Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
alimentação saudável

De soja à banana: dez alimentos ajudam a combater a celulite

12 Nov 2013 - 10h16Por Terra

O aspecto de casca laranja típico da pele de que tem celulite é um pesadelo presente no cotidiano de muitas mulheres. O problema, que ocorre em função de fatores como o sedentarismo, a desidratação e o consumo em excesso de substâncias como sal e açúcar, pode ser resolvido com alterações simples do cardápio.

Consumir alimentos integrais e aumentar a ingestão de frutas, água e bebidas desintoxicantes é o primeiro passo para melhorar as condições do organismo e combater, consequentemente, os furinhos. “A redução da taxa de gorduras na dieta também é importante, pois elas aumentam as células do tecido adiposo e, de certa forma, o peso na balança e a incidência do problema”, alerta Márcia Dal Medico, nutricionista do spa Jardim da Serra, de Campinas.

Oleaginosas
Alimentos como a castanha-do-pará e as amêndoas contam com nutrientes essenciais no tratamento da celulite, como cálcio, potássio, vitamina E, zinco e ácido fólico. Além disso, apresentam em sua composição o selênio, importante antioxidante contra o envelhecimento das células. Para usufruir de seus benefícios, a dica é investir no consumo diário de, pelo menos, duas unidades.

Folhas verde-escuras
Ao auxiliar a circulação sanguínea e linfática, ajudam na eliminação de toxinas, além de serem fontes essenciais para manter a saúde do organismo. No combate à celulite, quatro porções devem ser consumidas diariamente, sejam cruas ou cozidas.

Frutas cítricas
Grandes aliadas na prevenção da celulite, elas fornecem ao organismo vitamina C, que estimula a produção de colágeno e reduz as células de gordura, favorecendo a elasticidade da pele. No dia a dia, vale a pena consumir de três a cinco porções. 

Azeite de oliva extravirgem
Por ter ação anti-inflamatória, combate os edemas causados pela celulite. Também melhora a circulação, favorecendo a desintoxicação do organismo. Quando associado ao azeite de linhaça, se torna ainda mais potente. Pode ser utilizado diariamente, mas com moderação, devido ao seu alto valor energético.

Soja
Considerada um alimento funcional, é rica em proteínas e uma excelente fonte de minerais, ácidos graxos poli-insaturados e vitaminas do complexo B. Como regula as funções hormonais do corpo, evita o aparecimento da celulite.  Por isso, recomenda-se a ingestão de uma porção diária. 

Aveia
Com alto teor de fibras hidrossolúveis e resistentes aos processos digestivos, ela atua na redução do índice glicêmico e na absorção da gordura. Além disso, conta com a ação do silício, nutriente capaz de auxiliar na reorganização das fibras de sustentação da pele. Para obter benefícios, seu consumo diário não deve ultrapassar 30 gramas. 

Semente de linhaça
Com função anti-inflamatória, combate diretamente os furinhos. Composta de proteínas, fibras, ômega 3 e 6 e lignina (potente antioxidante), regulariza as funções digestivas e auxilia na metabolização de ácidos graxos, além de reduzir a taxa do colesterol ruim no sangue.

Banana
Rica em potássio, nutriente presente também em peixes, iogurte e abacate, a fruta atua na regulação dos líquidos corporais, favorecendo a prevenção da celulite.

Água
Fundamental para a manutenção da hidratação cutânea, ajuda o organismo a repor o líquido perdido e reidrata todos os tecidos. Por isso, o ideal é consumir de seis a oito copos de água fresca por dia, em pequenos volumes para que sua absorção seja mais rápida. Quem tem dificuldade para tomar a quantidade correta, vale a pena acrescentar folha de hortelã ou casca de laranja ou limão para dar um toque especial.    

Chá verde
Devido à sua ação diurética, acelera o metabolismo e auxilia na desintoxicação do organismo, combatendo a celulite. Também possui ação antioxidante, melhorando a textura da pele.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Há três anos ele sofreu um AVC / Redes sociais VAMOS AJUDAR
Ex-funcionário de cemitério precisa de ajuda após AVC em MS
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Teste de dengue  Foto: Divulgação VAMOS LIMPAR OS QUINTAIS
ALERTA: Boletim chega com 14 óbitos e 5.754 casos confirmados de dengue

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto