Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
DE FATIMA DO SUL AO MUNDO

Padre Fatimassulense aprecia a beleza do Sol da meia noite na Islandia

Padre Alécio Ferreira da Silva, que há 30 anos foi ordenado padre em fátima do sul e que pertence à Arquidiocese de São Paulo, Paróquia Mãe e Rainha Panamericano, Jaraguá, que está realizando essa fantástica viagem

2 Jul 2019 - 15h23Por Adélio Ferreira - Fátima News
Sol da meia-noite. Lembro de ter ouvido falar deste fenômeno desde sempre, mas, quando era pequeno, não entendia direito o que isso significava de fato.
 
No filme “Insônia”, que a gente tem a noção clara sobre esse fenômeno, que conta a história de um policial que vai ao Alaska para investigar um crime e não consegue dormir à noite por causa da claridade.
 
Tive a oportunidade de sentir esse fenômeno, através do meu irmão, Padre Alécio Ferreira da Silva, que há 30 anos foi ordenado padre em fátima do sul e que pertence à Arquidiocese de São Paulo, Paróquia Mãe e Rainha Panamericano, Jaraguá, que está realizando essa fantástica viagem, à bordo de um gigantesco navio, com 4 mil pessoas, uma verdadeira cidade.
 
Ele contou a reportagem do Fatimanews que pode ver o tal sol da meia-noite com seus próprios olhos. Foi numa viagem que fez à Escandinávia com o Pe. Pedro Ricardo Pierone. Foram para a Suécia e a Noruega no final de junho e passearam na rua depois das 23h, na Islândia, com o sol ainda brilhando no horizonte.
 
Disse também da dificuldade de dormir bem à noite por conta da claridade. Não é brincadeira, não! Nosso corpo entende que ainda é dia e dormir não é fácil. Ainda mais porque a maioria dos hotéis não tinha aquelas cortinas tipo blackout, que vedam a entrada de luz, e a luminosidade fazia com que o sono fosse mais leve do que de costume.
 
Alécio conta que apesar da perda do sono, ficou fascinado com o sol brilhando tarde da noite. Para um fã assumido de pores do sol, o sol da meia-noite é algo quase mágico. As cores no céu em geral são incríveis e parece que o por do sol e o nascer dele se tornam mais longos, descreveu.
 
Como durante os meses de verão nunca chega a ficar totalmente escuro completamente diferente do que acontece no inverno, ficar olhando para o céu é quase um exercício hipnótico.
 
Se você nunca viu este fenômeno, a hora é agora, já que é durante os meses de verão no hemisfério norte que ele pode ser observado. E, quanto mais perto do círculo polar ártico, mais chances de vê-lo. (O mesmo acontece no antártico).
 
Pe. Alécio continua sua inesquecível viagem num território que o frio bate os 15 graus negativos, com uma geleira constante.  Nesta terça-feira, 02 de julho de 2019 está em viajando para Escócia, Suíça e depois Alemanha, quando completa o roteiro do turismo.
 
lugares para ver o sol da meia-noite.
 
Uma das cidades habitadas mais ao norte do planeta, Svalbard é um excelente local para ver o sol da meia-noite no verão (e a aurora boreal no inverno). Conhecido como reino dos ursos polares, este arquipélago no Oceano Ártico é uma área de proteção ambiental e te, três reservas naturais, seis parques nacionais, 15 santuários de aves e uma área de proteção geotópica.
 
Groenlândia
Fundada em 1743, esta pequena cidade costeira na Groenlândia tem hoje cerca de 4530 habitantes e é a terceira maior do país. Conhecida como o paraíso dos icebergs, Ilulissat é também um local excelente para ver o sol da meia-noite. Sua atração turística mais famosa é o fiorde de gelo Ilulissat, declarado patrimônio histórico da humanidade pela Unesco em 2004.
 
3. Lapônia
Finlândia
A região da Lapônia se extende pela Finlândia, pela Noruega, pela Suécia e pela Rússia, mas é no primeiro em que é chamada de terra do sol da meia-noite. Durante o verão, a região recebe dois grandes festivais, o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite e o Jutajaiset, um festival folclórico. A melhor maneira de apreciar o fenômeno é alugando um chalé perto de um dos milhares de lagos do país. A Lapônia também é famosa por ser a terra do Papai Noel.
 
4. Fairbanks
Alaska
Mais ao norte das “cidades grandes”do Alaska, com pouco mais de 30 mil habitantes, Fairbanks é um ótimo ponto para apreciar o sol da meia-noite. Nesta época do ano há vários festivais e comemorações, o mais famoso deles, o Festival do Sol da Meia-Noite. Ainda há corridas com largada à meia-noite, jogos de golfe 24 horas por dia e um jogo de beisebol que começa às 22h30, sem precisar de luzes artificiais.
 
Islândia
É possível de apreciar o fenômeno da capital islandesa, Reykjavik, mas para apreciar sua beleza em todo o potencial a melhor opção é tomar um barco para Grimsey. Esta pequena ilha, cerca de 40 km ao norte da Islândia, tem pouco mais de cem habitantes e é conhecida por sua enorme população de pinguins e pássaros que cantam 24 horas por dia durante o verão. Nesta época não há noite em Grimsey e só no final de julho é que o sol se põe no horizonte, mas sempre perto da meia-noite.
 
6. Whitehorse
Canadá
O território de Yukon está tão ao norte que, no dia mais longo do ano, o sol se põe à 1h da manhã e apenas três horas depois reaparece no horizonte. Um dos melhores destinos para aproveitar o fenômeno e outras atividades ao ar livre, como trilhas, caminhadas, passeios de bicicleta, caiaque, canoa e afins é Whitehorse, mais ao norte grande cidade canadense.
 
7. São Petersburgo
Rússia
Cidade mais ao norte do planeta com mais de um milhão de habitantes, como se não bastasse todas as atrações turísticas que oferece, São Petersburgo é um dos melhores lugares para se apreciar o sol da meia-noite. É durante esta época do ano que acontece o Festival das Noites Brancas, com performances de balés, óperas e outras performances artísticas. Também é possível explorar as mais de cem ilhas da região e seus canais encantadores. (Com informações de Veja).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Desfrute de dias incríveis em Bonito e região com nosso Combo da Águas Turismo BORA PRA BONITO - MS
Desfrute de dias incríveis em Bonito com Combo da Águas Turismo e hospedagem no Águas de Bonito
Foto: @visitmsoficial TURISMO A TODO VAPOR
Turismo de MS leva capacitação, gastronomia pantaneira e lançamentos à 11ª WTM Latin America
FÁTIMA DO SUL - PIZZARIA CARIOCA
Veja como foi a quarta do rodízio na Pizzaria Carioca em Fátima do Sul
Feira Livre 30/03
Imagens que Contam Histórias: Explore as 3 galerias de fotos exclusivas de Vicentina-MS
Lethycia Anjos - Mídia Max VEJA AS OPÇÃO DE TURISMO EM MS
Não sabe aonde ir no feriado? Confira opções turísticas para contemplar a natureza em MS

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Fotos: Mairinco de PaudaAÇÕES DO GOVERNO DE MS
Elogiado pelos suinocultores, programa Leitão Vida já garantiu mais de R$ 50 milhões em incentivos
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis