Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
POLITICAS SOCIAIS

Seminário entrega veículos e reforça protagonismo de MS nas políticas sociais

o II Seminário Estadual da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – Criança Feliz MS, promovido, nesta sexta-feira (29.11), pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos,

1 Dez 2019 - 08h23Por Portal do MS

Campo Grande (MS) – Com a entrega de quatro micro-ônibus, sendo dois para o município de Campo Grande, um para o município de Rio Brilhante e o outro para o município de Naviraí, o II Seminário Estadual da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – Criança Feliz MS, promovido, nesta sexta-feira (29.11), pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), também reforçou a trajetória de sucesso do Estado de Mato Grosso do Sul dentro das políticas sociais.

“Eu percebo uma seriedade muito grande na condução estadual do programa Criança Feliz. Os gestores de MS têm se dedicado muito a esse trabalho. Mato Grosso do Sul tem se demonstrado na vanguarda de iniciativas que são muito importantes. Com o olhar para a permanente capacitação dos trabalhadores e no atendimento feito via programas. Isso serve de exemplo para o restante do País. Outros Estados podem se espelhar em MS. A gente tem buscado descobrir essas iniciativas bem-sucedidas e divulgá-las. Isso pode inspirar outros”, destacou Eli Harasawa, secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano.

Também presente no seminário, a secretária Nacional de Assistência Social, Mariana Neris, anunciou a liberação de R$ 100 milhões como parte do valor de recomposição do orçamento nacional da pasta em 2019. “Estou bem feliz de estar em MS. É um compromisso do estado de MS o fortalecimento da Política de Assistência Social e nós estamos nesse percurso construindo um Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mais forte. Estamos aqui para trabalhar soluções e propostas que andem para frente. Nós estamos aqui para construir esses caminhos de sustentação de caminhos para as crianças de nosso Brasil”, ressaltou.

Da esquerda para a direita: secretárias Mariana Neris, Elisa Cleia Nobre e Eli Harasawa.

Os veículos entregues aos municípios são frutos de emenda parlamentar de 2018 do então deputado federal e atual secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende. Os veículos foram entregues para a gestão de cada município que irá utiliza-los nas demandas diárias dentro da Política de Assistência Social.

Anfitriã do evento, a titular da Sedhast e também presidente do Fórum Nacional de Secretários (as) de Estado da Assistência Social (Fonseas), Elisa Cleia Nobre, reforçou as boas-vindas aos participantes do evento e mais uma vez evidenciando o compromisso de todos os envolvidos, com uma participação maciça dos municípios do Estado, diante de um auditório lotado. “Vemos o compromisso de cada um em estar aqui hoje para que Mato Grosso do Sul avance ainda mais na execução de programas por aqui implementados. Meus agradecimentos também aos gestores municipais de assistência social, representantes de organizações da sociedade civil, prefeitos, vereadores e deputados aqui presentes que reforçam nossa luta diária pela polução de nosso Estado e pela efetiva implementação das políticas sociais. O programa Criança Feliz é um dos diversos pontos de atuação da nossa pasta dentro de MS”, pontuou.

O seminário teve como proposta a reflexão sobre o desenvolvimento infantil no cenário nacional, apresentando metodologias existentes e a interface entre a Política de Assistência Social – Proteção Social Básica e o Programa Primeira Infância no SUAS, oportunizando a divulgação das experiências exitosas desenvolvidas nos municípios de MS.

Criança Feliz

O Criança Feliz leva orientações sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos inseridas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por meio de visitas domiciliares, o programa promove apoio às gestantes na preparação para o nascimento da criança, estímulo ao desenvolvimento infantil com atividades lúdicas e, principalmente, fortalecimento do vínculo afetivo entre a criança e familiares.

A secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano aproveitou o momento para fazer um apelo aos municípios que podem aderir ao programa Criança Feliz. “Eu gostaria muito que os outros municípios aqui do Estado pudessem aderir, mas espelhados nas experiências que estão acontecendo nos outros municípios, que está fazendo a diferença no desenvolvimento dessas crianças. Eles [municípios que aderirem] vão fazer uma grande diferença na vida dessas crianças, fazendo com que esse investimento na primeira infância renda frutos e consiga trazer uma vida melhor para essas crianças, especialmente das famílias mais vulneráveis”, disse.

Na oportunidade os municípios de Bonito e Anastácio passaram a integrar o programa Criança Feliz em MS, que somente neste ano já ultrapassou mais de 196 mil visitas domiciliares e que agora conta com 30 municípios no Estado.

Auditório da Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar” ficou lotado com a participação dos municípios de MS envolvidos no programa Criança Feliz.

Também participaram do evento representantes do legislativo estadual e municipais, prefeitos e colegiados da área da assistência social, bem como coordenadores, supervisores e visitadores municipais do Programa Primeira Infância no SUAS e trabalhadores das diversas áreas da Política de Assistência Social.

Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)

Fotos: Leomar Alves Rosa e Matheus Barreto

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEREADOR LAURINDO BARBA - UNIÃO BRASIL - Imagem: Ribero Junior/MS24h CULTURAMENSE TRABALHANDO
Barba pede maior fiscalização na rodovia MS-147 e 'braços' de iluminação em Rua de Culturama
Foto: Kleber Clajus AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Prefeitura conclui obras de aterro e reabre estrada rural até o Rio Dourados em Culturama
FUNTRAB - Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Economia aquecida em Mato Grosso do Sul permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS