Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
BOM REMÉDIO

Anvisa aprova registro e produção de remédios à base de cannabis

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou nesta terça-feira, 26, o registro e a produção de remédios à base de maconha no Brasil.

5 Dez 2019 - 15h15Por So Noticia Boa

Notícia boa para familiares e pacientes que precisam de remédios feitos à base cannabis e estavam há tempo esperando por uma luz no fim do túnel.

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou nesta terça-feira, 26, o registro e a produção de remédios à base de maconha no Brasil.

Com isso, a medicação poderá ser comprada em farmácias, mediante apresentação de receita médica. A regulamentação entra em vigor 90 dias após sua publicação no Diário Oficial da União, ou seja no início de 2020.

Para o jovem Filipe Suzin e o pai dele, seu Ivo – que usam óleo de cannabis para tratar Leucemia e Alzheimer – a decisão, apesar de boa, foi tímida. (veja análise abaixo)

Temporária

Apesar de aprovada por unanimidade, a decisão é temporária. Tem validade de três anos.

A resolução cria uma nova classe de produto sujeito à vigilância sanitária: o “produto à base de cannabis”. Ou seja, durante o período, os produtos ainda não serão classificados como medicamentos.

A delimitação de três anos foi sugerida pelo diretor Fernando Torres, sob a justificativa de que ainda não há comprovação da eficácia dos tratamentos a base dos produtos.

Nos três anos, a eficácia e a segurança dos produtos será testada e uma nova resolução deverá ser editada após o período.

Manipulação

A regulamentação impede que a cannabis seja manipulada em farmácias de manipulação.

A comercialização ocorrerá apenas em farmácias e drogarias sem manipulação e mediante prescrição médica.

O regulamento exige que as empresas fabricantes tenham certificado de boas práticas de fabricação, emitido pela Anvisa, autorização especial para o seu funcionamento, conhecimentos da concentração dos principais canbinoides presentes na fórmula do produto; documentação técnica da qualidade dos produtos.

Também é exigido que as empresas tenham condições operacionais para realizar análise de controle de qualidade dos produtos em território brasileiro.

Falta agora o colegiado da Anvisa analisar uma segunda resolução, que trata dos requisitos para a liberar o cultivo da cannabis no Brasil exclusivamente para fins medicinais.

Análise: decisão tímida

Filipe Barsan Suzin, filho do seu Ivo, que está melhorando do Alzheimer após tratamento com óleo de Cannabis, afirmou que a decisão foi tímida.

“Eles permitiram a gente ir numa farmácia e achar produtos com CBD, que são remédios que têm até 0,2% de THC. O meu medicamento e o do meu pai tem mais de 12%, 15% de THC, então esse 0,2% não se enquadra nem um pouco no nosso tipo de remédio. O efeito benéfico, tudo que aconteceu com meu pai foi por conta da proporção alta de TCH”, disse em entrevista ao SóNotíciaBoa.

“O que eles permitiram foi a farmácia ter dois, três medicamentos à base de cannabis, predominantes em CBB, que vão funcionar mais para crianças com epilepsia – a gente fica feliz por estar na farmácia para essas pessoas – só que mesmo assim, será que uma mãe de periferia vai ter condição de comprar esse remédio?”, questionou Filipe.

O rapaz de Goiânia, que sofre de leucemia e também se trata com óleo de cannabis, defende que a plantação seja liberada para a produção caseira do remédio.

“Eles permitiram a gente importar, no caso, mas não permitiram plantar, produzir isso aqui dentro e ter um baixo custo. Trazer de fora é um alto custo”, lembrou.

“A gente tem uma planta que dá pra extrair isso de fácil acesso, de baixo custo. Na farmácia vai custar caro e a maioria das pessoas que precisa não tem condição de ficar bancando isso”, analisou.

Na opinião dele é preciso evoluir mais na questão.

“Isso só vai ser revisto daqui a três anos, então não é muito pra se comemorar. É muito pra se acordar e cobrar mais. Não tem que ficar aceitando migalha”, concluiu Filipe.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho