Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Amamentação

Hora do Mamaço reuniu relatos de experiências sobre vínculo entre mãe e filho

O objetivo foi mostrar a importância do aleitamento materno para as crianças e para as mães dentro de uma dinâmica de troca de experiências.

7 Ago 2017 - 09h30Por Diario Corumbaense

Com um ano e um mês, Francisco Sávio, nem se deu conta que a visita ao Jardim da Independência na tarde de sábado, 05 de agosto, foi por um motivo especial e que ele encara como um dos mais prazerosos da vida que recentemente começou. O pequeno estava acompanhado da mãe, Tainá Aparecida Dias Herrera, para a “Hora do Mamaço” que foi promovida em Corumbá por iniciativa da fisioterapeuta Fernanda Jazenko, que mora há alguns meses na cidade pantaneira.

O objetivo foi mostrar a importância do aleitamento materno para as crianças e para as mães dentro de uma dinâmica de troca de experiências. A roda de conversa trouxe à tona situações compartilhadas por muitas mulheres nessa fase da vida.

A mãe do Francisco Sávio, por exemplo, confessa que, aos 4 meses tentou introduzir outro tipo de leite na alimentação do pequeno, porém ele recusou e, hoje, ela agradece à atitude do filho. “Ainda bem que ele não quis porque vejo que é uma criança saudável, nunca teve doença alguma. Hoje, inseri alguns outros alimentos, mas leite ainda é exclusivamente materno”, comentou Tainá, que pretende amamentar o filho até os dois anos de idade.

E o que dizer da Simone Alves Carvalho? Com a pequena Luisa, de três anos, e o Joaquim, com 5 meses, ela não sabe o que é ficar sem amamentar. Nem mesmo durante a gravidez do caçula, ela privou a Luísa do ato que, na verdade, provou que não se importava tanto com o leite em si.

“Tem uma fase na gravidez que realmente a gente não produz o leite, mas ela fazia questão. Eu perguntava se estava saindo algo e ela dizia que não, porém que estava gostoso, ou seja, era esse contato, essa ligação, que ela buscava”, contou Simone que mantém a amamentação para os dois irmãos. “O cansaço não é pela amamentação em si, mas pela rotina de ter um bebê em casa. Amamentar é um momento único que ainda vou levar por algum tempo”, disse orgulhosa ao Diário Corumbaense.

Fernanda Jazenko, organizadora da "Hora do Mamaço", avaliou como positiva essa primeira ação e destacou que a atividade é importante dentro da sociedade. “Não importa quantos somos aqui hoje, mas o certo é que todos podemos fazer algo, juntas temos voz e não precisamos esperar que outros façam”, disse ao prever que novas ações dentro da temática devem ser realizadas.

 

 

É importante que a criança esteja livre para amamentar quando ela sentir necessidade, principalmente nos primeiros 30 dias

 

É recomendação da Sociedade Brasileira de Fisioterapia que as mães alimentem seus filhos somente com leite materno durante os seis primeiros meses de vida. Nesse período, o bebê não precisa de nenhum outro alimento, líquido ou complemento, pois o leite materno oferece tudo o que o bebê precisa.

O bebê que se alimenta exclusivamente do leite materno tem mais imunidade porque o leite possui anticorpos que propiciam imunidade para a criança contra doenças até que seu sistema imunológico esteja desenvolvido. Amamentar promove maior vínculo emocional entre mãe e bebê, o que favorece e fortalece o desenvolvimento da criança e o relacionamento dela com as outras pessoas.

Mês do aleitamento materno                     

No dia 22 de março deste ano, a proposta do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 24/2017, de transformar agosto no mês de aleitamento materno foi aprovada no Plenário do Senado. O texto é de autoria da deputada Dulce Miranda (PMDB-TO).

De acordo com o projeto, ao longo do mês de agosto deverão ser intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como: realização de palestras e eventos; divulgação de informações nas diversas mídias; reuniões com a comunidade; ações de divulgação em espaços públicos; iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

O projeto aprovado pelo Senado estimula o aleitamento materno e ainda chama atenção para as dificuldades da mãe trabalhadora e para a ofensiva moralista e retrógada preconceituosa contra a amamentação em espaços coletivos, como propôs a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), relatora do projeto em plenário. A lei entra em vigor neste mês de agosto, de acordo com a Agência Senado.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho