Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 14 de maio de 2021
Busca
Brasil

80% da população vivem com água potável sem garantia

4 Out 2010 - 15h44Por Portal Educação

Escassez e poluição ameaçam a água no planeta, e o pior é que 80% da população mundial vivem em áreas onde o abastecimento de água potável não é assegurado.

Boa parte da Europa e América do Norte aparece em condições ruins de abastecimento. As informações foram divulgadas pela revista científica Nature.

Segundo o estudo, 3,4 bilhões de pessoas enfrentam as piores ameaças. A solução encontrada pelos ocidentes é a conservação. Entretanto, armazenar água em reservatórios só funciona para as pessoas e não para a natureza.

Para as próximas décadas a tendência deve ser ainda pior, de acordo com o estudo, ameaçando a humanidade e a biodiversidade. “Olhamos para os fatos de forma fria, analisando o que acontece em relação ao abastecimento de água para as pessoas e o impacto no meio ambiente da infraestrutura criada para garantir este fornecimento”, disse o responsável pelo estudo Charles Vorosmarty, do City College de Nova York.

A estratégia, para evitar o pior, seria investir no gerenciamento hídrico que combine infraestrutura com opções naturais, como bacias hidrográficas e pântanos. Segundo Charles “trilhões de dólares gastos em engenharias paliativas não estão ajudando”.

“O problema é que sabemos que uma fatia enorme da população mundial não pode pagar por estes investimentos”, disse Peter McIntyre, da Universidade de Wisconsin, que também participou da pesquisa.

Para os pesquisadores, o ocidente é o principal culpado pelo impacto significativo que a água está causando na natureza. De acordo com o tutor do Portal Educação, biólogo Carlos Rodrigo Lehn, é importante que haja uma política séria e de âmbito global voltada para a preservação e gerenciamento dos recursos hídricos. “A água deixou de ser um recurso renovável devido às más práticas conduzidas ao longo das últimas décadas”, finaliza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada