Menu
SADER_FULL
sexta, 28 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

40% das grávidas não fazem teste para detectar vírus da Aids

22 Mar 2010 - 18h20Por Agência Brasil
94% das crianças brasileiras com HIV foram infectadas pela mãe.Índice de contaminação de bebês pelas mães no país é de 6,8%.

O Fundo Global de Luta contra a AIDS, a Tuberculose e a Malária anunciou neste mês que o mundo pode alcançar em 2015 a erradicação virtual da infecção pelo vírus da AIDS durante a gestação, o parto ou o aleitamento - a chamada transmissão vertical.

A erradicação virtual é obtida quando os índices de contaminação são inferiores a 1%. Mas o Ministério da Saúde, diante de um índice aproximado de 6,8% de contaminação de bebês pelas mães no Brasil, não acredita nessa possibilidade para o país.

Hoje, pelo menos 10.194 crianças brasileiras com idade até 5 anos foram infectadas pelo vírus em decorrência da transmissão vertical (dados de dezembro de 2009). De 1996 a 2008, 3.758 crianças morreram por causa da AIDS.

"Em menores de 5 anos, de todos os casos notificados de 1984 a 2009, 94% foram por meio da transmissão vertical. Não tem para onde correr. No caso de criança, a grande via de transmissão é a vertical", alertou Marcelo Freitas, assessor técnico do DEPARTAMENTO DE DST, AIDS e Hepatites Virais. A estimativa é de que até 12 mil gestantes de um total de 2,5 milhões por ano apresentem o HIV, somando mulheres diagnosticadas e não diagnosticadas.

Freitas explicou que o maior desafio brasileiro na erradicação da transmissão vertical é ampliar o diagnóstico de HIV em gestantes. Mais de 90% das grávidas atendidas na rede de atenção básica chegam a fazer pré-natal, mas somente 60% passam pela testagem que detecta o vírus.

Entre as razões para o baixo índice de detecção estão a não oferta de exame por parte do médico, a recusa da gestante de submeter-se ao teste e problemas estruturais dos laboratórios. Nesse último caso, o exame chega a ser feito, mas o resultado não é devolvido à grávida ou ao médico.

Até o final de 2009, de acordo com o Fundo Global de Luta contra AIDS, Tuberculose e Malária, 790 mil grávidas soropositivas de países subdesenvolvidos e em desenvolvimento receberam antirretroviral para prevenir a infecção do bebê pela mãe. Esse número é 45% do total de mulheres que se encaixam no perfil.

Leia Também

TEMPESTADE
VÍDEO: após temporal, motoristas são retirados de shopping com bote
AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil e Auxílio Gás são pagos a cadastrados com NIS final 8; confira
ASSUSTADOR
Covid-19: Com 570 mortes, Brasil bate novo recorde de casos registrados em 24h
SUBINDO
Brasil em 24 horas, foram registradas 487 mortes por Covid 19 e 183.722 novos casos registrados
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Quanto Falta para o Fim do Mundo?
TRAGÉDIA NA IGREJA
Confusão em culto termina com pastor e jovem mortos, 4 baleados e casa incendiada
SOB INVESTIGAÇÃO
Lutador é executado com 12 tiros, sua esposa esta grávida
SEU DINHEIRO
Qualquer cidadão pode consultar se tem valores a receber de instituições financeiras; saiba como
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 259 mortes e 83,3 mil novos casos
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Mãe vê partes íntimas vermelha, pergunta e filha de 2 anos aponta paro o tio