Menu
SADER_FULL
quarta, 23 de maio de 2018
RIO_DOURADOS
Busca
DR. SHAPE
Religião

Papa embarca para a Colômbia e pede orações para a Venezuela

O pontífice argentino, de 80 anos, iniciou a sua 20ª viagem internacional e a quinta para a América Latina.

6 Set 2017 - 09h58Por ISTOÉ

O Papa Francisco embarcou nesta quarta-feira em Roma com destino à Colômbia para uma visita de cinco dias, que inclui as cidades de Bogotá, Villavicencio, Medellín e Cartagena.

O avião com o pontífice, um Airbus A330 da companhia Alitalia, decolou do aeroporto romano de Fiumicino pouco depois das 11H00 locais (6h00 de Brasília) e deve pousar no aeroporto internacional El Dorado de Bogotá às 16H30 locais (18h30 de Brasília).

O Vaticano informou que o plano de voo foi modificado em consequência do furacão Irma, sem revelar se isto afetará o horário da chegada à capital colombiana.

O pontífice argentino, de 80 anos, iniciou a sua 20ª viagem internacional e a quinta para a América Latina.

Francisco será recebido pelo presidente Juan Manuel Santos e várias autoridades do país e da igreja colombiana.

Francisco dormirá todas as noites na sede da nunciatura apostólica de Bogotá. A partir deste local seguirá a cada dia para diferentes cidades.

As autoridades do Vaticano calculam que 700.000 pessoas devem saudar o papa em sua chegada à capital colombiana, ao longo do percurso de 15 quilômetros entre o aeroporto e a nunciatura.

Na segunda-feira, o papa Francisco enviou aos colombianos uma mensagem em vídeo na qual afirmou que viaja ao país como “peregrino de esperança e paz”.

“Querido povo da Colômbia, dentro de poucos dias visitarei o vosso país. Irei como peregrino de esperae paz”, anunciou o pontífice dois dias antes da visita para impulsionar a reconciliação.

Na mensagem, o pontífice argentino reconhece “a constância em busca da paz e da harmonia” do povo colombiano e assegura que a paz que a Colômbia “quer há muito tempo e trabalha para consegui-la” dever ser “estável, duradoura, para nos vermos e nos tratarmos como irmãos, nunca como inimigos”.

Francisco explica que escolheu como lema da viagem “Demos o primeiro passo” porque “nos recorda que sempre é necessário dar um primeiro passo para qualquer atividade e projeto. Também nos empurra a ser os primeiros a amar, para criar pontes, para criar fraternidade”.

Também disse se sentir “honrado de visitar essa terra rica de história, de cultura, de fé, de homens e mulheres que trabalharam com afinco e constância para que seja um local onde reine a harmonia e a fraternidade […] onde dizer irmão e irmã não seja algo estranho, mas um verdadeiro tesouro a proteger e defender”.

Durante a sua estadia, até 10 de setembro, Francisco visitará quatro cidades, presidirá quatro missas para multidões, pronunciará 12 discursos e, sobretudo, se reunirá com vítimas e atores do conflito interno.

Francisco chega ao país em um momento particularmente positivo depois que a última guerrilha ativa do país, o ELN, anunciou um cessar-fogo temporário.

O papa respaldou sem hesitação as negociações que permitiram o desarmamento de 7.000 combatentes e a transformação da guerrilha das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em partido político.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - 1º NO ESTADO DO MS
Fátima do Sul ganha primeiro condomínio aeronáutico do Sul do Estado do MS
PROTESTO DOS CAMINHONEIROS
Protesto de caminhoneiros contra preço do diesel tem bloqueios em 10 cidades de MS
TASS MOTORS - DOURADOS
Dourados: Faça um test-drive na Tass Motors e concorra a um IX35, viagem para Copa e outros prêmios
MAIS INVESTIMENTO EM 4 CIDADES
Governador visita 4 municípios e entrega R$ 18,2 milhões de investimentos nesta sexta-feira
JATEÍ - TRADICIONAL FESTA DO MILHO
Jateí: Circuito do laço comprido, shows e comidas típicas vão movimentar tradicional festa do milho
AÇÕES DEPUTADO ONEVAN
Onevan destina emenda parlamentar para auxiliar nas obras de recuperação do Grêmio de Bela Vista
BONITO - MS - OBRAS E MELHORIAS
Balneário Municipal está fechado para obras de manutenção, reformas e revitalização em Bonito (MS)
VICENTINA - ALMOÇO NO PESQUEIRO
Almoço do Dia das Mães é no Pesqueiro 7 Bello que servirá pratos típicos do peixe em Vicentina
FATIMA DO SUL
Professora Lourdes Lazarotto recebe visita de freira da Africa em Fátima do Sul
JATEÍ - FESTA DO MILHO
Com mais de R$ 10 mil em premiação, Festa do Milho começa com Circuito do Laço Comprido em Jateí