Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
remédios que não exigem receita

Farmacêuticos são liberados para prescrever remédios que não exigem receita

26 Set 2013 - 17h38Por Dourados Agora

Desde ontem, quando foi comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico, profissionais em todo o país já podem receitar medicamentos que não exigem prescrição médica. A resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) foi publicada ontem no Diário Oficial da União. Com a nova regulamentação, os farmacêuticos vão poder receitar, por exemplo, analgésicos, medicamentos tópicos e fitoterápicos.

De acordo com os profissionais da área, a medida vai aproximar mais os clientes dos farmacêuticos. Para a farmacêutica Ieda Paiva, esse tipo de medicamento é mais utilizado em datas sazonais. Ela afirma que eles sempre estiveram preparados para fazer esse tipo de indicação.

“Aqui em Dourados temos um clima propício para que alguns tipos de doenças se propaguem. São casos que não exigem uma consulta. Com a liberação para receitar determinados remédios para as pessoas, vamos evitar que elas tenham que procurar uma unidade de saúde em busca de uma receita médica”, disse a farmacêutica.

Ieda lembra, ainda, que isso não dará direito ao farmacêutico de passar qualquer tipo de remédio às pessoas e ignorar a ida ao médico. “Sempre vamos indicar algo dentro da nossa capacidade e explicar que se não houver melhoras que ela procure um médico. Nós não vamos substituir este profissional”, ressaltou.

Para a farmacêutica e coordenadora do Curso de Farmácia da Unigran, Letícia Castellani, a medida adotada pelo governo vai formalizar o que já era um hábito nas farmácias.

“É comum que as pessoas busquem um farmacêutico para utilizar determinado medicamento. Agora, essa ação do profissional não será apenas verbal e sim formalizada. Isso vai gerar ainda mais responsabilidade para o farmacêutico”, enfatizou Letícia Castellani.

De acordo com a professora, todo o medicamento oferece riscos, mas os profissionais saem preparados das universidades para atuar com esse tipo de perigo. Ela explica, ainda, que essa é uma área onde o profissional passa por anos de estudo e aperfeiçoamento.

“O farmacêutico tem o total conhecimento das composições dos remédios, seus efeitos e benefícios. Por isso, esta medida vai ampliar nossa área de atuação, o que é um avanço para a classe”, conclui a coordenadora.

A regulamentação foi aprovada pelo CFF nove dias depois do Congresso Nacional aprovar os vetos feitos por Dilma Rousseff à Lei do Ato Médico. A lei prevê que o ato de prescrever tratamentos não é exclusiva para formados em Medicina. O Conselho Federal de Medicina (CFM) ainda não se pronunciou sobre a medida.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados