Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
CORUMBÁ

Saúde de MS identifica primeiro caso de raiva humana em 20 anos

O paciente, que recebe tratamento em regime de isolamento

20 Abr 2015 - 08h45Por Diário Corumbaense

A Secretaria de Saúde de Corumbá reforça as ações de combate à raiva animal e o pedido à população para que mantenha cães e gatos dentro de casa. Os animais que forem encontrados nas ruas serão recolhidos e os proprietários têm prazo de três dias para retirá-los do Centro de Controle de Zoonoses, caso contrário, serão sacrificados, conforme orientação do Ministério da Saúde.

 

Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Donos de cães e gatos devem mantê-los dentro de carro; animais que forem encontrados nas ruas serão recolhidos pelo CCZ

 

O primeiro caso de raiva humana foi confirmado na última semana no Estado após 20 anos. O paciente, de 38 anos, morador de Corumbá, está internado desde o dia 17 de abril no Hospital Universitário de Campo Grande, para onde foi encaminhado após atendimento no hospital corumbaense. Ele procurou atendimento na Unidade de Saúde da Nova Corumbá no dia 13 de abril.

Ao ser examinado, a médica responsável o encaminhou para uma avaliação mais detalhada no Pronto-Socorro Municipal. Conforme nota expedida pela Secretaria de Saúde, o paciente apresentou febre, dificuldade respiratória e tinha o histórico de agressão por um cão de rua ocorridacerca de 45 dias atrás, na região do conjunto Vitória Régia, mas o paciente, que trabalha como piscineiro, não procurou atendimento médico de imediato, para iniciar o tratamento profilático. Ele apresentou um ferimento na perna direita por mordedura de cão sem domicilio.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, ao procurar o serviço de saúde dias depois, o paciente apresentava febre, dores musculares, irritabilidade, dificuldade de alimentar-se, espasmos musculares, dores abdominais, tosse pouco produtiva. Estava desidratado, consciente e orientado autopsiquicamente, porém com alteração de comportamento.

Após primeiro atendimento, recebeu hidratação venosa, vacina antitetânica e antirrábica e foi encaminhado ao Hospital de Corumbá, onde foi monitorado e constatou-se intensificação dos espasmos e hidrofobia (piora dos espasmos a tentativa de ingerir água).

Ao mesmo tempo foi feita notificação à Vigilância Epidemiológica, coletado LCR e folículo piloso e encaminhado para o Instituto Pasteur via LACEN-MS.  O paciente foi transferido ao CTI para monitoramento e no dia 17, sexta-feira, transferido para o Hospital Universitário de Campo Grande.

Surto da doença

Corumbá vive um surto de raiva animalpor causa das diferentes regiões em que os casos da doença foram confirmados. O primeiro caso foi em um bovino informado pelaIagro no dia 11 de março. De imediato foi feita a ação de bloqueio com vacina nos cães e nas pessoas que tiveram contato com o animal na região do assentamento Tamarineiro.

Além disso, a Secretaria de Saúde intensificou as ações que já transcorriam na cidade para o monitoramento de outras endemias como a dengue e leishmaniose, estendendo para a raiva.Na área urbana, o primeiro caso de raiva canina foi confirmado no dia 16 de março. Hoje, a cidade está com nove casos de raiva canina confirmados laboratorialmente. Ladário, município vizinho já confirmou três.

Até agora foram encaminhados 22 materiais encefálicos para diagnóstico de raiva; a campanha de vacinação está sendo realizada no sistema casa a casa e tem a previsão de duração (início e término) de 30 dias.

Em Corumbá já foi realizada vacinação nos bairros da Nova Corumbá, Popular Nova, Guarani, Jardim dos Estados, Nossa Senhora de Fátima, Dom Bosco, Generoso, Arthur Marinho, Aeroporto. Estão sendo concluídos os serviços no Maria Leite e os trabalhos atingirão o Guató, Centro, Previsul, Industrial, Centro América, Popular Velha, Cervejaria e Beira Rio, Guanã I e Guanã II.

Na área urbana já foram vacinados 9.524 cães e 1.648 gatos. Na rural, 211 cães e 22 gatos. O CCZ já recebeu 185 notificações por agressão, e efetuou 330 observações. Paralelo acontecem palestras nas escolas e nos Centros de Referência de Assistência Social. As ações são em parceria com aIagro, Ministério da Agricultura, Exército e Prefeitura de Ladário.

Todos os contatos de animais positivos e agressores são submetidos a tratamento profilático antirrábico. As equipes de saúde realizam a busca ativa de pessoas agredidas e que tiveram contato com animais suspeitos. O Estado de Mato Grosso do Sul foi informado sobre a descontinuidade das ações e do tratado de cooperação técnica entre Brasil e Bolívia, por questões de mudança de governo naquele país. A Secretaria de Saúde informou ainda ao Estado sobre as limitações nas execuções de monitoramento do vírus e vacinação antirrábica por parte da Bolívia. Com informações da assessoria de imprensa da PMC.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Teste de dengue  Foto: Divulgação VAMOS LIMPAR OS QUINTAIS
ALERTA: Boletim chega com 14 óbitos e 5.754 casos confirmados de dengue
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS