Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Abertura de empresas aquece economia no MS

5 Dez 2009 - 11h01Por TV Morena

 

O número de empresas abertas, em novembro deste ano em Mato Grosso do Sul, foi o maior dos últimos nove anos. Um cenário animador, depois de um período de incertezas no mercado mundial.

O momento é bom, mas é preciso ter cautela. Para ter sucesso no ramo empresarial vários fatores devem ser levados em consideração. No mês passado, em novembro, 121 empresas fecharam as portas em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da Junta Comercial. Número menor que o do mesmo período do ano passado. Em 2008, 130 empresas fecharam.

Supermercado novo, lojas novas por toda parte. Economia aquecida, a crise passou longe de Mato Grosso do Sul. O estado que vem investindo em diversificação da matriz econômica ampliou as possibilidades para quem sempre sonhou ser dono do próprio negócio. A confirmação está no número de novas empresas abertas na junta comercial do Estado.

“Mais dinheiro no mercado, mais demanda, mais necessidade de oferta. Ao se exigir mais necessidade de oferta, aparecem novos empresários, novos empreendedores, oferecendo aquilo que ele acha que a demanda exige”, Wagner Bertolli, presidente da Junta Comercial.

Em 2009 até agora foram abertas 7.293 novas empresas no Estado. A expectativa é que ao final do ano, a abertura de novas empresas bata todos o recorde da década. A boa notícia é que o número de empresas que fecharam as portas está menor que no mesmo período do ano passado. Até agora 1.258 empresas fecharam, em todo o ano de 2008 o número passou de 1.600.

Os 18 escritórios da Junta Comercial no estado tem registrado a consolidação de núcleos de crescimento. impulsionadas por tres lagoas, cidades do bolsão pegam carona no desenvolvimento. chapadão do sul também tem virado referência e atrai investimentos. em geral os setores de varejo e serviços são os que mais crescem.

Outra informação que mostra a confiança do investidor na economia de Mato Grosso do Sul é a abertura de filiais. Só esse ano foram 1.195. Os especialistas dizem que é o resultado da busca de novos mercados.

Mas para quem se aventura a ser o próprio patrão precisa ficar atento. Não é só registrar a empresa na Junta Comercial, contratar funcionários e abrir as portas. Tem de tomar alguns cuidados.

“Faça cálculos, veja o cenário, avalie bem antes de começar qualquer negócio porque pode ser que não seja fácil quanto pareça”.

Pesquisar o mercado, saber se o local onde você vai abrir a empresa tem espaço e clientes para o produto que você vai vender.

Conhecer as leis de zoneamento antes de alugar ou comprar um imóvel comercial. É preciso saber se a atividade que você pretende exercer é permitida naquela área. Conhecer a legislação ambiental para saber se sua atividade provoca impactos e se preparar para administrar, ter orientação contábil e de gestão, respeitar as leis trabalhistas. Nunca esquecer do treinamento dos funcionários.

Nícia é empresária. Começou no ramo de bijuterias, passou para o vestuário e acabou de abrir mais uma loja, dessa vez uma franquia de meias. Ela diz qual o segredo para se manter no mercado sem perder todo o investimento.

“Nós procuramos sempre fazer um planejamento antecipado, fazer uma pesquisa de mercado, sempre procuramos franquias idôneas, franquias que a gente sabe que estão dando certo em outros lugares. A gente planeja muito e faz muita pesquisa antes de escolher um novo negócio”, Nícia de Brito, empresária.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados