Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
SOS SAUDE

Médica de Dourados tem salário atrasado, não paga nem gasolina e vive da solidariedade de colegas

A médica Anahi Duarte, paulista de 37 anos, jamais imaginava que após a tão sonhada graduação em medicina acabaria sendo obrigada a viver de miojo e sardinha por falta de pagamento.

5 Fev 2019 - 12h43Por Dourados News
A médica Anahi Duarte, paulista de 37 anos,  jamais imaginava que após a tão sonhada graduação em medicina acabaria sendo obrigada a viver de miojo e sardinha por falta de pagamento. Há 60 dias ela chegou em Dourados vinda do Paraguai, onde se formou e atuava. 
 
Desde que começou a trabalhar, no Posto de Saúde do Jardim Carisma, Anahi não recebe a bolsa do programa Mais Médicos, pelo qual é contratada. Ela veio substituir um médico cubano que deixou o cargo no final do ano passado.
 
Sem dinheiro nem mesmo para pagar a gasolina, Anahi agora conta com a solidariedade dos colegas de trabalho. Em contato com o Dourados News nesta manhã, ela relatou que graças ao cuidado da coordenadora da unidade de saúde, uma cesta básica garantiu a mudança no cardápio este mês. 
 
Atualmente ela conta apenas com a ajuda de custo da Prefeitura de Dourados, valor referente a R$ 2400,00. Ela paga aluguel, água, luz e alimentação. Para ir trabalhar a profissional conta com um motorista cedido pelo Município, já que neste mês o valor destinado ao combustível precisou ser remanejado para outro compromisso financeiro.
 
Em casa ela disse não ter nem geladeira e nem fogão. “Esperava comprar minhas coisas com meu primeiro pagamento. Vim sem nada para cá”, disse.
 
Anahi se formou em 2011 no Paraguai e atuava no país vizinho. Após ser selecionada pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal, ela não imaginava que o sonho se tornaria um verdadeiro pesadelo. 
 
“Nunca imaginei passar por isso. Estudei e me preparei para salvar as pessoas. Enxergo isso como total falta de respeito”, desabafou. 
 
COMO TUDO COMEÇOU?
 
A reportagem descobriu a situação da médica após uma paciente denunciar a falta de atendimento no Posto de Saúde do Jardim Carisma. 
 
A moradora relatou ao Dourados News ter chegado ao local com dor e inflamações na garganta. Esperou duas horas, passou pela triagem e a surpresa: a médica não poderia atendê-la por falta pagamento do salário. 
 
A mulher foi orientada a procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), mas ela explicou que não teria condições, pois, além do estado de saúde prejudicado, a douradense estava de bicicleta e com os dois filhos de 3 e 7 anos. 
 
Assim, uma enfermeira da unidade foi chamada e prescreveu medicamento para alívio da dor. Ela foi embora e logo acionou as redes sociais para o fato. 
 
Na unidade de saúde a reportagem descobriu a situação da médica. Segundo integrante da equipe, que optou por não se identificar, o local conta apenas com Anahi para o atendimento. Por lá passam cerca de 60 a 70 pessoas diariamente.
 
“As vezes precisamos flexibilizar isso, vamos nos ajudando. Aqui a equipe é reduzida e acaba que alguns pacientes são encaminhados à UPA, outros atendidos pela enfermagem. Estamos tendo que priorizar agendados e urgência e emergência”, explicou à reportagem. 
 
Anahi disse trabalhar 32 horas semanais e atender cerca de 15 pacientes por dia. A área em que ela atua sozinha contempla mais de 5 mil moradores, segundo a equipe da UBS.
 
O QUE DIZ O GOVERNO
 
Dourados News buscou contato com o Ministério da Saúde. Segundo a assessoria de imprensa a demanda só seria recebida após o horário de almoço da área responsável, às 13h (horário de MS). 
 
A equipe se comprometeu a encaminhar o posicionamento ao Dourados News, mas sem previsão de horário pois dependeria do retorno dos responsáveis. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEREADOR LAURINDO BARBA - UNIÃO BRASIL - Imagem: Ribero Junior/MS24h CULTURAMENSE TRABALHANDO
Barba pede maior fiscalização na rodovia MS-147 e 'braços' de iluminação em Rua de Culturama
Foto: Kleber Clajus AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Prefeitura conclui obras de aterro e reabre estrada rural até o Rio Dourados em Culturama
FUNTRAB - Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Economia aquecida em Mato Grosso do Sul permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon