Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
política em ms

Herdeiros e parentes tentam manter tradição da política sul-mato-grossense

28 Jul 2014 - 08h03Por Conjuntura Online

Alguns estão em pleno mandato eletivo e outros vão tentar pela primeira vez, mas a campanha eleitoral deste ano marca a participação de herdeiros e parentes de políticos de peso, a exemplo de outros pleitos, na tentativa de manter a velha tradição da política sul-mato-grossense.

Para analistas, nomes de força sempre ajudam na hora de atrair votos, facilitando o acesso principalmente nos cargos proporcionais, como Assembleia Legislativa, cuja disputa envolve 24 cadeiras, e Câmara dos Deputados, com 8.

Herdeiro do espólio político do ex-deputado federal Nelson Trad (PMDB), o ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), foi desta vez o mais ousado da família, que conta ainda com o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) e o deputado federal Fábio Trad (PMDB) brigando pela reeleição.

Apoiado pelo governador André Puccinelli (PMDB), Nelsinho Trad disputa o governo com o senador Delcídio do Amaral (PT) e com o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), que, ao contrário, não têm influência familiar na política local.

Com o prestígio do pai, Nelsinho foi vereador e presidente da Câmara da Capital, deputado estadual e prefeito por duas vezes, secretário de Estado e hoje tentar suceder André Puccinelli.

Recordista de mandatos na Assembleia (11 no total), o deputado estadual Londres Machado (PR) deixou de tentar mais reeleição segura para ser candidato a vice-governador na chapa de Delcídio. No entanto, para manter a tradição, trabalha para eleger a filha, vereadora de Campo Grande, Grazielle Machado (PR), sua sucessora na Casa.

Político experiente e com trânsito fácil em quase todos os partidos, o cardeal republicano já ajudou a eleger o filho, Gui Machado, vereador em Campo Grande, e a esposa, Ilda Machado (PR), prefeita da cidade de Fátima do Sul por dois mandatos.

Londres também impulsionou a campanha e ajudou a eleger vários governadores ao longo de sua trajetória em Mato Grosso do Sul, além de puxar para a Assembleia diversos deputados com a força política que tem por meio do voto de legenda.

Outro que também chegou à vida pública com forte influencia do pai, ex-deputado estadual Roberto Orro, é o pedetista Felipe Orro (PDT), que tenta mais quatro anos de mandato na Assembleia.

Ex-prefeita de Três Lagoas, a vice-governadora Simone Tebet (PMDB) sempre sonhou em seguir os passos do pai no Congresso Nacional, o ex-senador Ramez Tebet (PMDB), falecido em novembro 2006 aos 70 anos de idade, e faz campanha para o Senado pela coligação encabeçada por Nelsinho Trad.

PARENTES

A briga por cargos eletivos este ano não envolve apenas filhos de políticos famosos, isso porque sobrinhos, irmãos, primos e até ex-mulher também tentam ocupar um espaço deixado pela aposentadoria de seus padrinhos.

Os irmãos Trad (Nelsinho, Fábio e Marquinhos), por exemplo, têm um primo em plena campanha à reeleição, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM).

A ex-mulher de Nelsinho Trad e suplente do senador Waldemir Moka (PMDB), Antonieta Amorim (PMDB), é candidata a deputada estadual pelo PMDB.

Apesar de não ter pai político, o deputado federal Vander Loubet (PT) chegou a Casa pela primeira vez dentro de um arrojado projeto liderado pelo seu tio, o ex-governador Zeca do PT, atualmente vereador por Campo Grande e candidato ao mesmo cargo do sobrinho.

Por pouco, a lista de parentes não fica maior na campanha deste ano, isso porque a deputada estadual Dione Hashioka (PSDB), esposa do prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka (PMDB), desistiu de buscar a reeleição.

Da mesma forma, a ex-vereadora de Campo Grande e irmã do presidente da Assembleia, Jerson Domingos (PMDB), Tereza Name (PSD), não quis tentar uma cadeira na Assembleia.

Essa tradição é tão forte em Mato Grosso do Sul que até dois irmãos já atuaram na Assembleia em mandatos anteriores dentro de uma mesma legislatura, os deputados Humberto Teixeira (PMDB) e Zé Teixeira (DEM), este último em busca de seu quinto mandato.

Candidato à Câmara, o deputado estadual e presidente regional do PSDB, Márcio Monteiro, é primo da ex-senadora Marisa Serrano (PSDB), hoje conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Washington Lima / Fátima Em Dia FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da Final e Premiação da Copa Favo de Mel de Futsal em Fátima do Sul
Fotos: João Garrigó AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com aporte de R$ 500 milhões, nova linha de crédito para segurança pública já está disponível
Fotos: Felipe das Neves Monteiro, pesquisador da Agraer AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente