Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
ARBOVIROSE

MS lança nesta segunda-feira campanha de enfrentamento de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

O lançamento será às 9h no auditório da Governadoria, com a presença do secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, prefeitos, secretários municipais e membros do CECA – Comitê Estadual de Combate às Arboviroses.

4 Nov 2019 - 06h09Por Portal do MS

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) lança nesta segunda-feira (4.11) a Campanha Estadual de Enfrentamento das Arboviroses, ação que vai envolver todos os municípios com o objetivo de combater doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O lançamento será às 9h no auditório da Governadoria, com a presença do secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, prefeitos, secretários municipais e membros do CECA – Comitê Estadual de Combate às Arboviroses. 

O principal objetivo da Campanha é a conscientização da sociedade e dos gestores municipais (prefeitos e secretários municipais de saúde) sobre a importância de se organizarem antes da chegada do período chuvoso, no combate ao surgimento de novos criadouros do mosquito. “A iniciativa reforça a necessidade de cada cidadão sul-mato-grossense tomar a decisão de proteger a sua casa e de seus familiares contra o Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de quatro doenças: dengue, zika, chikungunya e febre amarela”, explica o secretário Geraldo Resende.

Arbovirose são doenças causadas pelos chamados arbovírus. Existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos. Mas hoje a expressão tem sido mais usada quando se trata de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Ações

Entre as ações que constarão da campanha está a formação de forças tarefa denominadas “Vamos limpar nossa casa” em todos os municípios, com a mobilização das comunidades para retirada de criadouros potenciais do mosquito. Para tanto, o Estado vai fornecer aos municípios quinhentos mil sacos de lixo, três mil pares de luvas ecológicas, um milhão de folders, 20 mil cartazes, 700 faixas e 1.600 banners para campanhas educativas.

Outra medida é o Projeto “Educando nossas Crianças”, por meio do qual a SES, em parceria com os 79 municípios, vai realizar palestras educacionais com apresentação de teatro nas escolas municipais, estaduais e privadas. A proposta é que os estudantes tenham conhecimentos básicos de prevenção em saúde, e para isso haverá distribuição de materiais educativos.

A realização de oficinas para Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde de todos os municípios do Estado é outra vertente da Campanha. Os trabalhos terão o objetivo principal de propiciar conhecimentos atualizados nas seguintes modalidades: biologia de vetores (culicídeos, flebotomíneos e triatomíneos); organização das operações de campo; visitas domiciliares (internas e externas); métodos de controle (biológico, mecânico, químico, ambiental, integrado e legal); segurança do trabalho e utilização correta de equipamentos de proteção individual; vigilância epidemiológica; entre outras.

Para o dia 12 de novembro está prevista uma força tarefa no Parque dos Poderes, sendo que no período da manhã haverá apresentação das situações positivas e negativas dos órgãos públicos do Parque. No período da tarde, acontecerá uma visita aos órgãos públicos em parceria com os Agentes de Combate a Endemias de Campo Grande.

e-Visita Voluntário

Uma das estratégias da Campanha de Enfrentamento das Arboviroses será o lançamento do e-Visita Voluntário, um aplicativo para celulares que possibilitará às instituições públicas e privadas informar no sistema utilizado pelos Agentes de Combate de Endemias, a existência de focos de proliferação do Aedes aegypti. O programa será disponibilizado gratuitamente para ser baixado no aparelho do voluntário, que deverá fazer parte de uma empresa cadastrada no Projeto.

“As vistorias regulares serão realizadas por colaboradores da empresa/instituição, os quais serão orientados e treinados para a ação. Após as vistorias regulares, os dados serão enviados para a gestão de controle de vetores. A partir daí, serão pensadas estratégias para prevenção e combate ao vetor pela Coordenação de Vetores Estadual e Municipal”, explica Marcos Espíndola, coordenador da CETEC (Coordenadoria de Tecnologia da Informação), da Secretaria de Estado de Saúde.

 

Ricardo Minella – Secretaria de Estado de Saúde

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados