Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
CALORÃO - CUIDADO

Temperaturas altas do verão representam risco para a pele

Em Fátima do Sul a temperatura, conforme o termômetro da Praça Getulio Vargas, atingiu 41º às 17:00 hs desta terça feira, 22

23 Jan 2019 - 13h33Por Redação Fatima News

Verão é tempo de férias, lazer, viagens e passeios pelos mais diferentes lugares – praia, parques, clubes ou mesmo no campo. Porém, as altas temperaturas nesta estação – que em 2019 estão altas, mesmo! – exigem atenção redobrada com a saúde, não somente com as crianças, mas também com os adultos e idosos. A exposição ao sol forte, muito comum nesse período, tem de ser cautelosa, até porque, de todos os tumores malignos registrados no Brasil, 30% são de pele, o que torna a doença comum no País.

Mas, além de a pele sofrer com o desenvolvimento de tumores malignos por excesso de exposição sem proteção, há também o envelhecimento precoce, as queimaduras, as micoses e o bicho geográfico. O restante do corpo também responde à falta de cuidados nesta estação: danos à retina e ao cristalino – pela falta de óculos escuros, o que facilita o aparecimento de catarata –, otite, desidratação, intoxicação alimentar, dengue, zika, entre outras.

A dermatologista Mariliza Nomura explica que, nesta época, é preciso redobrar o cuidado com a pele e ficar atento a dicas que podem colaborar na prevenção de doenças futuras. A médica salienta que, além de evitar exposição direta ao sol, é preciso ter alimentação leve e “tomar muita água”.

“Se a pessoa for ficar ao sol, que seja antes das 10h e depois das 16h. Isso serve tanto para crianças e idosos, como para todas as pessoas. É preciso beber bastante água e aplicar o filtro solar a cada duas horas. Lembrando que tempos nublados também têm radiação, portanto, é importante o uso do produto diariamente”, alerta.

A especialista ressalta que é mito as pessoas acharem que ficar direto em baixo de guarda-sol ou na sombra não as expõe aos raios solares. “A areia reflete a radiação, portanto, quem está na praia tem de redobrar a atenção. Usar chapéu, bonés e óculos de sol, além de tudo que puder para se cuidar. Hoje, existem até roupas com tecnologia que têm fibras para evitar que a radiação passe para a pele, muito interessante para crianças e idosos”.

Além disso, protetor solar sai com água e suor. Por isso, utilizar produtos com mais filtro físico é outra dica importante. “Recomendo sempre o uso de filtro solar infantil, que tem mais eficácia”.

A médica explica que, quando a pessoa está exposta ao sol, a imunidade cai e o tempo de cicatrização muda. Pessoas que sofrem com melasma – manchas escuras no rosto – tendem a piorar o quadro com a exposição solar. Para as mulheres, o ideal é usar filtro solar com base, que tem eficiência maior.

Crianças com tendência a dermatite atópica (inflamações na pele) têm de tomar mais cuidado, pois, com o sol, as áreas de ressecamento podem aumentar. Além disso, é importante ter atenção ao manusear o limão. “Manchas e queimaduras decorrentes do uso de limão e frutas cítricas são comuns nessa época. Às vezes, as marcas só aparecem na pele dois dias depois do contato”.

 

DESIDRATAÇÃO

Sintomas como dor de cabeça, sede intensa e boca seca podem servir de alerta. Esses são os primeiros sintomas que indicam que a quantidade de líquido no organismo está baixa. Além deles, outros sintomas podem aparecer, dependendo da intensidade do problema: 

 

– Desidratação leve e moderada: pele seca, olhos fundos, diminuição da sudorese, cansaço, dor de cabeça, tontura e, em bebês, moleira afundada.
– Desidratação grave: queda de pressão arterial, perda de consciência, convulsão, coma, falência de órgãos e morte. 

De acordo com a gastroenterologista Tábata Antoniaci, crianças e idosos são mais sensíveis ao problema. “As crianças desidratam mais facilmente em razão de suas características biológicas; os idosos, geralmente, sentem menos sede e costumam fazer uso de medicamentos diuréticos”, destaca. 

 

Ainda conforme a gastroenterologista, a desidratação, em longo prazo, acaba prejudicando a função do intestino de retirar água do que comemos e bebemos para usar nas funções vitais do corpo. O ideal, para evitar essa situação, é aumentar a ingestão de água.

 

A médica conta que alguns alimentos podem ser bons aliados nessa hora. “Alface, beterraba, couve, tomate, aipo, rabanete, carambola, pepino, morango, melancia e melão possuem alta concentração de água em sua composição, o que ajuda a manter o organismo bem hidratado e funcionando corretamente”, diz a médica.

 

OTITE

No verão, os casos de otite aumentam até 70%, segundo os médicos. Por isso, a prevenção é importante. É todo tipo de inflamação ou infecção no canal do ouvido. Ocorre com maior frequência no verão, pois o acúmulo de água do mar ou da piscina no canal auditivo é um prato cheio para seu desenvolvimento. Não se deve esquecer de proteger os ouvidos na hora do mergulho. E para isso, nada melhor do que usar protetores auriculares, que promovem a vedação completa do conduto auditivo.

As otites têm várias causas. Podem surgir por meio de vírus e bactérias após gripes e resfriados; podem ser causadas por germes e fungos presentes na água do mar e piscinas, que provocam inflamação e obstrução do canal auditivo; e até mesmo ser consequência de trauma local causado por algo inserido no ouvido para coçar ou “limpar”, como hastes flexíveis, grampo e até tampa de caneta. E o que é pior. Se não tratada corretamente, a otite pode causar danos à audição.

Se houver sintomas que podem estar relacionados à otite – coceira, vermelhidão, inchaço, secreção, dores, sensação de abafamento ou diminuição da audição –, é necessário procurar um médico otorrinolaringologista, que vai prescrever o tratamento mais adequado. E se depois de um tempo ainda houver dificuldades de audição, é preciso investigar com o médico se há outras doenças associadas.

 

BICHO GEOGRÁFICO

É a doença cutânea causada pela entrada da Larva migrans na pele, por meio de cortes ou feridas. Após alcançar o interior da pele, a larva caminha pelo local traçando contornos perceptíveis do lado exterior, o que gera sensações de coceira, vermelhidão e inchaço. Normalmente, o bicho geográfico instala-se na região do pé, por conta do contato direto com gramados ou areia, ambientes que retêm umidade e protegem as larvas do calor, conservando-as vivas. Como essas larvas chegam a esses ambientes por meio das fezes de cachorros e gatos, a maneira mais eficaz de evitar o bicho geográfico é recolhendo as fezes desses animais domésticos depositadas em locais público. Outra medida importante é não andar com os pés descalços em ambientes de risco.

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

É a reação do organismo após a ingestão de alimentos contaminados por micro-organismos nocivos. As altas temperaturas do verão dificultam a conservação adequada de alguns alimentos e contribuem para a proliferação desses micro-organismos. Após o consumo, as reações são náusea, febre, vômitos, diarreia e desidratação, causando um mal-estar generalizado. Verificar quesitos como consistência/aroma/odor dos alimentos e utilização de luvas/toucas nos estabelecimentos gastronômicos ajudam na prevenção da intoxicação. 

BENEFÍCIOS

Se há efeitos colaterais com as altas temperaturas e o excesso de exposição ao sol, também é preciso dizer que ele é responsável por cerca de 90% da aquisição de vitamina D pelo homem e os alimentos (como leite, gema de ovo, manteiga, peixes de água fria, shitake seco e óleo de fígado de bacalhau) respondem pelos outros 10%. Idosos e pessoas que não podem tomar sol com frequência são indicados a usar suplementos de vitamina D. Para os portadores de psoríase, por exemplo, o sol pode ser um alívio, já que é um aliado no tratamento da doença, atuando como um anti-inflamatório.

A psoríase é uma doença crônica, sistêmica, que se manifesta na pele e que leva a maioria dos seus portadores a se “esconder” pela aparência que causa nela; nos estágios avançados da doença, pode haver escamação excessiva da pele. Recentemente, a Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias aprovou a incorporação, pelo SUS, de tratamento com medicamento biológico, o Adalimumabe, um anticorpo monoclonal totalmente humano, para o tratamento de pacientes com psoríase moderada a grave. (Com informações do Correio do Estado)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho