Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Saúde

Doenças da Primavera: saiba prevenir Caxumba e Catapora

26 Set 2014 - 08h40Por Diego Palmieri

Caxumba e Varicela (Catapora) são comuns o ano inteiro, mas a incidência de casos aumenta do fim do inverno até a primavera, quando as doenças de transmissão respiratória são mais frequentes pela facilidade de contágio principalmente em ambientes fechados. Segundo a infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos Graziella Hanna Pereira, as crianças estão mais a essas infecções, pois têm o sistema imunológico mais imaturo e estão mais expostas.

Para prevenir as doenças, a melhor forma ainda é a vacinação: bebês devem ser imunizados, aos 12 e 15 meses de idade, e os adolescente devem receber a tríplice viral –que protege contra Sarampo, Rubéola e Caxumba, em duas doses, com o mínimo, de 30 dias entre cada uma. De acordo com a especialista, a aplicação da vacina também pode ser considerada em quem vai viajar e pode participar em eventos de massa, como jogos, e em profissionais das áreas de saúde e educação.

Outro cuidado importante, para a proteção contra ambas doenças, é evitar contato respiratório com pessoas contaminadas e lavar as mãos ou usar álcool gel, depois do contato com doentes.

Caxumba exige repouso

Na Caxumba, o principal sintoma é o aumento, unilateral ou bilateral, de glândulas salivais, principalmente das parótidas. O maior risco da doença é o surgimento de complicações como orquite (inflamação nos testículos), pancreatite e meningite por caxumba. “Em homens, o cuidado deve ser redobrado, pois há o risco de infertilidade”, alerta Graziella.

Por ser uma doença viral, não há tratamento específico para a Caxumba, apenas com a indicação de medicações que aliviam os sintomas e com a recomendação de repouso para evitar as complicações.

Catapora é altamente contagiosa

A Catapora, ou Varicela, é uma doenças infecciosas de maior incidência no mundo, devido ao alto grau de contagiosidade. Com a imunização, agora parte do calendário nacional de vacinação e oferecida gratuitamente pelo SUS, espera-se a redução do número de casos. A doença pode se parecer com uma gripe, com febre e mal-estar, mas seu sintoma caraterístico é o surgimento de vesículas. As lesões começam no couro cabeludo e disseminam para tronco e membros e, frequentemente, atingem mucosas, como a oral e as regiões genitais. Essas lesões têm várias fases: vesículas, crostas e pústulas.

A especialista alerta que, apesar de geralmente ter evolução benigna, a Catapora pode oferecer riscos. “A doença pode evoluir de forma grave principalmente em imunossuprimidos –que têm o sistema imune com baixa atividade, como a forma hemorrágica, atingindo os pulmões e o sistema nervoso central. Também há risco de infecção de pele por bactérias ao coçar as feridas.”

O tratamento da Varicela é feito com antivirais. Já para a coceira, são recomendados antialérgicos orais, banhos com água fresca e o uso de talco mentolado ou pasta d’água. Os pacientes nunca devem coçar as feridas, para evitar infecção e cicatrizes.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho