Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Ação contra o câncer de pele atrai dezenas de pessoas em Dourados

7 Dez 2009 - 08h43Por Assecom

A Ação contra o câncer de pele realizada no sábado em Dourados das 8h às 16h, atraiu dezenas de pessoas no Pronto Atendimento Médico (PAM), onde as atividades foram concentradas.No período da manhã, os pacientes fizeram fila para que pudessem ser avaliados por um dos seis dermatologistas que passaram o dia atendendo gratuitamente. Somente entre o período da manhã até as 14h, mais de 300 pessoas foram consultadas.


Esta ação foi a 11ª realizada no Brasil, com cobertura simultânea em 23 estados. Em Mato Grosso do Sul, além de Dourados, o trabalho de controle da doença foi desenvolvido também em Aquidauana, Anastácio, Campo Grande e Três Lagoas.


A campanha é organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que mantém o compromisso de alertar a população sobre os perigos do câncer de pele. Segundo o especialista em Dermatologia, Pedro Lúcio Zanúncio, os pacientes atendidos pelas equipes médicas e que apresentaram suspeita de câncer de pele, foram encaminhados a tratamento gratuito.


O médico explicou que foram desenvolvidas ainda atividades educativas com orientações e dicas de como identificar indícios de câncer de pele. “O diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida nestes casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz”, informou o dermatologista.


O coordenador da Campanha Nacional em Dourados, dermatologista Diemes George Botassari, disse que no ano passado foram atendidas mais de 500 pessoas. Os pacientes que procuraram o PAM, passaram primeiramente por uma triagem feita por acadêmicos de Medicina da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Se constatado a suspeita do câncer de pele, o paciente era encaminhado a um dos médicos de plantão que faziam o diagnóstico e o tratamento da lesão, conforme explicaram os especialistas que participaram da campanha.


Este ano, com o objetivo de superar a marca de 43.800 consultas realizadas em 2008, a SBD, estendeu o tempo de campanha em todos os postos de atendimentos para oito horas sem interrupção. A medida foi adotada pelos responsáveis pelos hospitais públicos credenciados, postos de saúde, além das equipes de médicos que prestaram serviços nas tendas montadas em locais de grande movimentação.


No ano passado do total de pessoas examinadas em todo o país, 65,4% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 10,8% foram diagnosticadas com câncer da pele. Cerca de 350 pessoas, o que corresponde a 0,8% do total, apresentaram sinais de “melanomas malignos” — considerado o câncer de pele mais perigoso associado a metástases, o que representa um índice maior de gravidade, podendo levar até a morte.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS