Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
GLÓRIA DE DOURADOS - COMBATE AO TABAGISMO

Saúde inicia o programa de combate ao tabagismo em Glória de Dourados

Saúde inicia o programa de combate ao tabagismo em Glória de Dourados

20 Mai 2015 - 09h36Por Adauto Dias / Glórianews

Desde 1989, o Ministério da Saúde articula através do seu Instituto Nacional de Câncer, as Ações Nacionais de Controle do Tabagismo. Estas ações foram construídas e consolidadas através de uma rede de parcerias composta de gerentes designados pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, com outros setores do Ministério da Saúde.
 
O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, seguindo um modelo no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco.

Neste sentido, a Gerência de Saúde de Glória de Dourados aderiu ao programa na tentativa de ajudar a população fumante a deixar a dependência e levar uma vida mais saudável. O programa esta sob coordenação da psicóloga Janine Uchida, e conta com uma equipe multiprofissional como médicos, enfermeiros, assistente social, nutricionista, fisioterapeutas e agentes comunitários de saúde. 

A Psicóloga e coordenadora do programa Janine Uchida ressalta como iniciou esta ação,  “o tratamento teve inicio dia 07 deste de maio com um grupo na unidade de saúde da Vila Industrial, e na semana seguinte com um outro grupo na unidade central de saúde. Antes de começar o programa, os pacientes passam por avaliações físicas e psicológicas, e são realizados testes para avaliar a capacidade física, nível de ansiedade, depressão e qualidade de vida. Com isso, calculamos o grau de motivação para largar o cigarro”. explicou Janine.  

 Ainda Janine, “o fumante participa de encontros semanais que são uma espécie de terapia de grupo, em que estes falam sobre suas dificuldades e recebem o apoio dos profissionais que orientam como driblar a vontade de fumar. “A dependência química pode ser resolvida com terapia de reposição nicotínica, mas o fator psicoemocional só é vencido através de mudanças de pensamentos e comportamentos mais construtivos e assertivos”, conclui Janine.

O Gerente Municipal de Saúde Fausto Jo´se de Souza fez questão de dizer da importância que, “parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema pulmonar ou derrame, melhorando muito a qualidade de vida em pouco tempo. Ainda há muitos e grandes desafios pela frente. Apesar disso, acredito que todos possam ser superados porque contamos com o trabalho de uma equipe capacitada e com vontade de trabalhar”. Finaliza Fausto.

O Prefeito Arceno Athas Junior nunca mediu esforços para oferecer suporte aos profissionais que atuam na recuperação das pessoas fumantes, que se propõem a cessar  o consumo de derivados do tabaco. “Se você é fumante e deseja parar de fumar, procure seu agente comunitário de saúde que ele sabe como proceder para que você tenha acesso a este programa, 

 Turma da Unidade de Saúde da Vila Industrial. ( Foto: Adauto Dias / Glórianews )

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados