Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 25 de março de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
CURA DA ENXAQUECA

Como vai funcionar cirurgia que está sendo desenvolvida para curar enxaqueca?

Como vai funcionar cirurgia que está sendo desenvolvida para curar enxaqueca?

4 Jan 2019 - 17h42Por PAULO NOBUO / VIX

Uma cirurgia que poderia curar definitivamente a enxaqueca tem sido estudada desde o início dos anos 2000 pelo cirurgião plástico norte-americano Bahman Guyuron ao ouvir relatos de seus pacientes que percebiam melhora nas crises após procedimentos estéticos feitos na região frontal ou superior do rosto.

No Brasil, a nova técnica está sendo pesquisada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em um estudo clínico de doutorado. De acordo com o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, médico responsável pelo projeto, a prática é baseada na descompressão de nervos através de técnicas manuais.

 

homem enxaqueca cabeca 218 400x800BLURRYME/SHUTTERSTOCK

 

 

O Prof. Miguel Sabino Neto, chefe da disciplina de Cirurgia Plástica da Unifesp, que acompanha o projeto experimental da cirurgia de enxaqueca, afirma que, ainda que não haja comprovação científica suficiente para as entidades médicas brasileiras liberarem a operação, o método já é amplamente usado em outros países e com algumas publicações na área médica.

A expectativa é de que quase 90% dos pacientes que se submetem ao método saiam curados da mesa de cirurgia, afirma Rubez, que fez especialização com o próprio Guyuron durante estágios com o cirurgião plástico norte-americano ao longo de 5 anos.

Como é feita a cirurgia que cura a enxaqueca

 

dor de cabeca 218 400x800LIGHTSPRING/SHUTTERSTOCK

 

Segundo Rubez, o paciente deverá inicialmente saber em qual região da cabeça a sua dor começa, já que o nervo dessa área específica deverá ser descomprimido na operação. De modo geral há duas intervenções: uma é “desligar” a função do nervo para que ele perca sua atividade e a outra é ressecar a musculatura do nervo, o que não tira sua função, mas diminui sua compressão.

A operação é realizada em hospital com anestesia geral ou local, dependendo do caso, com duração de até 2 horas para cada nervo tratado. O paciente pode voltar para casa no mesmo dia e o pós-operatório não é muito doloroso, afirma o cirurgião. Há um pouco de inchaço nos locais operados e, em geral, é possível retornar à rotina em até 10 dias.

Quem pode fazer a cirurgia que cura enxaqueca

homem dor cabeca 218 400x800ROMAN SAMBORSKYI/SHUTTERSTOCK

 

A cirurgia seria indicada para pacientes que que sofrem com a forma crônica da enxaqueca, ou seja, com episódios frequentes e duradouros, e que não tiveram resultados positivos com outros tipos de tratamentos e medicamentos.

Pacientes que têm diagnóstico de outros tipos de cefaleia, que não a enxaqueca, não devem se submeter à cirurgia. Além disso, quem apresenta problemas de saúde como hipertensão arterial ou diabetes não controlado também têm contraindicação.

Cirurgia que cura enxaqueca já está liberada?

dor cabeca enxaqueca 218 400x800PUHHHA/SHUTTERSTOCK

 

O neurologista Dr. Hideraldo Luís Souza Cabeça, do Conselho Federal de Medicina, afirma que, para que uma técnica ou remédio novo tenha anuência de conselhos e órgãos brasileiros, existe uma comissão própria para isso, que pode validar ou não a técnica.

No caso da cirurgia que combate a enxaqueca, ainda não há previsão de aprovação para aplicação do método, já que ele ainda se encontra em fase de testes. O processo entre pesquisas e comprovação até, de fato, a cirurgia estar disponível para a população pode demorar cerca de 5 anos, dependendo da avaliação dos órgãos sobre a urgência em colocá-lo à disposição da sociedade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ORAÇÕES
Estado de saúde de Cláudia Rodrigues (a diarista) é grave
VICENTINA - ALMOÇO NO PESQUEIRO
VICENTINA: Domingo é dia de almoçar no Pesqueiro 7 Bello, confira o cardápio
FÁTIMA DO SUL - INDICAÇÃO
Diego sugere estudos para prevenção de suicídio, uso de drogas e outros com alunos da REME de Fátima
INCRIVEL
Jovem virgem que nunca namorou dá à luz um menino
DOURADOS - COMBATE A DENGUE
Após morte, moradores programam limpeza em área nobre de Dourados
ALARMANTE
Dengue hemorrágica causa morte de menino de 11 anos em Dourados
PREOCUPANTE
Em uma semana, MS tem 336 notificações de dengue por dia
FATIMA DO SUL - POLACO RESTAURANTE
Quinta Feira da Panqueca é no Polaco Restaurante de Fátima do Sul
SIM A VIDA
O bebê que está mudando o debate sobre o aborto
DESCASO
Bebê morre após parto feito pelo pai em ambulância sem médico