Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Acordo garante carne orgânica do Pantanal na Itália

21 Mai 2011 - 10h21Por Conjuntura

A ABPO (Associação Brasileira de Produtores  Pantanal Orgânico), em parceria com o WWF-Brasil e Movimento Slow Food, realizam na próxima segunda (23) em Campo Grande (MS), um jantar para celebrar o acordo firmado com parceiros italianos que viabilizará a exportação da carne orgânica produzida no Pantanal para aquele mercado.

Na ocasião, será oferecido um jantar preparado pela renomada chef de cozinha Dedê Cesco, especializada em pratos regionais. O evento tem apoio do Sebrae, Embrapa Pantanal, frigorífico JBS Friboi, Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), Superintendência Federal de Agricultura, Sindicato Rural de Campo Grande e Real H – Nutrição e Saúde Animal.

Participam o governador André Puccinelli, a Seprotu (secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o superintendente de Conservação do WWF-Brasil, Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, parceiros comerciais italianos, empresários do setor produtivo e varejista, representantes do poder público, produtores rurais de Mato Grosso do Sul e representantes do terceiro setor. No dia seguinte, a comitiva italiana segue para o Pantanal onde visitará fazendas associadas à ABPO e conhecerá a criação do boi orgânico.

“Esse evento será o coroamento de uma parceria comercial que se concretizou com o apoio do WWF e Slow Food. E isso é resultado de um conjunto de atividades voltadas para a divulgação da economia de Mato Grosso do Sul, apoiado pelo governo estadual”, explica o presidente da ABPO, Leonardo Leite de Barros.

Para a secretária, "é um momento ímpar, a concretização de um sonho que começou quando o Estado retomou sua condição sanitária", lembra ela explicando que foi através do governo do Estado que houve a aproximação entre os investidores italianos e os produtores sul-mato-grossenses. "Iniciamos agora um novo momento. Fase de buscar um volume maior de parceiros para viabilizar num futuro próximo a certificação da carne de Mato Grosso do Sul para atendermos em parceria com a ABPO os países europeus, em especial a Itália", argumenta Tereza Cristina se referindo ao esforço do empresário Leonardo de Barros frente ao projeto.

“A criação de gado orgânico no Pantanal é um exemplo claro de que pensando e ajustando onde e como produzir muitas atividades podem se tornar mais sustentáveis, gerando empregos e renda e ajudando na manutenção da biodiversidade e dos serviços ambientais, algo imprescindível para a longevidade da própria produção”, ressaltou Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, do WWF-Brasil.

Em março deste ano, a ABPO realizou uma apresentação da carne orgânica do Pantanal a um público especializado dos setores de alimentos e varejo na cidade de Mosciano Sant'Angelo, na região de Abruzzo, na Itália. O evento contou com a presença de autoridades locais, representantes do WWF-Itália, WWF-Brasil e Slow Food.

Antes, em fevereiro, representantes da ABPO e do WWF-Brasil estiveram na feira mundial de orgânicos de Nuremberg (Alemanha), onde expuseram o modelo de produção orgânica e destacaram a convivência da atividade econômica com o meio ambiente e cultura pantaneira.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS