Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Tecnologia e Games

Android está em 91,6% dos celulares vendidos no 1º semestre, diz pesquisa

23 Set 2014 - 13h48Por G1

O sistema operacional Android, do Google, está em 91,6% dos smartphones vendidos no Brasil durante o primeiro semestre de 2014, segundo pesquisa da Nielsen Ibope feita em parceria com a Mobile Marketing Association (MMA) e divulgada nesta terça-feira (23). De acordo com o levantamento, os aparelhos com iOS, da Apple, representam 2% das vendas, seguidos por celulares com Windows Phone (1,8%) e Symbian (0,9%). Outros sistemas respondem por 3,7% do total.

De acordo com Thiago Moreira, diretor da área de digital da Nielsen Ibope, a dominância do Android no Brasil é justificada porque o sistema é usado por vários fabricantes e em modelos de entrada, mais baratos. "Há variedade e preços convidativos", avalia Moreira.

Falando ainda de smartphones, o varejo brasileiro vendeu na primeira metade de 2014 47% mais smartphones que no mesmo período de 2013, segundo a pesquisa da Nielsen Ibope/MMA. Em julho deste ano, os celulares inteligentes responderam por 67% do total de vendas de telefones no país, com um preço médio de R$ 615 por aparelho.

Comportamento
A pesquisa afirma que 53% dos usuários de smartphones no Brasil são da Classe B, seguidos pela Classe C com 34%. A maioria está na faixa etária de 25 a 34 anos, com 28%, e os grupos de 18 a 24 e 35 a 49 empatam em segundo lugar com 23% cada. Os jovens entre 10 e 17 anos aparecem na sequência, com 15% do total.

No caso dos aplicativos, Facebook e WhatsApp seguem dominando (e com distância) as telinhas dos smartphones brasileiros. Em agosto deste ano, o app da rede social de Mark Zuckerberg era usado em aparelhos de mais de 70% dos usuários entrevistados. Já o aplicativo de mensagens tinha mais de 60% de participação. O Viber, rival do WhatsApp, aparece na terceira posição com pouco mais de 30% da audiência em agosto de 2014.

E apesar de ter perdido força nos últimos meses, o game hit "Candy Crush Saga" aparece instalado em 19% dos smartphones, segundo a Nielsen Ibope/MMA. "Pou" e "Angry Birds Epic" são o segundo e terceiro lugar, com 11% e 10%, respectivamente. "Subway Surfers", muito popular entre os usuários do Metrô de São Paulo, aparece na quinta colocação com 9%.

Ainda de acordo com a pesquisa, 64% dos usuários questionados têm tablet em casa.

Tablets
Segundo a Nielsen Ibope/MMA, as vendas de tablets no Brasil no primeiro semestre de 2014 aumentaram 118% em relação ao ano passado. No período, foram comercializados 211 modelos diferentes.

O número é bem diferente do divulgado pela empresa de pesquisa IDC na segunda-feira (22), que aponta que as vendas de tablets aumentaram 21% no primeiro semestre de 2014. Isso porque a IDC considera as unidades enviadas para os varejistas, enquanto a Nielsen Ibope/MMA leva em conta os aparelhos comprados pelos consumidores finais.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Lei estadual: número de série de bicicleta deve constar no documento fiscal na hora da compra
Vinícius Rodrigues reside em uma cidade dos Estados Unidos (Colombo, Ohio) a qual ele cursa Doutorado na área de Engenharia Nuclear FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é destaque em Universidade de Ohio EUA na área de Engenharia Nuclear
Tecnologia
Instabilidade atinge apps da Meta: WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar?
DETRAN/MS - Foto: Rodrigo Maia DETRAN/MS
Detran-MS libera consulta digital de veículo apreendido em pátios de Campo Grande
DETRAN-MS - Foto: Rodrigo Maia NO AR
No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis