Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
CASO RARO

Gêmeas nascem com dois dias de diferença em Curitiba

As bebês nasceram prematuramente, com 24 semanas de gestação, sendo a primeira por parto normal e a segunda por cesariana, com dois dias de diferença.

24 Out 2018 - 16h51Por Massa News

Em um caso considerado raro no Brasil, duas gêmeas nasceram em dias diferentes no Hospital Santa Cruz, em Curitiba-PR. As bebês nasceram prematuramente, com 24 semanas de gestação, sendo a primeira por parto normal e a segunda por cesariana, com dois dias de diferença. Após quatro meses na UTI Neonatal, no início de outubro, as irmãs Camila e Gabriela receberam alta e puderam ir para casa com seus pais.

A diferença de tempo entre um parto e outro só foi possível porque as meninas eram dicoriônicas. “Ou seja, bebês geradas de dois óvulos, que se desenvolvem em bolsas e placentas diferentes”, explica o obstetra do Hospital Santa Cruz e da Paraná Clínicas, Dr. Diego Esteves dos Santos, médico responsável pelo caso.

A mãe, Roberta Minas, professora, conta que a gestação correu normalmente até a chegada do trabalho de parto prematuro, com quase seis meses de gravidez. “O acompanhamento no pré-natal foi tranquilo. A gestação era considerada de alto risco por ser gemelar e pelo meu histórico de cirurgia do colo do útero, mas eu estava super bem”. Até que uma dor de garganta acabou acelerando o processo. “Uma infecção de vias aéreas desencadeou o trabalho de parto prematuro, antecipando o rompimento da bolsa da primeira gemelar e as contrações”, explica o médico.

Gabriela nasceu no dia 7 de junho, de parto normal, com 29 centímetros e pesando 600g e foi encaminhada para a UTI Neonatal, por ser uma prematura extrema. “Com a retirada do primeiro bebê, a paciente deixou de sentir contrações. Assim, avaliamos que o melhor seria controlar a infecção e manter o segundo bebê no útero”, explica.

Roberta permaneceu internada no Hospital Santa Cruz em observação e repouso absoluto. Dois dias depois, as contrações voltaram, acompanhadas de uma hemorragia. Com a gravidade do quadro, optou-se for realizar a cesariana. No dia 9 de junho nasceu Camila, com 30,5 cm e 650 gramas. “Neste curto período foi possível administrar medicações para melhora do quadro pulmonar, proteção do sistema nervoso e antibióticos. Então, o segundo bebê teve mais chance de responder melhor durante a evolução na UTI Neonatal”, explica o Dr. Diego.

Recuperação

Até completarem a idade gestacional e peso adequados, as gêmeas foram alimentadas via sonda a cada três horas, com o leite esgotado pela mãe. Depois de quatro meses de internamento e três cirurgias, no início de outubro, as irmãs Camila e Gabriela finalmente receberam alta. “Tudo o que aconteceu até agora foi uma vitória. Apesar das dificuldades acabou dando tudo certo”, explica Dinival. “O dia a dia é cansativo, é angustiante, porque a gente não sabia o que podia acontecer. A cada visita era uma novidade” explica Roberta. “Mas fomos otimistas e estamos muito felizes com a evolução das meninas”, completa.

Segundo o coordenador da UTI Neonatal do Hospital Santa Cruz e pediatra da Paraná Clínicas, Dr. Ênio Torricillas, cada dia a mais no útero na mãe foi fundamental para o desenvolvimento do bebê. “Pela diferença de tamanho entre as duas bebês – 1,5 cm – já podemos perceber o quanto esses dois dias a mais favoreceram o amadurecimento da segunda irmã, que teve menos complicações de saúde”, explica.

Experiência

Durante todo o período de internação das bebês na UTI Neonatal, os pais receberam o suporte da equipe multidisciplinar, formada por enfermeiras, psicóloga e fonoaudióloga. “Costumamos dizer que a Roberta passou por várias experiências em uma só: gestação de alto risco, gemelar, parto normal, cesárea e prematuridade”, explica a psicóloga do Hospital Santa Cruz, Patrícia Rosário Ferrari. Em licença maternidade, Roberta visitava as filhas todos os dias, em três horários para poder acompanhar o desenvolvimento das meninas. “O apoio da equipe do Hospital fez toda a diferença para encararmos o dia a dia e as expectativas”, finaliza Roberta.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Teste de dengue  Foto: Divulgação VAMOS LIMPAR OS QUINTAIS
ALERTA: Boletim chega com 14 óbitos e 5.754 casos confirmados de dengue
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS