Menu
SADER_FULL
quarta, 1 de dezembro de 2021
Busca
Brasil

Acaba o impasse na Funai de Dourados: sai Margarida, entra Arlete

26 Nov 2009 - 13h18Por Mídia Max

Acaba o impasse pela disputa do comando da administração regional da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) em Dourados. A atual administradora Margarida Nicoletti deixará o cargo na próxima semana e em seu lugar entra a bióloga Arlete Pereira de Dourados.


A informação foi dada pelo deputado federal Vander Loubet (PT) que está intermediando as negociações para acabar com a disputar pela administração regional que tem jurisdição em todos os municípios da região sul do Estado a partir de Dourados.


Na tarde desta quarta-feira, o parlamentar esteve reunido em Brasília com o presidente da FUNAI Márcio Meira quando ficou decidida a transição na administração regional. Participaram do encontro que aconteceu no gabinete de Vander o vereador Dirceu Longhi e Arlete Pereira de Souza.


Loubet disse que Arlete ainda não foi nomeada para o cargo por causa de impasse com o grupo político que apóia a permanência de Margarida no cargo. O deputado disse que tão logo seja resolvido o que ele chama de “problema paroquial”, Arlete assumirá o órgão.


No próximo sábado Loubet vai se reunir com o deputado estadual Pedro Kemp (PT) em Campo Grande para aparar as arestas e compor um acordo com o grupo que apóia Margarida. Vão participar desta reunião o vereador Dirceu, Margarida e Alerte.


Conforme informou Loubet não existe nenhum impedimento legal para a nomeação de Arlete para o cargo nexo mesmo o fato de ela ser esposa do vereador Dirceu Longhi.


A posse de Arlete na FUNAI atende as reivindicações de um grupo de lideranças indígenas das aldeias de Dourados e da região Sul do Estado. Estas lideranças montaram há mais de vinte dias um acampamento com cerca de trezentos índios na Praça do Cinquentenário em frente à sede da Funai em Dourados para protestar contra a permanência de Margarida no cargo.


Com o fim do impasse os índios deverão desmontar as barracas do acampamento e voltar para suas aldeias de origem já que Arlete conta com o apoio das lideranças rebeladas. Por causa do movimento “Fora Margarida” realizado pelos índios uma viatura da Polícia Federal foi deslocada até a sede da administração regional da Funai para garantir a seguranças dos funcionários da fundação.

Indicação de Margarida

A indicação de Arlete para assumir a administração regional da FUNAI foi feita pela própria Margarida Nicoletti na tarde do dia quatro de junho deste ano durante o Aty Guassu realizada numa aldeia de Juti.

Na época Margarida disse à imprensa que a queria sair do cargo e que o pedido de demissão havia sido feito dois meses antes ao presidente da FUNAI Marcio Meira, Na época Margarida afirmou que o presidente da fundação pediu que ela desse um tempo até encontrar um sucessor para o cargo e foi neste momento que indicou Arlete depois de pesquisar nomes com a anuência dos índios.

Ao pedir demissão do cargo no primeiro semestre Margarida alegou ao presidente da FUNAI motivos pessoas pois já estava há três anos a frente da fundação no que ela chamou de “cargo pesado com muitas responsabilidades”. O fato é que depois deste Aty Guassu Margarida mudou de idéia e ficou no cargo. A partir deste momento é que começaram os atritos entre elas e as lideranças indígenas que esperavam a posse de Arlete o que deverá acontecer na próxima semana depois que Vander Loubet e Pedro Kemp “acenderem o cachimbo da paz” durante a reunião de sábado”.

Com o acordo Margarida que é funcionária federal de carreira será remanejada para o cargo de assistente social enquanto que os demais ocupantes de cargos de comissão na FUNAI serão “acomodados” conforme entendimento dos políticos petistas que estão intermediando o impasse no órgão.

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto