Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Naviraí

Preso por corrupção, vereador é internado e pode atrasar cassação em Naviraí

18 Dez 2014 - 07h30Por Campo Grande News

O trabalho da Comissão Processante instalada uma semana após a prisão de cinco vereadores de Naviraí (a 366 km de Campo Grande) acusados de corrupção, pode atrasar mais alguns dias e atrapalhar os planos de levá-los a julgamento por quebra de decoro antes do Natal. Depois de três dias ouvindo os depoimentos de 40 testemunhas e de três dos quatro acusados, os integrantes da comissão foram surpreendidos hoje com a informação de que o vereador Adriano José Silvério está internado e não pode ser interrogado.

Cícero dos Santos, o Cicinho do PT, Marcus Douglas Miranda e Carlos Alberto Sanches, o Carlão, foram interrogados na segunda-feira desta semana, quando já havia a informação de que Adriano estava com problema de vesícula. Por isso ele seria interrogado hoje.

Na tarde desta quarta-feira, o presidente da comissão, Márcio Scarlassara (PSDC) informou ao Campo Grande News que Adriano foi internado hoje no hospital da Cassems em Naviraí e que a defesa vai apresentar um atestado. O vereador está hospitalizado com escolta policial. Scarlassara disse não ter sido informado do motivo da internação.

Com o contratempo, a comissão da Câmara agora tem de esperar Adriano receber alta para pegar seu depoimento e só depois começa a contar o prazo de cinco dias para as alegações finais da defesa. Apenas depois desse prazo é que o relatório poderá ser entregue à presidência da Casa para marcar a sessão de julgamento.

A expectativa de Márcio Scarlassara era entregar o relatório na segunda-feira, dia 22, para que fosse levado a plenário em sessão extraordinária no dia seguinte. Segundo ele, agora é preciso aguardar para saber por quanto tempo Adriano ficará internado, mas admite ser difícil fazer o julgamento antes do Natal, como havia anunciado na semana passada.

Entenda o caso – Os quatro vereadores enfrentam o processo de cassação por quebra de decoro depois que foram presos pela Operação Atenas, da Polícia Federal, juntamente com outras seis pessoas – a então vereadora Solange Melo, que renunciou na prisão; Carlos Brito de Oliveira, o Baiano, prestador de serviços de sonorização e gravação de imagens para a Câmara de Vereadores; os ex-assessores da Câmara Wagner Nascimento Máximo Antonio, Thiago Caliza da Rocha e Rogério dos Santos Silva e a mulher de Cícero dos Santos, Mainara Géssica Malinski.

No dia 31 de outubro, o juiz Eduardo Magrinelli Junior acatou a denúncia do Ministério Público e todos os dez presos foram transformados em réus em crimes de corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude em licitação e peculato.

Na mesma decisão o juiz também aceitou a denúncia contra os vereadores Elias Alves (Pros), Gean Carlos Volpato (PMDB) e Vanderlei Chagas (PSD), afastados no dia 3 de novembro. Eles enfrentam processo de cassação instaurado através de outra Comissão Processante, que só deve concluir o relatório em janeiro de 2015.

Interceptações telefônicas e captações ambientais feitas pela PF com ordem judicial no período de quase um ano revelaram um esquema criminoso montado para desviar dinheiro público de varias maneiras a favor dos envolvidos, tendo como sede a Câmara de Naviraí e como “cabeça” da organização o vereador Cícero dos Santos.

As vantagens ilícitas vinham de propinas cobradas de empresários para modificação da legislação municipal, a fim de possibilitar o exercício de atividade comercial, emissão fraudulentas de diárias a vereadores e funcionários da Câmara; fornecimento de combustível pago pelo dinheiro público a vereadores, funcionários da Câmara e parentes e amigos, fraude em procedimento licitatório, que beneficiava vereadores e terceiros, e lavagem de dinheiro.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: João Garrigó AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com aporte de R$ 500 milhões, nova linha de crédito para segurança pública já está disponível
Fotos: Felipe das Neves Monteiro, pesquisador da Agraer AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho