Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
ALERTA NA SAUDE II

Depois de morte de menino com dengue, Sesau diz que faltam vagas e pais se desesperam

Com hospitais cheios, Sesau estuda ampliar número de leitos em unidades de saúde

26 Fev 2019 - 12h32Por Midiamax

morte de um menino de cinco anos por dengue hemorrágica deixou os pais ainda mais preocupados em Campo Grande. Luis Gustavo Fejes e Laís Fejes já estão desesperados com o estado de saúde de Carolinny, de 10 anos. A menina está internada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino e a contagem das plaquetas baixou de 155 mil para 27 mil. Os pais aguardam transferência para hospital, mas Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) aponta que faltam vagas.

Laís conta que a filha está internada desde a segunda-feira (26), mas que os sintomas da doença surgiram ainda na quinta-feira passada (21). Segundo a mãe, Carolinny precisa de uma vaga em hospital com urgência, já que o quadro pode evoluir para dengue hemorrágica.

A mãe cita que a cidade já está vivendo um surto e ficou ainda mais preocupada depois da morte de um menino de cinco anos por dengue hemorrágica. No caso de Sidney, o menino sofreu paradas cardíacas após dar entrada no hospital. “Não tem previsão de transferência, só falam para aguardar porque não tem vaga. Eu estou desesperada”, lamenta.

Laís conta que a filha começou a apresentar sintomas de dengue na semana passada, quando teve febre, dor de cabeça, dores no corpo e manchas na pele. Desde então, a menina passa por exames diários, mas a situação chamou ainda mais a atenção nesta segunda-feira (26), quando as plaquetas baixaram de 155 mil para 27 mil.

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informa que a menina está recebendo a assistência médica necessária na UPA. A transferência de Carolinny para um hospital é solicitada pela Sesau insistentemente e o caso é tratado como prioridade, entretanto, faltam vagas nos hospitais da Capital. “A solicitação não é atendida por conta da grande demanda nas unidades hospitalares”, explica.

A Secretaria ainda informa que estuda ampliar a oferta de leitos em unidades da própria rede municipal para acolher pacientes com dengue. Assim, a população pode receber hidratação e acompanhamento médico.

Para os pais preocupados com o aumento no registro de casos de dengue em Campo Grande, a orientação é de que os responsáveis utilizem repelentes nas crianças e evitem o contato com o Aedes Aegypti, com o uso de camisetas de manga longa e calças. “A prevenção também é essencial, eliminando os criadouros do Aedes que estiverem no ambiente residencial”.

Os sintomas de dengue em crianças são os mesmos que os apresentados em adultos, mas o cuidado deve ser redobrado. “Caso apresente algum sintoma, procurar a unidade de pronto atendimento (UPA ou CRS) mais próxima da residência”, orienta a Sesau.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados