Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
PREVENÇÃO AO SUICIDIO

UNIGRAN realiza campanha ‘Setembro Amarelo’ com diversas atividades

Mesmo matando mais que a AIDS e vários tipos de câncer, muitas pessoas ainda não discutem o suicídio.

3 Set 2019 - 08h47Por Assessoria Unigran

Mesmo matando mais que a AIDS e vários tipos de câncer, muitas pessoas ainda não discutem o suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no planeta, resultando em quase 800 mil óbitos anuais. Para reverter essa realidade, no mês de setembro acontece em todo país a campanha ‘Setembro Amarelo’, e em Dourados diversas atividades serão realizadas pela UNIGRAN.

Além do curso de Psicologia, que coordena a campanha na instituição, vão participar das atividades os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Gastronomia e Estética e Cosmética.

Ticiana Araújo da Silva, coordenadora do curso de Psicologia, explicou sobre a iniciativa. “O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre a importância de discutir o tema suicídio em suas mais diversas formas, para alertar e sensibilizar a comunidade em geral que o sofrimento está aí e ele precisa ser ouvido de alguma forma. Este ano priorizamos os idosos porque nos anos anteriores já trabalhamos outras vertentes, com a violência contra a mulher e a adolescência. Além disso, é uma população muito vulnerável e que sofre por diversas questões, como o abandono, a delapidação do patrimônio, a diminuição da renda, questões familiares, entre outras”, disse.

A programação inicia na próxima terça-feira (3), quando os idosos atendidos pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa ‘Maria Matiniano de Brito’ vão receber os cursos da UNIGRAN para diversas oficinas, serviços de higienização e hidratação de pele, aferição de pressão arterial e ainda, orientação sobre a manipulação de medicamentos. A ação acontece no período matutino.

No dia 7 de setembro, Dia da Independência, docentes e acadêmicos que participam da campanha realizarão um desfile cívico, junto com a programação municipal, alusiva a campanha.

Já no dia 26 de setembro, vai ser a vez dos idosos do Lar do Idoso receber a ação da campanha, no período vespertino.

O último dia da programação será no dia seguinte (27), na UNIGRAN, quando de manhã acontece a palestra ‘Suicídio na População Idosa’, com o professor Carlos Arturo Valiente filho, e a Mesa de Debate ‘Saúde Mental e suicídio’, com a psicanalista Francina Souza, o psiquiatra Wendel Dalprá e os psicólogos Ezequias Milan e Carlos Valiente filho. E a noite, a programação se encerra com as palestras ‘Suicídio: questão social’, com o psicólogo Dan Josua, e ‘Intervenções para a Prevenção ao Suicídio Fora do Setting Clínico’, com o psicólogo Murilo Vasques Buso.

“Todas as ações que iremos realizar têm o intuito de trazer a vida, a promoção da vida. Elas buscam tirar a pessoa dessa situação limite, de extrema fragilidade, e colocá-la novamente no círculo social, a fazendo se sentir pertencente a sociedade. Trabalhar a prevenção é a única solução, por isso precisamos entender que há sinais de que a pessoa não está bem e aprender a observar e ouvir esses sinais, com isso, podemos salvar uma vida. Não é preciso ser psicólogo para poder ouvir , basta ter sensibilidade e um olhar diferenciado para acolher o sofrimento dessa pessoa, dar atenção, gentileza e um ombro amigo. Um minuto do nosso dia já modifica o comportamento e o humor do outro”, concluiu Araújo.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas na coordenação do curso de Psicologia ou no telefone 3411 4109.

Sobre a campanha

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é realizar ações de prevenção e valorização da vida, além de pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da SEXTA do PEIXE e do FRANDO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Uma das vítimas quase não teve ferimentos enquanto a outra passou por cirurgia nos pés / Reprodução/Reporter Top CASO DE POLÍCIA
Jovem com sequela procura motorista que bateu em Biz e fugiu
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação