Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de outubro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

16° BPM forma mais de 300 alunos do PROERD em F. do Sul

18 Ago 2006 - 09h30

O Comando do 16˚ Batalhão de Polícia Militar em Fátima do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal e através da Secretaria Municipal de Educação realizará hoje a noite no ginásio poli esportivo de Fátima do Sul a Solenidade de Formatura de trezentos e sessenta alunos da 4ª série do ensino fundamental no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

 

No inicio deste ano a Polícia Militar do estado de Mato Grosso do Sul, através do Comando do 16° Batalhão, firmou convenio com a Prefeitura Municipal de Fátima do Sul para que o PROERD fosse aplicado às crianças das 4ª séries do ensino fundamental com o apoio da Secretaria Municipal de Educação em toda a rede pública e particular de ensino do Município.

 

Em Fátima do Sul, só nesse primeiro semestre mais de 300 crianças foram atendidas pelo Programa. O Batalhão da Polícia Militar em Fátima do Sul, conta com 04 Instrutores capacitados, através do Curso de Formação de Instrutores Proerd, com carga horária de mais de 80 horas.

 

O Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura Municipal sem nenhum custo para as crianças ou suas famílias.

 

O PROERD é uma adaptação do projeto norte-americano denominado D.A.R.E - Drug Abuse Resistance Education. É um programa educativo de prevenção às drogas e a violência. E atualmente é aplicado em mais de 55 países.

 

Segundo o Comandante do 16° Batalhão de Polícia Militar, Coronel PM Tadeu Vieira, o projeto consiste num esforço cooperativo entre a Polícia Militar a Escola e a Família para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes na fase do ensino fundamental.

 

O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, escola e comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de envolverem-se com drogas e problemas de comportamento.

 

O PROERD oferece ao aluno uma variedade de atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas de suas vidas. Um importante elemento do PROERD é o uso de alunos líderes naturais e que não usam drogas, como modelos positivos para influenciarem os demais.

 

Segundo o Capitão PM Oéliton Figueiredo, Coordenador do PROERD no 16° BPM, a adolescência é uma fase extremamente difícil para o jovem, é um período marcado por descobertas e alegrias, mas também marcado por tristezas, angústias e medos. Isso é comum durante toda a adolescência. E é nesse contexto que pode surgir o primeiro contato com as drogas.

“Alguns adolescentes são levados, entre outros motivos, pela curiosidade e busca imediata de prazer a experimentar drogas. Noutras vezes, o primeiro consumo de drogas acontece para satisfazer amigos de grupos ou mesmo para impressionar um namorado ou uma namorada”. Afirmou o Coordenador.

Outro fator importante, segundo o Oficial, é o valor que nossa sociedade atribui às drogas. “Aqui no Brasil, pelo menos, as propagandas de cigarro e álcool passam sempre a mensagem de que se você usar esses produtos vai se tornar importante, sensual, você se tornará o máximo. Vivemos em um mundo que associa a felicidade ao consumo de bens materiais e ao prazer imediato. Inconscientemente, muitos acabam tendo nas drogas uma forma imediata de atingir esse prazer”.

“Como se pôde perceber são muitos os fatores envolvidos, que passam por valores e crenças pessoais e coletivas. O que podemos fazer por nossos jovens é mantê-los bem informados sobre o assunto e ajudá-los a dirimir as suas principais dúvidas”. Finalizou o Capitão Figueiredo.

A Solenidade esta marcada para hoje as 18:00 horas, no Ginásio de Esportes de Fátima do Sul. Diversas Autoridades Civis e Militares já confirmaram presença.

 

 

Fátima News

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro