal onde visitará fazendas associadas à ABPO e conhecerá a criação do boi orgânico.

“Esse evento será o coroamento de uma parceria comercial que se concretizou com o apoio do WWF e Slow Food. E isso é resultado de um conjunto de atividades voltadas para a divulgação da economia de Mato Grosso do Sul, apoiado pelo governo estadual”, explica o presidente da ABPO, Leonardo Leite de Barros.

Para a secretária, "é um momento ímpar, a concretização de um sonho que começou quando o Estado retomou sua condição sanitária", lembra ela explicando que foi através do governo do Estado que houve a aproximação entre os investidores italianos e os produtores sul-mato-grossenses. "Iniciamos agora um novo momento. Fase de buscar um volume maior de parceiros para viabilizar num futuro próximo a certificação da carne de Mato Grosso do Sul para atendermos em parceria com a ABPO os países europeus, em especial a Itália", argumenta Tereza Cristina se referindo ao esforço do empresário Leonardo de Barros frente ao projeto.

“A criação de gado orgânico no Pantanal é um exemplo claro de que pensando e ajustando onde e como produzir muitas atividades podem se tornar mais sustentáveis, gerando empregos e renda e ajudando na manutenção da biodiversidade e dos serviços ambientais, algo imprescindível para a longevidade da própria produção”, ressaltou Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, do WWF-Brasil.

Em março deste ano, a ABPO realizou uma apresentação da carne orgânica do Pantanal a um público especializado dos setores de alimentos e varejo na cidade de Mosciano Sant'Angelo, na região de Abruzzo, na Itália. O evento contou com a presença de autoridades locais, representantes do WWF-Itália, WWF-Brasil e Slow Food.

Antes, em fevereiro, representantes da ABPO e do WWF-Brasil estiveram na feira mundial de orgânicos de Nuremberg (Alemanha), onde expuseram o modelo de produção orgânica e destacaram a convivência da atividade econômica com o meio ambiente e cultura pantaneira.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério
SEUS DIREITOS
Trabalhador afastado por Covid-19 tem direito a auxílio-doença do INSS
COM DESCONTOS
Veja as opções de pagamento do IPVA com desconto
CASA PRÓPRIA
Casa Verde e Amarela substitui Minha Casa Minha Vida com opção para renegociar dívidas e menos juros
FINALISTA LIBERTADORES
Santos atropela Boca Jr e terá o Palmeiras numa final Brasileira
TRAGÉDIA NA PONTE
Motorista morre após caminhão cair de ponte