Menu
SADER_FULL
terça, 9 de agosto de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
Brasil

Ação contra o câncer de pele atrai dezenas de pessoas em Dourados

7 Dez 2009 - 08h43Por Assecom

A Ação contra o câncer de pele realizada no sábado em Dourados das 8h às 16h, atraiu dezenas de pessoas no Pronto Atendimento Médico (PAM), onde as atividades foram concentradas.No período da manhã, os pacientes fizeram fila para que pudessem ser avaliados por um dos seis dermatologistas que passaram o dia atendendo gratuitamente. Somente entre o período da manhã até as 14h, mais de 300 pessoas foram consultadas.


Esta ação foi a 11ª realizada no Brasil, com cobertura simultânea em 23 estados. Em Mato Grosso do Sul, além de Dourados, o trabalho de controle da doença foi desenvolvido também em Aquidauana, Anastácio, Campo Grande e Três Lagoas.


A campanha é organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que mantém o compromisso de alertar a população sobre os perigos do câncer de pele. Segundo o especialista em Dermatologia, Pedro Lúcio Zanúncio, os pacientes atendidos pelas equipes médicas e que apresentaram suspeita de câncer de pele, foram encaminhados a tratamento gratuito.


O médico explicou que foram desenvolvidas ainda atividades educativas com orientações e dicas de como identificar indícios de câncer de pele. “O diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida nestes casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz”, informou o dermatologista.


O coordenador da Campanha Nacional em Dourados, dermatologista Diemes George Botassari, disse que no ano passado foram atendidas mais de 500 pessoas. Os pacientes que procuraram o PAM, passaram primeiramente por uma triagem feita por acadêmicos de Medicina da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Se constatado a suspeita do câncer de pele, o paciente era encaminhado a um dos médicos de plantão que faziam o diagnóstico e o tratamento da lesão, conforme explicaram os especialistas que participaram da campanha.


Este ano, com o objetivo de superar a marca de 43.800 consultas realizadas em 2008, a SBD, estendeu o tempo de campanha em todos os postos de atendimentos para oito horas sem interrupção. A medida foi adotada pelos responsáveis pelos hospitais públicos credenciados, postos de saúde, além das equipes de médicos que prestaram serviços nas tendas montadas em locais de grande movimentação.


No ano passado do total de pessoas examinadas em todo o país, 65,4% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 10,8% foram diagnosticadas com câncer da pele. Cerca de 350 pessoas, o que corresponde a 0,8% do total, apresentaram sinais de “melanomas malignos” — considerado o câncer de pele mais perigoso associado a metástases, o que representa um índice maior de gravidade, podendo levar até a morte.

Leia Também

TENTATIVA DE ASSASSINATO
Coroinha é esfaqueado no pescoço durante missa em igreja
AUXILIO CAMINHONEIRO
Caixa libera consulta ao Auxílio Caminhoneiro
VAMOS AJUDAR - COMPARTILHE
Casal que adotou 3 irmãos autistas vítimas de maus-tratos comove internautas
DESUMANIDADE
Polícia interdita casa de repouso por tortura e sequestro de idosos
DENUNCIADO POR VIZINHOS
Mãe e filho são executados e corpos escondidos dentro de sofá velho jogado em lote baldio
AUXILIO BRASIL
Governo amplia Auxílio Brasil e mais 23,7 mil famílias vão receber em MS
ASSASSINATO
Campeão mundial de jiu-jitsu, Leandro Lo morre após levar tiro na cabeça
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 261 óbitos e 40,4 mil casos em 24 horas
LENDA DO HUMORISMO
Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos
A CONTA GOTAS
Petrobras anuncia corte de R$ 0,20 no preço do diesel