Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

ACM e a verdade sobre o Bolsa-Família

4 Out 2006 - 09h43
Pode-se não gostar de Antonio Carlos Magalhães, por seus métodos truculentos do pior coronelismo e por sua presunção de se apresentar como paladino da moralidade --a surra que ele acaba de levar é resultado, em parte, de sua soberba e do envelhecimento de sua oligarquia.

Sua derrota significa, em minha opinião, uma oxigenação para a política baiana. Mas seria intelectualmente desonesto deixar de reconhecer um fato irrefutável: sem ACM, os programas de renda mínima, ou seja, o Bolsa-Família não teriam ido tão longe.

Pergunte-se a qualquer pessoa que tenha acompanhado os bastidores dos programas sociais brasileiros e ninguém deixará de reconhecer que, graças a ACM, o bolsa-escola deixou de ser uma experiência piloto, iniciada em Brasília e Campinas, para se transformar numa política pública nacional.

Isso porque o senador liderou o movimento, no Congresso, para a criação de um fundo contra a pobreza. Desse fundo, surgiu o financiamento para o bolsa-escola, do Ministério da Educação, e, em menor escala, para o cartão-alimentação, do Ministério da Saúde; ambos, foram a base do Bolsa-Família, que hoje chega a 11 milhões de pessoas de família, indiretamente a cerca de 40 milhões de pessoas.

O que Lula fez foi apenas ampliar e melhorar o que já estava aí, o que lhe garantiu boa parte de seu prestígio, especialmente no Nordeste e, ironicamente, o ajudou a derrotar ACM --aliás, seu cabo eleitoral na eleição passada.
 
Folha Online

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA