Menu
CÂMARA BONITO SETEMBRO
quinta, 19 de setembro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ÁGUAS DE BONITO
PREVENÇÃO AO SUICIDIO

UNIGRAN realiza campanha ‘Setembro Amarelo’ com diversas atividades

Mesmo matando mais que a AIDS e vários tipos de câncer, muitas pessoas ainda não discutem o suicídio.

3 Set 2019 - 08h47Por Assessoria Unigran

Mesmo matando mais que a AIDS e vários tipos de câncer, muitas pessoas ainda não discutem o suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no planeta, resultando em quase 800 mil óbitos anuais. Para reverter essa realidade, no mês de setembro acontece em todo país a campanha ‘Setembro Amarelo’, e em Dourados diversas atividades serão realizadas pela UNIGRAN.

Além do curso de Psicologia, que coordena a campanha na instituição, vão participar das atividades os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Gastronomia e Estética e Cosmética.

Ticiana Araújo da Silva, coordenadora do curso de Psicologia, explicou sobre a iniciativa. “O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre a importância de discutir o tema suicídio em suas mais diversas formas, para alertar e sensibilizar a comunidade em geral que o sofrimento está aí e ele precisa ser ouvido de alguma forma. Este ano priorizamos os idosos porque nos anos anteriores já trabalhamos outras vertentes, com a violência contra a mulher e a adolescência. Além disso, é uma população muito vulnerável e que sofre por diversas questões, como o abandono, a delapidação do patrimônio, a diminuição da renda, questões familiares, entre outras”, disse.

A programação inicia na próxima terça-feira (3), quando os idosos atendidos pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa ‘Maria Matiniano de Brito’ vão receber os cursos da UNIGRAN para diversas oficinas, serviços de higienização e hidratação de pele, aferição de pressão arterial e ainda, orientação sobre a manipulação de medicamentos. A ação acontece no período matutino.

No dia 7 de setembro, Dia da Independência, docentes e acadêmicos que participam da campanha realizarão um desfile cívico, junto com a programação municipal, alusiva a campanha.

Já no dia 26 de setembro, vai ser a vez dos idosos do Lar do Idoso receber a ação da campanha, no período vespertino.

O último dia da programação será no dia seguinte (27), na UNIGRAN, quando de manhã acontece a palestra ‘Suicídio na População Idosa’, com o professor Carlos Arturo Valiente filho, e a Mesa de Debate ‘Saúde Mental e suicídio’, com a psicanalista Francina Souza, o psiquiatra Wendel Dalprá e os psicólogos Ezequias Milan e Carlos Valiente filho. E a noite, a programação se encerra com as palestras ‘Suicídio: questão social’, com o psicólogo Dan Josua, e ‘Intervenções para a Prevenção ao Suicídio Fora do Setting Clínico’, com o psicólogo Murilo Vasques Buso.

“Todas as ações que iremos realizar têm o intuito de trazer a vida, a promoção da vida. Elas buscam tirar a pessoa dessa situação limite, de extrema fragilidade, e colocá-la novamente no círculo social, a fazendo se sentir pertencente a sociedade. Trabalhar a prevenção é a única solução, por isso precisamos entender que há sinais de que a pessoa não está bem e aprender a observar e ouvir esses sinais, com isso, podemos salvar uma vida. Não é preciso ser psicólogo para poder ouvir , basta ter sensibilidade e um olhar diferenciado para acolher o sofrimento dessa pessoa, dar atenção, gentileza e um ombro amigo. Um minuto do nosso dia já modifica o comportamento e o humor do outro”, concluiu Araújo.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas na coordenação do curso de Psicologia ou no telefone 3411 4109.

Sobre a campanha

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é realizar ações de prevenção e valorização da vida, além de pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA - NESTA SEXTA-FEIRA
VICENTINA: Nesta sexta tem Projeto Viva Melhor com aula de Ritmos, apresentações culturais e bailão
CHIFRE DO DIABO
Homem tem 'chifre' de 10cm removido em cirurgia
FÁTIMA DO SUL - LUTO
Fátima do Sul se despede se do saudoso José de Souza esposo da Dona Diomar da Linha do Iguassu
FÁTIMA DO SUL - TURISMO E DIVERSÃO
Aqua Park abre temporada neste sábado, Veja como vai funcionar em Fátima do Sul
AÇÕES DO GOVERNO DO MS
Dourados renova concessão com Sanesul e garante continuidade dos investimentos de R$ 241,5 milhões
SAUDE
Estudante de medicina à beira da morte descobre cura para a própria doença
PASSEIO CICLÍSTICO
Escola de Fátima do Sul arrecada brinquedos para o dia das crianças
MUNDO DOS FAMOSOS
Henrique Fogaça é internado e revela problema de saúde
AÇÕES DO GOVERNO DO MS
Governo do Estado efetua repasses de R$ 2,9 milhões à saúde de Dourados
AÇÕES DO GOVERNO DO MS
Em encontro com prefeitos, Azambuja diz que todas as escolas estaduais serão reformadas