Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

16° BPM forma mais de 300 alunos do PROERD em F. do Sul

18 Ago 2006 - 09h30

O Comando do 16˚ Batalhão de Polícia Militar em Fátima do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal e através da Secretaria Municipal de Educação realizará hoje a noite no ginásio poli esportivo de Fátima do Sul a Solenidade de Formatura de trezentos e sessenta alunos da 4ª série do ensino fundamental no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

 

No inicio deste ano a Polícia Militar do estado de Mato Grosso do Sul, através do Comando do 16° Batalhão, firmou convenio com a Prefeitura Municipal de Fátima do Sul para que o PROERD fosse aplicado às crianças das 4ª séries do ensino fundamental com o apoio da Secretaria Municipal de Educação em toda a rede pública e particular de ensino do Município.

 

Em Fátima do Sul, só nesse primeiro semestre mais de 300 crianças foram atendidas pelo Programa. O Batalhão da Polícia Militar em Fátima do Sul, conta com 04 Instrutores capacitados, através do Curso de Formação de Instrutores Proerd, com carga horária de mais de 80 horas.

 

O Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura Municipal sem nenhum custo para as crianças ou suas famílias.

 

O PROERD é uma adaptação do projeto norte-americano denominado D.A.R.E - Drug Abuse Resistance Education. É um programa educativo de prevenção às drogas e a violência. E atualmente é aplicado em mais de 55 países.

 

Segundo o Comandante do 16° Batalhão de Polícia Militar, Coronel PM Tadeu Vieira, o projeto consiste num esforço cooperativo entre a Polícia Militar a Escola e a Família para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes na fase do ensino fundamental.

 

O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, escola e comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de envolverem-se com drogas e problemas de comportamento.

 

O PROERD oferece ao aluno uma variedade de atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas de suas vidas. Um importante elemento do PROERD é o uso de alunos líderes naturais e que não usam drogas, como modelos positivos para influenciarem os demais.

 

Segundo o Capitão PM Oéliton Figueiredo, Coordenador do PROERD no 16° BPM, a adolescência é uma fase extremamente difícil para o jovem, é um período marcado por descobertas e alegrias, mas também marcado por tristezas, angústias e medos. Isso é comum durante toda a adolescência. E é nesse contexto que pode surgir o primeiro contato com as drogas.

“Alguns adolescentes são levados, entre outros motivos, pela curiosidade e busca imediata de prazer a experimentar drogas. Noutras vezes, o primeiro consumo de drogas acontece para satisfazer amigos de grupos ou mesmo para impressionar um namorado ou uma namorada”. Afirmou o Coordenador.

Outro fator importante, segundo o Oficial, é o valor que nossa sociedade atribui às drogas. “Aqui no Brasil, pelo menos, as propagandas de cigarro e álcool passam sempre a mensagem de que se você usar esses produtos vai se tornar importante, sensual, você se tornará o máximo. Vivemos em um mundo que associa a felicidade ao consumo de bens materiais e ao prazer imediato. Inconscientemente, muitos acabam tendo nas drogas uma forma imediata de atingir esse prazer”.

“Como se pôde perceber são muitos os fatores envolvidos, que passam por valores e crenças pessoais e coletivas. O que podemos fazer por nossos jovens é mantê-los bem informados sobre o assunto e ajudá-los a dirimir as suas principais dúvidas”. Finalizou o Capitão Figueiredo.

A Solenidade esta marcada para hoje as 18:00 horas, no Ginásio de Esportes de Fátima do Sul. Diversas Autoridades Civis e Militares já confirmaram presença.

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS