Menu
SADER_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Abates de gado gordo em Eldorado e Japorã estão atrasados

18 Out 2006 - 06h54

Quase quinze dias após o anúncio de que o frigorífico FriBrasil localizado em Eldorado iria iniciar os abates dos animais gordos dos municípios da área de risco, Eldorado e Japorã, a SFA (Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso do Sul) não pode liberar as operações porque a empresa não conseguiu instalar o sistema de controle da temperatura as câmaras frigoríficas, item imprescindível para o controle e auditoria dos trabalhos realizados.

“Os abates não começaram ainda porque deu problema no sistema eletrônico de controle automático de temperatura, e como são vários pontos de registro, o sistema não funcionou corretamente”, explicou o superintendente da SFA, José Antônio Felício.

Segundo Felício, as exigências para o funcionamento da empresa são os mais rígidos, os mesmos que são implantados nas empresas que exportam para a Europa, tudo para que não possa trazer nenhum risco sanitário, e dentro das normas internacionais. “Acreditamos que até o final desta semana tudo fique pronto e o nosso pessoal da inspeção possa fazer a liberação dos abates”, conclui.

A estimativa da SFA é que na região dos dois municípios devam existir aproximadamente 15 mil animais gordos prontos para o abate, “entre vacas e boi”. Felício explica ainda que deste a publicação da normativa número 9 pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), os abates estavam liberados, mas desde que houve a maturação da carne.

Este processo, segundo a SFA, exige que durante 24 horas a carne fique conservado em uma temperatura de no mínimo 2ºC, após este período, é medido o seu PH, procedimento que dá a certeza que o vírus da aftosa é eliminado. No entanto, nenhuma empresa na região possuía os equipamentos necessários em funcionamento.

A liberação do abate de animais gordos nos dois municípios, e o seu trânsito, havia sido decidida na última reunião do Gease (Grupo Especial de Atenção a Suspeita de Enfermidades Emergenciais ou Exóticas) realizada no dia 20 de setembro, na sede do Iagro, e o frigorífico FriBrasil anunciou o interesse em adequar-se aos mecanismos auditáveis para comprovar os procedimentos necessários do processo.

 

Mídia Max

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS