Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 28 de fevereiro de 2020
SADER_FULL
Busca
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS

Parceria do Governo garante expansão de terraços em Novo Horizonte do Sul

realização de um trabalho conjunto do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e a Prefeitura

4 Set 2019 - 07h05Por Portal do MS

Novo Horizonte do Sul (MS) – Frente aos sérios problemas de erosões nas propriedades e altos custos de manutenção de estradas vicinais, foi desenvolvido um trabalho de conservação de solo e adequação dessas estradas na Microbacia Hidrográfica ‘Toco do Ipê’, em Novo Horizonte do Sul, município ao sul do Estado. Com isso, a prática conservacionista de construção de terraços para conter o escorrimento superficial de águas pluviais teve grande expansão.

A realização de um trabalho conjunto do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e a Prefeitura garantiram essa expansão com a orientação dos produtores e auxilio na demarcação das curvas em nível, através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer) e da Prefeitura que ofertou o serviço de terraceamento, através da locação de dois conjuntos de trator/terraceador principalmente aos produtores de mandioca, de leite e carne, milho. Ao Imasul coube a cedência de um trator, para atender as propriedades localizadas na Zona de Amortecimento do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

Segundo o Coordenador de Agricultura da Semagro, Fernando Nascimento, que esteve no município na última semana, esse trabalho garante proteção para o Rio Guiraí – afluente do Rio Ivinhema – pois centenas de toneladas de sedimentos não chegarão aos seus leitos, evitando o assoreamento desses recursos hídricos e, consequente daquela Unidade de Conservação.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) e o Ministério Público Estadual (MPE) tem acompanhado esse trabalho de perto, intervindo quando necessário, naqueles casos em que o produtor resiste em colaborar com o interesse coletivo.

O trabalho que contou com apoio do Sindicato Rural de Ivinhema/Novo Horizonte do Sul e da ADECOAGRO, foi fundamental para conscientização dos produtores do município. Eles puderam conferir de perto a importância de construção dos terraços em toda a Microbacia, ao passo que nenhuma propriedade ficou sem obras de terraços, e ainda a qualidade das estradas após o trabalho de readequação.

No cronograma de trabalho está previsto o cascalhamento das estradas da MBH ‘Toco do Ipê’ buscando melhorias na trafegabilidade, dos 1,5 Km de suas estradas internas, facilitando o transporte de produtos, e o deslocamento dos trabalhadores e estudantes, além de reduzir os custos do frete de insumos e em consequência da produção.

Texto e Foto: Kelly Ventorim, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO)

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS EM DESTAQUE
Mato Grosso do Sul é o terceiro estado brasileiro em investimentos
NOTA PREMIADA MS
No primeiro mês do programa, mais de 5 milhões de notas foram emitidas com o CPF
CORRUPÇÃO
Ministério Público quer lei para acabar com 'farra das diárias' em Caarapó
HABITAÇÃO
Em meio a incertezas, MS terá 2,8 mil moradias populares
LUTO NO MS
Governo de MS decreta luto de três dias por conta da morte de ex-prefeito, Conheça sua trajetória
NÃO RESISTIU
Ex-prefeito de Amambai e secretário especial da Casa Civil não resiste e morre no Hospital
GLÓRIA DE DOURADOS - ELEIÇÃO DA APROLEITE
Eleição da APROLEITE será no próximo domingo e terá disputa de chapas em Glória de Dourados
IVINHEMA - NOTA DE REPÚDIO
IVINHEMA: Câmara divulga Nota de Repúdio contra vereador que diz ter desvendado esquema de corrupção
VICENTINA - RAÇA NEGRA TÁ VINDO
Em noite de Feira Livre, prefeito surpreende e anuncia Raça Negra para o aniversário de Vicentina
VICENTINA - EDUCAÇÃO
Prefeitura começa entrega os Kits Escolares que vão beneficiar 562 crianças em Vicentina