Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Acaba o impasse na Funai de Dourados: sai Margarida, entra Arlete

26 Nov 2009 - 13h18Por Mídia Max

Acaba o impasse pela disputa do comando da administração regional da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) em Dourados. A atual administradora Margarida Nicoletti deixará o cargo na próxima semana e em seu lugar entra a bióloga Arlete Pereira de Dourados.


A informação foi dada pelo deputado federal Vander Loubet (PT) que está intermediando as negociações para acabar com a disputar pela administração regional que tem jurisdição em todos os municípios da região sul do Estado a partir de Dourados.


Na tarde desta quarta-feira, o parlamentar esteve reunido em Brasília com o presidente da FUNAI Márcio Meira quando ficou decidida a transição na administração regional. Participaram do encontro que aconteceu no gabinete de Vander o vereador Dirceu Longhi e Arlete Pereira de Souza.


Loubet disse que Arlete ainda não foi nomeada para o cargo por causa de impasse com o grupo político que apóia a permanência de Margarida no cargo. O deputado disse que tão logo seja resolvido o que ele chama de “problema paroquial”, Arlete assumirá o órgão.


No próximo sábado Loubet vai se reunir com o deputado estadual Pedro Kemp (PT) em Campo Grande para aparar as arestas e compor um acordo com o grupo que apóia Margarida. Vão participar desta reunião o vereador Dirceu, Margarida e Alerte.


Conforme informou Loubet não existe nenhum impedimento legal para a nomeação de Arlete para o cargo nexo mesmo o fato de ela ser esposa do vereador Dirceu Longhi.


A posse de Arlete na FUNAI atende as reivindicações de um grupo de lideranças indígenas das aldeias de Dourados e da região Sul do Estado. Estas lideranças montaram há mais de vinte dias um acampamento com cerca de trezentos índios na Praça do Cinquentenário em frente à sede da Funai em Dourados para protestar contra a permanência de Margarida no cargo.


Com o fim do impasse os índios deverão desmontar as barracas do acampamento e voltar para suas aldeias de origem já que Arlete conta com o apoio das lideranças rebeladas. Por causa do movimento “Fora Margarida” realizado pelos índios uma viatura da Polícia Federal foi deslocada até a sede da administração regional da Funai para garantir a seguranças dos funcionários da fundação.

Indicação de Margarida

A indicação de Arlete para assumir a administração regional da FUNAI foi feita pela própria Margarida Nicoletti na tarde do dia quatro de junho deste ano durante o Aty Guassu realizada numa aldeia de Juti.

Na época Margarida disse à imprensa que a queria sair do cargo e que o pedido de demissão havia sido feito dois meses antes ao presidente da FUNAI Marcio Meira, Na época Margarida afirmou que o presidente da fundação pediu que ela desse um tempo até encontrar um sucessor para o cargo e foi neste momento que indicou Arlete depois de pesquisar nomes com a anuência dos índios.

Ao pedir demissão do cargo no primeiro semestre Margarida alegou ao presidente da FUNAI motivos pessoas pois já estava há três anos a frente da fundação no que ela chamou de “cargo pesado com muitas responsabilidades”. O fato é que depois deste Aty Guassu Margarida mudou de idéia e ficou no cargo. A partir deste momento é que começaram os atritos entre elas e as lideranças indígenas que esperavam a posse de Arlete o que deverá acontecer na próxima semana depois que Vander Loubet e Pedro Kemp “acenderem o cachimbo da paz” durante a reunião de sábado”.

Com o acordo Margarida que é funcionária federal de carreira será remanejada para o cargo de assistente social enquanto que os demais ocupantes de cargos de comissão na FUNAI serão “acomodados” conforme entendimento dos políticos petistas que estão intermediando o impasse no órgão.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho