Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ESPAÇO SAÚDE

Sente mais fome no inverno? Veja 5 dicas para não engordar nos dias mais frios

23 Jun 2017 - 08h45Por Aretha Martins/IG

Frio combina com uma tarde debaixo das cobertas no sofá e comidinhas gostosas. Mas se há um exagero nas guloseimas, ou naqueles pratos conhecidos como " comfort food ", há um grande risco de engordar. Mas calma, com alguns cuidados é possível manter a alimentação saudável e equilibrada no inverno e não brigar com a balança. 

Inverno realmente dá mais fome?

Há estudos que respondem essa pergunta com "sim" e profissionais que dizem que "não". Uma das teorias, segundo a endocrinologista Paula Pires, diz que há uma tendência em comer mais, e por isso engordar, quando a temperatura cai porque o frio estimula o cérebro a procurar comidas que nos esquentem, fornecendo energia de maneira rápida ao corpo. Alimentos como os carboidratos simples liberam essa energia de forma rápida.

O problema é que nisso pode ocorrer um ciclo arriscado. Esses carboidratos liberam açúcar e os picos desse elemento na corrente sanguínea faz com sinta ainda mais vontade de comer. Com isso, vai procurar mais carboidratos, que são digeridos mais uma vez rapidamente e não trazem a sensação de saciedade.

Há quem defenda também que o cérebro ainda guarda uma programação dos tempos que era necessário caçar para sobreviver. No inverno, a caça geralmente era mais escassa e era preciso ter um estoque de gordura. Seguindo essa ideia, o corpo vai se preparar para guardar energia no frio e quando houver alimento disponível, pode sentir mais vontade de comer para manter esses estoques.

Por outro lado, alguns profissionais falam que tudo é uma questão piscológica e de costumes e que a temperatura não tem a ver com o apetite.

O que fazer?

De qualquer modo, para não engordar no inverno, Paula e também a nutricionista e bodydesigner Natasha Barros dão cinco dicas para aplicar nesses dias mais frios. Com isso, você vai continuar comendo o que gosta - e até aproveitar aquelas "comfort foods" - mas sem deixar de ter uma alimentação saudável e equilibrada e evitando terminar a estação com alguns quilos a mais. Veja os detalhes:

1 Escolha os petiscos corretos

A dica de Paula é apostar em petiscos ricos em fibras e proteínas entre as refeições para ter mais saciedade e evitar exageros. Esses nutrientes têm uma digestão mais lenta e, por isso, "matam a fome" por mais tempo. "As fibras, em especial, são digeridas pelo organismo lentamente, pois não possuímos enzimas específicas para a digestão das mesmas", explica Natasha.

Ovos de codorna com tomate e temperos são uma ideia de petisco saudável com proteínashutterstock

Ovos de codorna com tomate e temperos são uma ideia de petisco saudável com proteína

A nutricionista ressalta que as fibras e proteínas também agem no índice glicêmico - aquela taxa de açúcar liberada na corrente sanguínea citada anteriormente. "Eles contribuem para a diminuição do índice glicêmico em sua refeição, ou seja, seus níveis de glicose sanguínea e liberação de insulina se mantém estáveis ao longo do dia, resultando em um equilíbrio do seu organismo", detalha.

A escolha dos petiscos certos também ajudará a manter o corpo aquecido, mais uma maneira de evitar exageros. Segundo Natasha, isso tem a ver com a termogênese do alimento, ou seja, o quanto o corpo precisa gastar de energia para digerir e absorver tal alimento. Entre os chamados macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas), a proteína que tem o valor mais alto de termogênese. Com isso, é gerado mais energia em sua digestão e tal energia "aquece" o corpo.

2 Combine carboidrato e proteína

Se você está no grupo que não abre mão do carboidrato, seja ele uma massa ou um pão, lembre-se de combiná-lo com uma proteína. Com isso, o índice glicêmico total do prato será menor e a digestão também será mais lenta. Além disso, segundo Natasha, associar proteínas à refeição faz com que seja liberado no estômago um hormônio chamado colecistoquinina (CCK), e ele é responsável pela sensação de saciedade.

A nutricionista ressalta também que vale optar por carboidratos integrais, que já contém fibras e um índice glicêmico menor que os refinados, como a farinha branca. Ela ainda detalha três cenários:

Carboidrato integral + proteína = maior saciedade

Carboidrato refinado + proteína = saciedade por causa da proteína. Se for uma refeição com muito mais carboidrato que a proteína, não terá esse benefício

Carboidrato refinado - proteína = logo terá fome novamente

3 Lembre-se de pegar sol

Até no inverno é preciso tomar um pouco de sol, pois isso ajudará a manter os níveis adequados de serotonina, que tem ligação com o apetite e o emagrecimento. "Existem famílias diferentes de receptores de serotonina, e em algumas dessas famílias há vários subtipos de receptores responsáveis pela redução da ingestão alimentar. Com níveis normais desse hormônio, a pessoa sacia-se mais facilmente e inibe mais facilmente a ingestão de açúcares", afirma Natasha. Ou seja, a serotonina em dia ajuda a não exagerar e, consequentemente, não engordar.

Pegue 15 minutos de sol por dia mesmo no inverno para manter os níveis de serotonina e vitamina Dshutterstock

Pegue 15 minutos de sol por dia mesmo no inverno para manter os níveis de serotonina e vitamina D

A regulação desse hormônio também depende de um bom funcionamento do intestino. "Os níveis adequados desse neurotransmissor no cérebro dependem da ingestão alimentar de triptofano (aminoácido precursor da serotonina). A conversão de triptofano em serotonina acontece 90% no intestino, por isso manter a saúde intestinal é primordial para a perda de peso", completa a nutricionista.

Paula ainda lembra que a serotonina está relacionada à sensação de bem-estar. Ela diz que 6% da população sofre de uma depressão que é associada à falta de exposição ao sol. Para equilibrar a serotonina, as pessoas compensam com alimentos calóricos. Então, para não descontar na comida, vale tomar um solzinho.

Além disso, o sol tem relação direta com a vitamina D, que regula a conversão do aminoácido triptofano em serotonina. Sem essa vitamina, essa função fica desregulada e adeus os benefícios da saciedade que já foram citados nesse item.

Para metabolizar a vitamina D é preciso exposição ao sol - raios UVB. Entretanto, como lembra Paula, no inverno a quantidade desses raios que incidem sobre a Terra é menor e a síntese da vitamina fica comprometida. Portanto, mesmo nos dias frios pegue sol. A indicação da endocrinologista é expor ao menos 15 minutos a região do antebraço ao sol por dia. Se ainda assim os níveis de vitamina D estiverem baixos, é preciso procurar um médico ou nutricionista.

4  Não deixe a academia de lado

O frio dá aquela preguiça, mas você não deve deixar de se exercitar nesse período. Além de queimar calorias, a atividade física também ajuda a manter os níveis de serotonina em dia. E já sabemos que com esse hormônio em alta, há mais saciedade e menos chances de atacar um doce ou uma guloseima.

5 Acabe com as tentações

Paula ainda tem mais uma dica simples para não engordar no inverno e ela começa no supermercado. A ideia é fugir das prateleiras de doces, salgadinhos e outras besteiras para nem correr o risco de levá-las para casa. Vamos combinar que resistir às tentações não é algo fácil e isso pode ficar muito pior se tiver as guloseimas à mão.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho