Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
glória de dourados - mais saúde

Puericultura em ritmo do dia das crianças na ESF em Gloria de Dourados

Puericultura em ritmo do dia das crianças na ESF em Gloria de Dourados

16 Out 2014 - 17h00Por Adauto Dias / glorianews
A equipe do ESF - Estratégia de Saúde da Família do Alto da Gloria III e IV coordenado pelas Enfermeiras Beatriz Barreto e Isabella Arfux auxiliado por toda equipe, e aproveitando a semana da criança, realizaram ação denominada de Puericultura com acompanhamento do desenvolvimento e crescimento de crianças de 0 a 2 anos com incentivos ao comparecimento de forma mais alegre com decoração, brinquedos, pipocas e refrigerantes comemorando o dia das crianças.
 
O trabalho foi realizado no Posto de Saúde do Alto da Gloria, anexo ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Gloria com aval do secretario municipal de saúde Fausto Jose de Souza que inovou o sistema de atendimento com contratações e melhor distribuição de profissionais em todas as unidades de saúde do município.  Além de contar com apoio total do Prefeito Arceno Athas Junior, que tem acompanhado a evolução na saúde e otimizando suporte para que este trabalho tenha continuidade e alcance o objetivo maior que é a assistência a população. 
 
O Programa de Puericultura objetiva acompanhar o crescimento e desenvolvimento de um indivíduo, sua cobertura vacinal, estimular a prática do aleitamento materno, orientar a implantação da alimentação complementar e prevenir as desordens que mais afetam as crianças durante os primeiros vinte e quatro meses de vida.
 
Com o objetivo de garantir a qualidade deste programa, o Ministério da Saúde sugere um calendário mínimo de consultas de puericultura, organizado da seguinte forma: uma consulta até os 15 dias de vida, seguida por uma consulta com um, dois, quatro, seis, doze e dezoito meses no minimo, fechando sete consultas dentro do primeiro um ano a dois de vida.
 
Tanto o médico quanto o enfermeiro atuam na puericultura. Este último tem como funções: Realizar o exame físico, apontando os riscos em seu crescimento e desenvolvimento; Agendar a primeira consulta com o pediatra e demais especialidades médicas quando necessário; Prover a relação dos nascidos vivos aos Agentes Comunitários da Saúde e solicitar a busca para os indivíduos que não comparecem no programa; Preencher o gráfico referente ao peso e a altura nos cartões das crianças; Verificar a administrar as vacinas de acordo com o calendário básico de vacinação; Fomentar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida; Orientar a respeito de como prevenir acidentes de acordo com a faixa etária da criança; Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor e identificar as dificuldades e dúvidas da família.
 
É consenso de que deve ser feito um trabalho em equipe, envolvendo, além de médicos e enfermeiros, psicólogos e educadores, devendo ser dada uma atenção especial às denominadas “novas morbidades”, que englobam problemas familiares, sociais, de comportamento, educacionais, obesidade, abuso de drogas, dentre outros.
 
 
 
( Foto: Adauto Dias / glorianews )

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho