Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
VACINAÇÃO LIBERADA

Campanha termina hoje e a vacina será liberada para todos

Grupos de risco têm até esta sexta-feira para garantir a prioridade

31 Mai 2019 - 08h03Por Redação Fatima News

Após 51 dias de sua abertura, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será encerrada nesta sexta-feira (31) em todo o país, com as doses remanescentes sendo liberadas para toda a população a partir de sábado (1º). O anúncio, que havia sido feito pelo ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), foi reiterado pela Secretaria de Estado de Saúde.

Até esta sexta, a medicação contra o vírus da Influenza era restrita a grupos prioritários –crianças de 6 meses a menos de 6 anos; pessoas a partir de 60 anos; gestantes; puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias); profissionais de segurança, saúde, educação; povos indígenas; portadores de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; detentos e adolescentes sob medidas socioeducativas.

“A reserva das vacinas para os grupos de alto risco já foi feita, tudo foi amplamente divulgado. Até o dia 31 de maio estamos em campanha e vocês (grupo de risco) podem se vacinar. Depois disso, a vacina será aberta à população”, destacou Mandetta. A Secretaria Estadual de Saúde adverte, porém, que na nova fase da imunização caberá à população localizar os postos de saúde onde a medicação está disponível –já que, em alguns locais, as mesmas poderão ter sido distribuídas na totalidade.

“Esperamos que aqueles que ainda não se vacinaram procurem as unidades de saúde nessa sexta-feira, já que as doses serão exclusivas aos grupos prioritários até amanhã. Depois disso, os postos onde houver estoque da vacina estarão autorizados a vacinar a população em geral”, disse a superintendente Estadual de Vigilância em saúde, Larissa Domingues Castilho.

COBERTURA

O público-alvo original da campanha de imunização foi de 801.907 pessoas em Mato Grosso do Sul. Até a tarde desta quinta-feira, mais de 610 mil pessoas, ou 76,14% do grupo prioritário, receberam as doses.

Deste total, 211,2 mil pessoas eram idosos, o equivalente a 86,45% do universo. Puérperas (78,49%), professores (77,8%), trabalhadores de saúde (75,26%), indígenas (72,84%) e crianças (71,48%) completam os percentuais.

 

“É de extrema importância que as pessoas tomem a vacina, já que os grupos prioritários são formados por pessoas que tem maior risco de agravamento da doença”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES, Gislaine Coelho Brandão. Os grupos prioritários devem comprovar sua condição mediante apresentação de documentos como holerites ou carteiras funcionais –portadores de doenças crônicas não transmissíveis devem apresentar prescrição médica (aqueles em programas de controle do SUS estão dispensados da comprovação). (Com informações de Campo Grande News).

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da SEXTA do PEIXE e do FRANDO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Uma das vítimas quase não teve ferimentos enquanto a outra passou por cirurgia nos pés / Reprodução/Reporter Top CASO DE POLÍCIA
Jovem com sequela procura motorista que bateu em Biz e fugiu
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente