Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
VIRUS MISTERIOSO

Mortes por coronavírus já são 17, e 473 pessoas foram infectadas

O vírus que surgiu na província de Wuhan, no centro da China, no fim do ano passado, já se espalhou para metrópoles chinesas como Pequim e Xangai, além de Estados Unidos, Tailândia, Taiwan, Coréia do Sul e Japão.

22 Jan 2020 - 12h42Por Extra

O número de mortes causadas pelo coronavírus na China chegou a 17 nesta quarta-feira, de acordo com canal de televisão local. O surto já infectou 473 pessoas.

O vírus que surgiu na província de Wuhan, no centro da China, no fim do ano passado, já se espalhou para metrópoles chinesas como Pequim e Xangai, além de Estados Unidos, Tailândia, Taiwan, Coréia do Sul e Japão. A maior parte dos diagnósticos aconteceu nos últimos dias. Na China, 1.394 pessoas estão sob observação, de acordo com o ministério da saúde chinês.

Leia mais: Presidente da China pede 'prioridade' para contenção de vírus misterioso

Na manhã desta quarta-feira, Hong Kong confirmou o primeiro caso de coronavírus. O paciente infectado chegou de trem-bala à ilha do sudeste chinês na terça-feira de manhã, com sinais de febre. O homem informou às autoridades de Hong Kong que havia passado por Wuhan. Ele está agora em quarentena.

A doença causadora da pneumonia misteriosa também já infectou uma pessoa em Macau, outra região autônoma da costa sul da China continental. O governo local confirmou na madrugada desta quarta-feira que uma empresária de 52 anos, também vinda de trem-bala da China, deu entrada em um hospital com sintomas da doença após se divertir em um dos famosos cassinos da cidade.

Continue lendo: Brasil precisa estar preparado para emergência de vírus como o da febre hemorrágica, dizem especialistas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) teme que o coronavírus, cuja origem animal ainda não é conhecida, apresente mutações que provoquem um surto maior. Especula-se que um mercado de frutos do mar da província de Wuhan, que tem uma população de 11 milhões de pessoas, tenha relação com os primeiros casos registrados na China.

Em caráter emergencial, a organização se reúne hoje em Genebra, na Suíca, e pode decretar "emergência de saúde pública de interesse internacional", como aconteceu com a gripe H1N1, em 2009, o vírus Zika, em 2016, e a febre Ebola, que devastou parte da África ocidental de 2014 a 2016. No Brasil, o Ministério da Saúde informa que aguarda o pronunciamento da OMS.

Aeroportos introduzem áreas separadas

O aeroporto britânico de Heathrow, o mais frequentado do Reino Unido, vai introduzir áreas reservadas para passageiros que viajaram por Wuhan, de acordo com o ministério dos transportes britânico. Pessoas que desembarcarem dos três voos semanais que vêm da província chinesa passarão por uma triagem, onde serão examinados em busca de sintomas. As autoridades também vão orientá-los a como proceder caso fiquem doentes.

O governo australiano recomendou aos cidadãos do país que não viajem à China. Assim como o Aeroporto de Heathrow, o Aeroporto de Sydney está examinando todos os passageiros que vêm do país asiático. Segundo autoridades da Austrália, exames mais específicos serão realizados em pacientes que desembarcarem dos três aviões que chegam de Wuhan toda semana.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Há três anos ele sofreu um AVC / Redes sociais VAMOS AJUDAR
Ex-funcionário de cemitério precisa de ajuda após AVC em MS
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Teste de dengue  Foto: Divulgação VAMOS LIMPAR OS QUINTAIS
ALERTA: Boletim chega com 14 óbitos e 5.754 casos confirmados de dengue

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis