Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
benefícios da urinoterapia

O curioso hábito de se ingerir xixi para curar ou prevenir doenças

O que para muitos parece repugnante, para outros é um tratamento sério.

27 Ago 2014 - 15h01Por O Globo

O que para muitos parece repugnante, para outros é um tratamento sério. A urinoterapia é um método de cerca de 5.000 anos, em que a pessoa bebe ou passa no corpo o próprio xixi para prevenir ou curar doenças e fortalecer o organismo. Apesar de não haver estudos científicos publicados em revistas de referência que comprovem os benefícios da prática, ela é utilizada há milênios por egípcios, chineses e indianos, e se mantém até os dias de hoje.

A prática tornou-se conhecida no Brasil por conta do livro “Cura-te a ti mesmo — terapia real”, do instrumentador cirúrgico Tikurnargawa Hiroshi. Na década de 30, quando a mãe dele ainda engatinhava, uma panela de sopa fervente caiu sobre ela. Contra a queimadura, seu pai imediatamente urinou no machucado, no intuito de cicatrizá-lo. Hiroshi conta que foi a partir dessa história familiar que surgiu o seu interesse pelas propriedades do “precioso líquido”, como chama a urina. Entre as enfermidades que se acredita serem curadas pelo método, estão a pneumonia e a diabetes.

— O princípio dela é a autovacina. Quando há alguma bactéria, algum invasor, nós criamos anticorpos. E, na urina, há anticorpos para aquela doença que nos ameaça — afirma, comparando com o que acontece com o soro da picada de cobra, feito com o próprio veneno do animal.

Hiroshi diz que a urina contém, além de ureia e sais minerais inorgânicos, a creatina. De acordo com o estudioso, o aminoácido aumenta a taxa de vários hormônios — “a química mais cara do organismo” —, melhorando o metabolismo e criando resistência.

— Um indicador da juventude é a taxa hormonal. A minha biometria é de 30 anos e eu tenho 60 — diz Hiroshi.

Um dos lutadores brasileiros mais famosos do UFC, o ex-campeão Lyoto Machida aderiu à prática incentivado por seu pai, Yoshizo. Após incorporar a urinoterapia, o pai do lutador garante nunca mais ter ficado doente. Já Lyoto afirma que, apesar de não fazer mais com tanta frequência, a ingestão de urina deixa seu corpo protegido de muita coisa, fazendo com que se sinta bem e mais disposto.

A principal resistência à terapia é, segundo Hiroshi, o preconceito da cultura ocidental de buscar alternativas pouco usuais como essa. Quanto ao gosto, outro grande obstáculo, o estudioso sugere que o líquido seja misturada com suco ou até mesmo própolis. Ao ser passada no corpo, onde é usada para tratar de problemas de pele, a urina não exala cheiro algum, garantem os adeptos do método.

— Para o sistema de saúde, esse tipo de cura autossustentável é uma ameaça — diz, acrescentando que seus filhos “nunca pisaram em um consultório médico” e que “não precisam de farmácia”.

O endocrinologista Pedro Assed, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), afirma que o princípio da urina é eliminar toxinas, os excrementos que o corpo não aproveita.

— Como você vai reingerir algo que o corpo está botando para fora? — questiona. — É totalmente antifisiológico.

Assed aponta também que o pH do xixi não é compatível com a flora bacteriana intestinal nem do estômago, podendo causar inflamações como gastrites e esofagites ou até mesmo úlceras.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), Sidnei Ferreira, alega que, por não haver nenhum trabalho científico que comprove que a ingestão da urina é benéfica à saúde, o conselho não reconhece a urinoterapia. Ele explica que os medicamentos precisam antes passar pela avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que poderá ou não aprovar o seu comércio no Brasil. E o órgão se baseia nas comprovações científicas disponíveis sobre sua eficácia.

— Somente se for comprovado que é eficaz, passa a ser reconhecido — comenta Ferreira, que ainda diz-se surpreso com a prática. — Eu mesmo nunca ouvi falar que isto traria algum tipo de benefício.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Crédito: Reprodução/Rede social LUTO NA EDUCAÇÃO
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de MS
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
FOTO: GEONE BERNARDO PREVISÃO DO TEMPO
De chuva fraca a tempestades: MS tem previsão de tempo instável nesta quarta-feira
Foto: Roberto Suguino/Agência Senado AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS lança programa para conscientizar servidores a promover cidadania às pessoas com defic
Fotos e texto: Danielly Escher, Comunicação Governo de MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em hospital onde volta à natureza emociona, aves são maioria e 2 mil animais silvestres já foram ate

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS