Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

A três dias do fim do prazo, só 31% das grávidas se vacinaram contra gripe

11 Mai 2011 - 14h47Por R7

A três dias do fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, nem metade das pessoas que devem tomar a vacina foi até o posto de saúde para receber a dose. De acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Ministério da Saúde, 47% do público-alvo se vacinou, mas a situação é mais grave entre as grávidas, que têm índice de vacinação de 31,4%, e os indígenas (24,95% deles receberam a dose). É possível se imunizar até sexta-feira (13).

As crianças de seis meses a dois anos de idade são o grupo que mais se vacinou contra a gripe – 52,24% delas já tomaram a dose. Depois aparecem os idosos acima de 60 anos, com 49,51%, e os trabalhadores do setor de saúde, com 43,99%.

De acordo com o ministério, no caso dos indígenas que moram em aldeias, a vacinação é feita pelo próprio governo, já que equipes vão até o local para aplicar o produto. Indígenas que moram em cidades precisam ir até um posto para se vacinar.

No ano passado, durante a campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1), particularmente conhecida como suína, também houve dificuldade em convencer as gestantes a se vacinar. Isso apesar de elas serem um grupo que sofre muito com a gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, durante a pandemia de gripe suína, as gestantes foram um dos grupos mais afetados.

– Entre as mulheres em idade fértil que apresentaram quadros graves de doença respiratória causada pelo vírus H1N1, 22% estavam gestantes. 

Especialistas dizem que o risco é semelhante para a gripe comum. Existe também o temor de que a dose prejudique o bebê. Mas como a vacina é produzida apenas com fragmentos de “versões” do vírus da gripe, não há risco de a pessoa contrair a doença. Além disso, o produto não prejudica o feto.

O ministério diz, em nota, que “a vacina é segura e está indicada para todas as grávidas, independentemente do período de gestação”.

– Além disso, não há evidências científicas de que a vacina possa causar dano ao feto, afetar a capacidade reprodutiva da mulher ou provocar aborto.

O Ministério da Saúde iniciou a campanha no último dia 25, com a meta de vacinar ao menos 23,8 milhões de pessoas, o que representa 80% do público-alvo. Ao todo, 33 mil postos do país distribuem a vacina gratuitamente

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho