Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
ELEIÇÕES 2014

Taxa de abstenção maior deve reduzir distância de votos entre candidatos

A cada cinco eleitores, um deles deixou de comparecer à urna no primeiro turno

24 Out 2014 - 07h51Por Yahoo Notícias

A cada cinco eleitores, um deles deixou de comparecer à urna no primeiro turno da eleição presidencial. Dos 143 milhões de eleitores brasileiros, 28 milhões não registraram seus votos. Em números precisos, 19,39% do total de eleitores se ausentaram das urnas. A abstenção cresce desde 2006, quando atingiu 16,75%, e se aproxima do recorde registrado nas eleições presidenciais de 1998, quando atingiu 21,49%.

Em uma eleição apertada, o maior ou menor número de abstenção pode ser um fator decisivo para o pleito. Embaralha até a maior ou menor precisão das pesquisas.

A seguir a série histórica, pode haver um nível de abstenção recorde no segundo turno da eleição presidencial no próximo domingo. Os dados passados mostram que o percentual de eleitores que não comparece para votar no segundo turno é maior do que no primeiro.

A curva é inversa em relação aos votos em branco e nulos. Estes em geral caem na comparação entre os dois turnos. Com apenas dois candidatos, a escolha pode parecer mais simples para muitos dos eleitores. Simples em termos políticos e também na dificuldade menor de operar e entender a urna eletrônica.

Muito dos analistas apontam a desatualização do cadastro de eleitores brasileiros como a razão mais forte para explicar as taxas de abstenção. Mortes e mudanças de eleitores demoram a chegar ao Tribunal Superior Eleitoral. Os dados de abstenção em Estados onde o cadastro biométrico foi utilizado em 100% dos eleitores podem corroborar essa análise. Nesses Estados, todos os eleitores foram recadastrados e suas digitais recolhidas para sua identificação. No Amapá, a abstenção foi de 10,4% dos votos e no Distrito Federal de  11,6%. A abstenção caiu praticamente à metade.

Os institutos de pesquisas não têm como detectar a abstenção quando fazem levantamentos de intenção de voto. Como a multa para o não comparecimento é baixa, o voto no Brasil acaba ganhando caráter semiobrigatório e a abstenção ganha um componente político, demonstrando insatisfação com o processo eleitoral. Em muitos Estados, a não realização de segundo turno para o governo do Estado estimula a desmobilização das campanhas que trabalham para levar o eleitor a ir às urnas.

Em São Paulo, que não terá segundo turno para o governo estadual, o percentual dos que não compareceram às urnas foi de 19,5%, ante 16% na eleição passada. Em Minas, o percentual foi de 20%. Sem eleição no segundo turno, também deve registrar alta maior. No Rio, com segundo turno na disputa do Palácio Guanabara, a abstenção foi de 20% e pode ficar mais próxima desse patamar.

Se as eleições fossem hoje e todos os eleitores comparecessem às urnas, levando-se em conta o mais recente Datafolha, Dilma Rousseff  (PT) obteria 67 milhões de votos e Aécio Neves (PSDB), 61 milhões. A diferença seria de 6 milhões de votos. Repetindo-se as taxas de abstenção e de votos nulos e brancos do primeiro turno, Dilma teria 54 milhões de votos, contra 49 milhões de votos de Aécio. A diferença seria então de 5 milhões de votos. Como a taxa de abstenção de aumentar, a distância entre os dois candidatos seria ainda menor. Uma eleição decidida voto a voto se anuncia.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população
Fotos: Ricardo Agra AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para melhoria pedagógica, Fadeb inicia seminário de formação para coordenadores escolares
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - AGRADECIMENTOS
Evangélicos de Jateí agradecem e destacam apoio da Prefeitura para Marcha com Jesus

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS