Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
DECISÃO JUDICIAL

Justiça nega pedido de mãe que depende de injeção para manter gravidez

20 Ago 2016 - 08h10Por Mídia Max

Com várias gestações interrompidas por problemas de saúde, Juliana Aparecida Aquino Alves, de 36 anos, que já é mãe de um menino, de seis anos, e está grávida de uma menina, sofre com a possibilidade de não conseguir levar a gravidez a diante devido à trombofilia, doença que pode matar o bebê. Para que a gestação seja saudável ela necessita de injeções diárias de Clexane Safety Lock 40mg. O medicamento não foi disponibilizado pela rede pública de saúde e na Justiça o pedido foi negado.

Juliana explica que na gestação de seu primeiro filho entrou com ação na Defensoria Pública da União de Mato Grosso do Sul, solicitando que o Estado ou Município fornecessem as injeções. Na ocasião o pedido foi aceito e a rede pública de saúde atendeu à determinação. Ao saber da atual gravidez, fez o mesmo procedimento, no entanto, teve o pedido negado. 

A decisão foi informada nessa quinta-feira (18). "Eu recebi uma ligação deles me dizendo que o Juiz entendeu que a Defensoria da União não poderia exigir isso e que eu devo entrar com pedido na Defensoria Pública do Estado. Fiquei muito decepcionada e preocupada porque vou ter de fazer os procedimentos novamente e nem sei se terei meu pedido atendido", declara. 

Sem algo que obrigue Estado ou Município à fornecerem as injeções, Juliana tem na maioria das vezes dependido de ajuda e quando não consegue acaba arcando com as despesas, porém, o tratamento custa cara para a família que sobrevive com dois salários mínimos. Nas drogarias de Campo Grande, a caixa com duas seringas custa em média R$ 84,50, o que significa que por mês, o gasto é de R$ 1.267,50. 

"Trabalho como merendeira, ganho pouco e os medicamentos custam mais que o meu salário. Fica muito complicado por conta da renda da família. Já perdi uma menina com sete meses de gestação, não quero perder meu bebê e não sei mais o que fazer", frisa.

Na manhã desta sexta-feira (19) a equipe de reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a assessoria de comunicação da Defensoria Pública da União para saber mais detalhes sobre a decisão, no entanto, o defensor chefe está de licença médica. 

Também procurada pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax, a assessoria de comunicação da Prefeitura disse que o medicamento à injeção não integra a lista de medicamentos da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e que não há como atender a paciente sem que haja determinação judicial.

A assessoria de comunicação da SES (Secretaria de Estado de Saúde) também foi procurada pela reportagem, mas até o fechamento deste texto não houve resposta.

Interessados em ajudar a gestante com doações podem entrar em contato por meio do telefone: (67) 99103-0149. 

Trombofilia - 

A Trombofilia é uma propensão a desenvolver trombose, doença caracterizada como anomalia no sistema de coagulação do corpo. 

Na gestação de mulheres com a doença, o principal risco é que os coágulos obstruam os vasos sanguíneos, causando o entupimento das veias dos pulmões, coração e cérebro materno, além da obstrução da circulação na placenta, o que provoca a morte do bebê.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Há três anos ele sofreu um AVC / Redes sociais VAMOS AJUDAR
Ex-funcionário de cemitério precisa de ajuda após AVC em MS
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Teste de dengue  Foto: Divulgação VAMOS LIMPAR OS QUINTAIS
ALERTA: Boletim chega com 14 óbitos e 5.754 casos confirmados de dengue

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto