Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
ALERTA SOBRE A GRIPE H1N1

HU investiga morte e tem oito pacientes com suspeita de gripe H1N1

24 Mai 2016 - 15h29Por Dourados News

Com a chegada do inverno, os casos de gripe H1N1 tem sido notificado com frequência nas unidades de saúde em todo país. Em Mato Grosso do Sul, a todo momento os municípios registram casos suspeitos da doença. Em Dourados,o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD),conta com oito pacientes com a suspeita de terem contraído o vírus H1N1, de acordo com a assessoria da unidade.

Um óbito é investigado de uma paciente que chegou de Douradina na semana passada com suspeita da doença e outros dois, também de pessoas de fora, acabaram confirmados.

"Contamos no momento com oito casos notificados. Essas pessoas estão internadas com o diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave, com isso três foram confirmados com a doenças e outros cinco estamos aguardando o resultado. Entre os óbitos confirmados por H1N1 somam dois, o outro ainda estamos aguardando o resultado do exame", disse a assessoria de imprensa.

Os óbitos registrados até o momento não são de douradenses, sendo um do município de Maracaju e outro de Juti. O caso que aguarda o resultado de exames também é de paciente de outro município, uma idosa de 77 anos da cidade de Douradina.

"A paciente deu entrada no hospital no dia 17 de maio, com um quadro grave e com outras complicações, ela permaneceu internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva Adulta) até o dia 22 de maio, quando veio a óbito. Como ela foi diagnosticada com a Síndrome Respiratória Aguda Grave, foi realizado o exame de H1N1 que estamos aguardando o resultado, então não é confirmada se a morte foi ocasionada pela doença, é preciso o exame", explicou.

De janeiro até 23 de maio o hospital notificou 26 casos suspeitos da doença e do toral, 11 pessoas foram confirmadas com a doença, contra nove negativos e seis que aguardam resultados.

Diante dos demais casos que vem sendo notificados no país, desde fevereiro deste ano, a médica infectologista Renata Maronna Praça Longe, afirma que a população deve ficar em alerta e buscar mesmo no inverno permanecer em locais ventilados e evitar a aglomeração de pessoas no mesmo ambiente.

"A doença é transmitida de forma respiratória e por contato, em locais que estão contaminados e com isso vai se disseminando, então as pessoas devem estar atentas e sempre em alerta. As com gripe devem permanecer em casa, pois o adulto transmite a doença em até sete dias, já a criança em até 14 dias. Nesses dias frios é comum as pessoas permanecerem em locais fechados, mas é importante que tenha ventilação e que evitem locais com a aglomeração de pessoas, isso já contribui para que não haja transmissão", explicou a infectologista.

De acordo com o último boletim epidemiológico registrado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na semana passada, 19 pessoas já morreram em Mato Grosso do Sul durante o ano em decorrência da gripe H1N1.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Crédito: Reprodução/Rede social LUTO NA EDUCAÇÃO
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de MS
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
FOTO: GEONE BERNARDO PREVISÃO DO TEMPO
De chuva fraca a tempestades: MS tem previsão de tempo instável nesta quarta-feira
Foto: Roberto Suguino/Agência Senado AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS lança programa para conscientizar servidores a promover cidadania às pessoas com defic
Fotos e texto: Danielly Escher, Comunicação Governo de MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em hospital onde volta à natureza emociona, aves são maioria e 2 mil animais silvestres já foram ate

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS