Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
bastidores da política

Noite de segunda-feira promete ser longa na guerra por votos contra e a favor da cassação de Bernal

7 Out 2013 - 14h49Por Mídia Max

A Câmara de Campo Grande está bastante movimentada na manhã desta segunda-feira (7). Nos corredores, a dúvida é a mesma, seja entre aliados ou opositores ao prefeito: será que a comissão processante sai? O prefeito Alcides Bernal (PP) precisa conseguir apenas 10 dos 29 votos na Câmara para se livrar da cassação, mas com uma difícil relação até com aliados, o prefeito ainda corre risco de enfrentar a comissão processante.

Com muitos votos indefinidos, o dia promete ser longo nesta segunda-feira, semelhante ao anterior a escolha do presidente da Câmara. Depois desta disputa do começo do ano, quando Mário César (PMDB) venceu Rose Modesto (PSDB), esta é a segunda vez que a Câmara se divide bastante sobre um tema na Casa.

No começo do ano, Rose estava do lado do prefeito e chegou a ser indicada por ele para a presidência. Porém, Bernal não se atentou a importância de ter uma base na Casa, não ouviu aliados na hora de compor o secretariado e mergulhou em uma crise quase que interminável com a Câmara. O prefeito não conseguiu chegar a 10 vereadores na base de sustentação e, pior do que isso, conseguiu perder dois dos poucos que tinha quando começou a administração: Rose Modesto e Waldecy Chocolate.

A dupla, que poderia ser contada facilmente na votação pró-Bernal, hoje pode ser decisiva para abertura da comissão. Rose saiu da base a pedido do PSDB por insatisfação com o espaço dado ao partido, que ajudou a elegê-lo, mas a situação ficou ainda pior quando ela foi proibida de entrar nas escolas municipais, a mando da Secretaria de Educação, comandada por José Chadid, que é do mesmo partido dela.

A briga de Chocolate com Bernal é ainda pior. A dupla tinha uma grande amizade no começo da administração, mas Chocolate conta que tudo mudou quando ele disse ao prefeito que não aceitaria ser “marionete” e tomaria conta, sozinho de seu mandato. Hoje, ele não conversa com o prefeito e apesar de ser contado pela base, vota de maneira independente.

O vereador Carlão também estava no grupo de oposição ao prefeito Alcides Bernal, mas nos últimos dias anunciou que pode integrar a base de sustentação. Com isso, também virou dúvida, embora garanta que hoje decide se estará junto com o grupo político que está há muitos anos ou mudará “da água para o vinho”, como ele mesmo definiu. Além de Carlão, Chocolate e Rose, que ainda deixam aliados em dúvida, o grupo dos indefinidos é reforçado pelo vereador Coringa (PSD) e vereador Dr. Jamal (PR), que nos últimos dias andou visitando o prefeito, acompanhado do deputado Paulo Corrêa (PR).

Procurado pela reportagem, Dr. Jamal e Rose não atenderam as ligações. O vereador Waldecy Chocolate declarou que a cabeça está fervendo, mas que tomará uma decisão feita com o coração e com a consciência. Já o vereador Coringa informou que os três vereadores do PSD vão fazer uma reunião na tarde de hoje para definir como votar, já que seguirão por um mesmo caminho.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da entrega de escrituras para moradores do Bairro Morada do Sol em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS LEILÃO ONLINE DETRAN-MS
Leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan em Dourados; veja como PARTICIPAR
FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - AÇÕES
Prefeitura de Fátima do Sul e TJMS entregam 36 escrituras para moradores do bairro Morada do Sol
Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
Foto de capa: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Competitividade: Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste