Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 24 de junho de 2021
Busca
Brasil

Ação contra o câncer de pele atrai dezenas de pessoas em Dourados

7 Dez 2009 - 08h43Por Assecom

A Ação contra o câncer de pele realizada no sábado em Dourados das 8h às 16h, atraiu dezenas de pessoas no Pronto Atendimento Médico (PAM), onde as atividades foram concentradas.No período da manhã, os pacientes fizeram fila para que pudessem ser avaliados por um dos seis dermatologistas que passaram o dia atendendo gratuitamente. Somente entre o período da manhã até as 14h, mais de 300 pessoas foram consultadas.


Esta ação foi a 11ª realizada no Brasil, com cobertura simultânea em 23 estados. Em Mato Grosso do Sul, além de Dourados, o trabalho de controle da doença foi desenvolvido também em Aquidauana, Anastácio, Campo Grande e Três Lagoas.


A campanha é organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que mantém o compromisso de alertar a população sobre os perigos do câncer de pele. Segundo o especialista em Dermatologia, Pedro Lúcio Zanúncio, os pacientes atendidos pelas equipes médicas e que apresentaram suspeita de câncer de pele, foram encaminhados a tratamento gratuito.


O médico explicou que foram desenvolvidas ainda atividades educativas com orientações e dicas de como identificar indícios de câncer de pele. “O diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida nestes casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz”, informou o dermatologista.


O coordenador da Campanha Nacional em Dourados, dermatologista Diemes George Botassari, disse que no ano passado foram atendidas mais de 500 pessoas. Os pacientes que procuraram o PAM, passaram primeiramente por uma triagem feita por acadêmicos de Medicina da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Se constatado a suspeita do câncer de pele, o paciente era encaminhado a um dos médicos de plantão que faziam o diagnóstico e o tratamento da lesão, conforme explicaram os especialistas que participaram da campanha.


Este ano, com o objetivo de superar a marca de 43.800 consultas realizadas em 2008, a SBD, estendeu o tempo de campanha em todos os postos de atendimentos para oito horas sem interrupção. A medida foi adotada pelos responsáveis pelos hospitais públicos credenciados, postos de saúde, além das equipes de médicos que prestaram serviços nas tendas montadas em locais de grande movimentação.


No ano passado do total de pessoas examinadas em todo o país, 65,4% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 10,8% foram diagnosticadas com câncer da pele. Cerca de 350 pessoas, o que corresponde a 0,8% do total, apresentaram sinais de “melanomas malignos” — considerado o câncer de pele mais perigoso associado a metástases, o que representa um índice maior de gravidade, podendo levar até a morte.

Deixe seu Comentário

Leia Também

assis (2) VEJA VÍDEO
Antes de morrer, vítima gravou áudio relatando que esposa e dois homens teriam realizado crime
CRIME PASSIONAL
Contadora é morta pelo ex-marido, que comete suicídio em seguida
100 PERDÃO
Mulher trai marido, não é perdoada e coloca fogo no próprio corpo como forma de se punir
TRAGÉDIA NO CAMPO
Pulverizador passa por cima da cabeça de agrônoma em fazenda
COPA AMÉRICA
Brasil leva gol antológico, mas vira sobre a Colômbia e se classifica em 1º lugar
APOSTAS NO BRASIL
É legal apostar em esportes no Brasil?
CRIME BRUTAL
Mulher é encontrada morta com rosas, uma aliança nas mãos e frase cruel escrita na testa
TRAGEDIA
Casal é encontrado morto no banheiro com o chuveiro ligado
VEJA VÍDEO
Servidora não deixa lençol sujar com sangue de bandido e viraliza na internet
LUTO NA TV
Apresentador do Balanço Geral morre vítima da covid