Menu
SADER_FULL
quarta, 1 de dezembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
FÁTIMA DO SUL

2º Encontro da Família Vasconcelos será neste domingo em Fátima do Sul

10 Out 2009 - 07h50Por Rogério Sanches / Fátima News

A Família Vasconcelos realizará o 2º ENCONTRO neste domingo 11 de Outubro, no Floresta Clube de Campo em Fátima do Sul. Com origem principal em Portugal, os Vasconcelos da região da Grande Dourados, vieram do Nordeste Brasileiro nos anos de 1946/1947. Saíram da cidade de Monteiro, no Estado da Paraíba, tiveram uma rápida passagem por São Paulo e em 1948 cravaram moradia na linha do Laranja Lima, na época “Serraria”, hoje distrito de Indápolis, sendo que o “Laranja Lima” é considerado o marco inicial da saga dos Vasconcelos no Mato Grosso do Sul. Esta grande e importante família, são brasileiros que, como tantos outros vieram “construir” a Colônia Agrícola Federal de Getúlio Vargas.

 

 

Família tradicional, os irmãos Vasconcelos ajudaram a desbravar os sertões da nossa região, sendo hoje, aproximadamente 420 pessoas, distribuídas pelos Estados do MS, MT, SP, PR e PB. Em 1954 Joaquim Ferreira Vasconcelos, veio para a barranca do rio Dourados na Vila Brasil; ajudou a fundar a cidade, foi Chefe da Exatoria Local e depois se mudou para Glória de Dourados.  José Ferreira Vasconcelos chegou ao Barreirão (Travessão dos Vasconcelos) em 1951, e em 1967 veio para Fátima do Sul. Aqui, montou o posto Atlantic e foi presidente do Esporte Clube 21 de Abril, por muitos anos.  Antônio Ferreira Vasconcelos passou pela Vila Brasil e cravou moradia em Dourados em 1960.

 

 

Atuou no ramo de transporte rodoviário e comércio de pneu. Luiz Ferreira Vasconcelos a partir de 1.954, construiu história em Glória de Dourados (7ª. e 4ª. Linhas) foi produtor rural, Juiz de Paz e mudou-se para Campo Grande em 1971. Os mais novos, também produtores rurais, Sebastião Santana de Vasconcelos e Doralina Santana Vasconcelos foram para a região do “Graças à Deus” em Vicentina no ano de 1.954. Maria Santana e Maria Lojolina Vasconcelos a partir de 1.952 construíram história na linha do Iguaçu, próximo a Indápolis e o único dos irmãos que ficou no nordeste foi Plácido Ferreira Vasconcelos, no ramo de produção rural.

 

 

Os Vasconcelos fazem parte do grupo de pioneiros das cidades de Fátima do Sul, Vicentina e Glória de Dourados.  De um total de nove irmãos, estão vivos apenas Sebastião Santana Vasconcelos na Linha do Barreirão, próximo a Vicentina, e Doralina Santana Vasconcelos que reside em Dourados. Hoje os descendentes dos Vasconcelos desenvolvem atividades rurais, comerciais, bancárias, funcionários públicos e profissões liberais em Fátima do Sul, Dourados, Glória de Dourados, Jardim, Vicentina, Rio Brilhante, Campo Grande, Três Lagoas, Aral Moreira e em cidades de outros Estados brasileiros.

 

 

Além dessas atividades elencadas, também fizeram história na política, elegendo seus descendentes: Jairo de Vasconcelos - Prefeito de Glória de Dourados; Genivaldo Ferreira Vasconcelos - vereador na Paraíba e atualmente, Eronivaldo da Silva Vasconcelos Junior (Juninho) é vereador em Fátima do Sul e ainda, Gilson de Moraes (genro de Sebastião da Silva Vasconcelos) eleito recentemente vereador em Rio Brilhante-MS.

 

 

Para os organizadores, o ENCONTRO proporciona a materialização do sonho dos Vasconcelos Pioneiros, o resgate da história e a confraternização entre os familiares. O evento acontece anualmente e a família está preparando uma grande festa cheia de atrações e muita emoção.

 

Leia Também

DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça