Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

40% dos jovens com 16 anos não terminou ensino fundamental em 2008

9 Dez 2009 - 17h49Por Folha Online

Relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Movimento Todos pela Educação aponta que, em 2008, quase 40% dos jovens com 16 anos ainda não tinham concluído o ensino fundamental, ainda que a idade esperada para o término dessa etapa seja 14 anos. A conclusão dos ensinos fundamental e médio na idade correta é uma das cinco metas que foram estabelecidas e são monitoradas pela entidade.

O movimento reúne representantes da sociedade civil organizada e da iniciativa privada, educadores e gestores públicos de educação. A entidade monitora indicadores educacionais de acesso e qualidade a partir de cinco metas que devem ser atingidas até o bicentenário da Independência, em 2022. A meta é que, até lá, 95% dos jovens com 16 anos tenham concluído o ensino fundamental e 90% daqueles com 19 anos tenham terminado o ensino médio.

Em 2008, a taxa de conclusão do ensino fundamental verificada entre jovens de 16 anos de 61,5%, pouco acima da meta de 61,3% estabelecida para o ano. Mas, segundo o relatório, "não é possível afirmar se a meta foi cumprida ou não, pois o resultado está dentro do intervalo de confiança". O destaque foi para o Norte, única região brasileira que superou a meta proposta de 46,2%. Lá, 50,1% dos jovens concluíram o ensino fundamental aos 16 anos.

Em relação ao ensino médio, verificou-se que as metas foram cumpridas: em 2008, 47,1% dos jovens de 19 anos haviam concluído a etapa, superando os 43,9% propostos pelo movimento. Mas o presidente da entidade, Mozart Neves Ramos, ressalta que o país ainda está longe de atingir o patamar estabelecido para 2022, de 90%. "A meta para 2008 foi atingida e isso merece comemoração, mas ela era modesta porque as taxas eram muito baixas", pondera.

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 29/2009, aprovada em novembro, determina que o ensino médio, assim como a pré-escola, fará parte da escolaridade obrigatória, hoje ainda restrita ao ensino fundamental. Mas, se a mudança garante o acesso dos alunos, Mozart aponta que é preciso cuidar também da qualidade do ensino para conseguir manter os jovens na escola.

"Quem já trabalhou com gestão da educação pública sabe que é uma perda muito grande quando o estudante completa o ensino fundamental, muitas vezes já com dois anos de defasagem, e não segue para o ensino médio. Há uma incidência muito grande dos que deixam de ir para a escola e vão trabalhar. O jovem não vê motivação em permanecer em uma escola que nem o prepara para ir à universidade nem para o mercado de trabalho."

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos