Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
NEGLIGÊNCIA

Aplicação de dipirona infecciona coxa de criança internada na Santa Casa

Menina está internada há 8 dias na Santa Casa com abscesso (acumulação de pus) no mesmo local onde foi aplicada a injeção

5 Out 2018 - 07h10Por Campo Grande News

Depois da aplicação de dipirona na coxa direita na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida, em Campo Grande, Mariah Helena Lopes Marques, 2 anos, teve complicação e está intentada há 8 dias na Santa Casa com uma infeção na perna. A mãe dela, Daniela dos Santos Cáceres Lopes Marques, 22 anos, reclama de negligência por parte da equipe do posto de saúde que atendeu a criança.

Daniela conta que levou a filha na unidade no dia 21 de setembro por causa de um resfriado e febre de 39.8 graus. Lá, a menina foi atendida por uma médica clinica geral que receitou a aplicação de uma injeção com dipirona intramuscular na coxa direita e quatro banhos frios, realizado por uma técnica de enfermagem. Após os procedimentos indicados pela profissional, a paciente melhorou e começou a brincar. Na sequência, foi colhido sangue para exames.

A mãe, então, foi embora para a casa, mas durante a madrugada a febre voltou. No dia seguinte (no sábado) a criança não andou, passou o dia inteiro acamada. Foi quando a mãe percebeu que havia algum problema com a perna da menina. “Ela sentia muita dor. Voltei na unidade no domingo e fui atendida por outra médica que ficou preocupada com a situação, pediu mais exames e mandou que fosse feita compressa. Um dos exames da criança que havia sido feito antes da aplicação da injeção deu infeção.

Na segunda-feira, o quadro piorou e Daniela retornou à unidade, onde foi atendida pela mesma médica. “A doutora arregalou os olhos quando viu o resultado do exame. A infeção havia duplicado, conta. Por causa da situação, a menina foi levada para a Santa Casa. Lá, foram realizados novos exames. “Eles a internaram e entraram com antibióticos. Mas, a saúde dela foi piorando. Ela sentia muita dor, não podia nem tocar”, conta a mãe.

Após passar por um ortopedista, a criança foi diagnosticada com celulite infecciosa. Foi preciso fazer uma cirurgia para a retirada de pus. Hoje (3), o médico deve fazer outra avaliação para saber se será necessário mais um procedimento.“Fui buscar ajuda por causa de uma febre alta e sai de lá com um problema. Eles não fizeram assepsia corretamente dando abertura para uma bactéria entrar”, lamenta.

Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, a paciente deu entrada à 1h25 do dia 25 com muita dor na coxa direita por causa de uma medicação aplicada na UPA. Ela passou por cirurgia no dia 28 pela ortopedia para tratar de um abscesso (acumulação de pus) na perna. A criança continua internada na unidade recebendo atendimento médico. Ainda não há previsão de alta.

Procurada, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que vai abrir processo administrativo para investigar a conduta adotada pelos profissionais que fizeram o atendimento. "O órgão lamenta que tenha ocorrido o quadro infeccioso, mas pondera que qualquer procedimento intramuscular ou intravenoso, pode ocorrer processos inflamatórios ou infecciosos, mesmo adotando as medidas de controle e prevenção de reações adversas".

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Teste de dengue  Foto: Divulgação VAMOS LIMPAR OS QUINTAIS
ALERTA: Boletim chega com 14 óbitos e 5.754 casos confirmados de dengue
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul