Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 24 de setembro de 2021
Busca
Brasil

1/3 das estudantes de 13 a 15 anos estão tentando emagrecer, diz IBGE

19 Dez 2009 - 08h31Por Folha Online

Exatamente 1/3, ou 33,3% das meninas estudantes do 9º ano do ensino fundamental estão tentando emagrecer, sendo que 6,9% das entrevistadas relataram que vomitaram ou tomaram remédios para controlar o peso, segundo dados da Pense (Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar), divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse considerar essa proporção muito elevada, e chamou atenção para o fato de que os jovens vêm se alimentando cada vez pior, indo em direção à obesidade.

Ele falou sobre dados da pesquisa, que revelam que quase metade dos consultados tinham consumido guloseimas nos últimos cinco dias. Do total dos adolescentes entrevistados, 37% haviam ingerido refrigerante, 30% comeram frutas frescas, e outros 30% haviam consumido hortaliças.

"Isso nos remete à preocupação com o padrão alimentar do brasileiro, em geral, e da garotada, que cada vez mais se baseia em doces, gorduras, salgados, em comidas semi-prontas e refrigerantes, fugindo de uma alimentação mais balanceada", afirmou Temporão.

O ministro manifestou ainda grande preocupação com o fato de que a maior parte dos jovens questionados praticam pouca atividade física e passam bastante tempo assistindo televisão.

"A redução da atividade física, o aumento do sedentarismo e a mudança do padrão alimentar são vetores que levam a sobrepeso, obesidade", afirmou.

Pesquisa

A Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar reúne informações sobre as condições de vida do estudante. É a primeira pesquisa da história do IBGE em que os próprios entrevistados responderam ao questionário nos computadores de mão --geralmente eles respondem as perguntas feitas pelos entrevistadores, que anotam os dados. Segundo o IBGE, isso deu mais privacidade aos estudantes para responderem questões sobre violência, uso de álcool e drogas e comportamento sexual.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada