Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Abates de gado gordo em Eldorado e Japorã estão atrasados

18 Out 2006 - 06h54

Quase quinze dias após o anúncio de que o frigorífico FriBrasil localizado em Eldorado iria iniciar os abates dos animais gordos dos municípios da área de risco, Eldorado e Japorã, a SFA (Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso do Sul) não pode liberar as operações porque a empresa não conseguiu instalar o sistema de controle da temperatura as câmaras frigoríficas, item imprescindível para o controle e auditoria dos trabalhos realizados.

“Os abates não começaram ainda porque deu problema no sistema eletrônico de controle automático de temperatura, e como são vários pontos de registro, o sistema não funcionou corretamente”, explicou o superintendente da SFA, José Antônio Felício.

Segundo Felício, as exigências para o funcionamento da empresa são os mais rígidos, os mesmos que são implantados nas empresas que exportam para a Europa, tudo para que não possa trazer nenhum risco sanitário, e dentro das normas internacionais. “Acreditamos que até o final desta semana tudo fique pronto e o nosso pessoal da inspeção possa fazer a liberação dos abates”, conclui.

A estimativa da SFA é que na região dos dois municípios devam existir aproximadamente 15 mil animais gordos prontos para o abate, “entre vacas e boi”. Felício explica ainda que deste a publicação da normativa número 9 pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), os abates estavam liberados, mas desde que houve a maturação da carne.

Este processo, segundo a SFA, exige que durante 24 horas a carne fique conservado em uma temperatura de no mínimo 2ºC, após este período, é medido o seu PH, procedimento que dá a certeza que o vírus da aftosa é eliminado. No entanto, nenhuma empresa na região possuía os equipamentos necessários em funcionamento.

A liberação do abate de animais gordos nos dois municípios, e o seu trânsito, havia sido decidida na última reunião do Gease (Grupo Especial de Atenção a Suspeita de Enfermidades Emergenciais ou Exóticas) realizada no dia 20 de setembro, na sede do Iagro, e o frigorífico FriBrasil anunciou o interesse em adequar-se aos mecanismos auditáveis para comprovar os procedimentos necessários do processo.

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro