Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
TABAGISMO

Em Jateí, programa de combate ao tabagismo incentiva mudança de hábitos e promove qualidade de vida

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria Municipal de Saúde de Jateí.

19 Ago 2019 - 07h01Por Portal do MS

Jateí (MS) – O tabagismo é considerado, atualmente, a principal causa de morte evitável em todo o mundo, um mal crônico, que serve também como fator de risco para cerca de 50 doenças e matam seis em cada dez consumidores. Dentro desse contexto, reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino “Luiz Pereira da Silva”, em Jateí, estão participando de um programa que visa combater o vício, que é muito comum entre a massa carcerária.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria Municipal de Saúde de Jateí. A ação foi desenvolvida há alguns anos, passou por aperfeiçoamentos e, este mês, iniciou um novo grupo.

O programa de controle de tabagismo tem como objetivo desenvolver ações educativas, fazendo prevenções em relação ao tabaco e abordagem com explicação dos males trazidos pelo cigarro e os benefícios ao parar de fumar. A ação garante, ainda, tratamento para as fumantes, com uso de medicamentos como adesivo de nicotina.

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde em trabalhar com grupos pequenos, 10 reeducandas que já aderiram ao projeto participam de reuniões quatro vezes por semana e abordam o tema conforme as cartilhas do Ministério.

Para maior efetividade no tratamento, a primeira fase do programa consiste em entrevista individual, para identificar o grau de dependência de cada participante, e indicar a quantidade de adesivos com a dosagem de nicotina.

Conforme o andamento do programa, essa dosagem é diminuída até não ser mais necessário sua utilização. As reuniões são realizadas com diferentes profissionais, como farmacêutico, fisioterapeuta e nutricionista.

De acordo com uma das responsáveis pelo programa antitabagismo, enfermeira Rosana Lemes, o objetivo da iniciativa é terminar um grupo e iniciar outro com novas participantes, como forma de estender o combate ao vício do tabaco a outras internas.

O grupo é coordenado pelo setor de psicologia da unidade penal, representado pela psicóloga da Agepen, Leandra Pereira, e acompanhado pela fisioterapeuta Daniela Cainé. O uso da medicação será monitorado pela farmacêutica Andréia Colombo, que atua na unidade penal.

Conforme a diretora da unidade, Solange Pereira da Silva, a participação das internas acontece de livre e espontânea vontade e o desenvolvimento do programa antitabagismo tem sido um sucesso. “O sucesso maior é que temos uma grande quantidade de internas querendo também aderir à iniciativa. Significa que esse excelente trabalho realizado na unidade poderá obter resultados muito satisfatórios, agradeço o empenho de todas as profissionais que estão a frente desse projeto”, destaca.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, ações que promovem saúde e qualidade de vida no ambiente prisional facilitam o convívio social e melhoram o cumprimento de pena, tornando-o mais efetivo e eficaz. “Conscientizar sobre o uso abusivo de substâncias que causam dependência e suas consequências negativas tem como foco proporcionar mudança de vida e de hábitos dos apenados”, finaliza o dirigente.

Texto: Tatyane Santinoni – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Há três anos ele sofreu um AVC / Redes sociais VAMOS AJUDAR
Ex-funcionário de cemitério precisa de ajuda após AVC em MS
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Teste de dengue  Foto: Divulgação VAMOS LIMPAR OS QUINTAIS
ALERTA: Boletim chega com 14 óbitos e 5.754 casos confirmados de dengue

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto