Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Moderado

Beber socialmente reduz riscos de diabetes tipo 2, indica estudo

Quem bebe de três a quatro vezes por semana tem até 32% menos incidência da doença

28 Jul 2017 - 12h48Por O Globo

LONDRES — Pessoas que bebem de três a quatro vezes por semana são menos propensas a desenvolver diabetes tipo 2 do que aquelas que nunca bebem, sugerem pesquisadores dinamarqueses. O vinho parece ser particularmente benéfico, provavelmente porque ele desempenha um papel importante para ajudar a administrar o açúcar no sangue, informa o estudo, publicado no periódico científico "Diabetologia".

Mais prático. Fornecido em uma caneta aplicadora, medicamento pode melhorar controle do açúcar no sangue quando outros remédios falhamNovo remédio para diabetes deve aumentar adesão ao tratamento, dizem médicos
Agência americana recomenda consumo menor do que 4 a 5 xícaras de café por diaCafé pode aumentar expectativa de vida em nove minutos por dia
Bebidas adocicadas devem ter mais impostos, diz OMSOMS pede que governos aumentem impostos de bebida açucarada
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão ao estudar a ingestão de álcool de mais de 70 mil pessoas, analisando o quanto e com que frequência elas bebiam. Entretanto, eles afirmam que isso não significa sinal aberto para beber mais do que o recomendado.
CINCO ANOS DE ESTUDO

Após cerca de cinco anos, os participantes do estudo foram acompanhados, e um total de 859 homens e 887 mulheres apresentaram diabetes — do tipo 2, aquela que é adquirida ao logo do tempo por conta de hábitos e estilos de vida.

Os pesquisadores concluíram que beber moderadamente três a quatro vezes por semana reduziu o risco de diabetes no sexo feminino em 32%, enquanto baixou 27% no sexo masculino, em comparação com as pessoas que beberam menos de um dia por semana.

As conclusões também sugerem que nem todos os tipos de álcool têm o mesmo efeito. O vinho foi o que se mostrou mais benefico. Já quando se trata de beber cerveja, homens com ingestão de uma a seis cervejas por semana reduziram o risco de diabetes em 21%, em comparação com os homens que bebiam menos de uma cerveja por semana — mas não houve impacto no risco das mulheres.

Ao contrário de outros estudos, esta pesquisa não encontrou uma ligação entre o consumo excessivo de álcool e o diabetes.

Janne Tolstrup, do Instituto Nacional de Saúde Pública da Universidade do Sul da Dinamarca, que liderou a pesquisa, disse:

PUBLICIDADE

— Achamos que a frequência de consumo de álcool tem um efeito independente da quantidade de álcool consumida. Podemos ver que é um efeito melhor beber o álcool em quatro porções ao invés de tudo de uma vez — destaca.

Emily Burns, chefe de comunicação de pesquisa Diabetes UK, disse que é preciso cautela porque "o impacto do consumo regular de álcool no risco do tipo 2 será diferente de uma pessoa para a outra".

Embora as descobertas sejam interessantes, ela afirmou que "não recomendaria que as pessoas as vejam como uma liberação para beber em excesso".

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados