Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Candidatos

Eleições terão "Lula anti- Dilma", 7 Tiriricas, 5 Papais-noéis e 3 Obamas

22 Jul 2014 - 17h29Por Uol

Tio Lula, Mestre Lula, Lula Defensor, Lula da Van, Lula do Lava-Jato, Lula de Zé da Sopa, Doutor Lula. Esses são apenas alguns dentre os 13 candidatos nas eleições deste ano que resolveram incorporar o apelido do ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva em seus nomes de urna.

A prática, que busca atrair votos usando o nome de políticos e celebridades conhecidos, é comum no país. O levantamento foi feito com base nos dados divulgados pelo TSE nesta segunda-feira (21).

Horácio Moreira de Moura, 58, conhecido como "Lula", faz neste ano sua estreia nas urnas disputando uma vaga de deputado distrital pelo PT do B do Distrito Federal. 

Sobre o fato de ter se filiado a um partido que faz oposição ao governo do PT, ele não vê contradição: "Não sei se ele ficaria chateado, eu acho que não. Ele nem me conhece. Eu o vi uma vez de longe".

"Eu sempre fui fã do Lula. Quando as pessoas falavam mal dele, eu o defendia. Aí todo mundo aqui de Santa Maria (DF) começou a me chamar de Lula, e o apelido pegou", afirmou.

O candidato diz que, caso eleito, irá denunciar casos de corrupção independentemente do partido envolvido: "Até se fosse um caso como o mensalão. Mas acredito que o Lula não estava no meio de toda essa patifaria, não. Ele foi mal assessorado. Mas, se ele fosse [envolvido] e eu fosse deputado, denunciaria também! E aí o cristal ia quebrar, a admiração acabaria. A corrupção mata mais do que guerra". 

O Lula do DF decidiu entrar na política após convite do deputado distrital Olair Francisco (PT do B-DF), para quem já fez "muito serviço". "Ele [Olair] falou: 'Lula, você é muito popular, vou te colocar como candidato'. Não tenho muita expectativa de ganhar a eleição, vou mais para ajudar o pessoal."

Outro nome escolhido por aspirantes a político é o do deputado federal Tiririca (PR-SP). Em 2014, os eleitores poderão escolher entre o Tiririca do Amazonas, o Tiririca do Amapá, o Tiririca de Aracaju, o Jaja Tiririca, o deputado federal Tiririca (PR-SP), que busca a reeleição, entre outros homônimos do palhaço.

O "genérico" do Amapá, José Arnoudo Alves de Amorim (PPS-AP), diz que imita o Tiririca desde 1995, "na época da música 'Florentina'. Sou fã dele! É o maior palhaço que tem".

Sobre o nome, ele afirma que "é uma forma de chamar a atenção das pessoas". "Nós não temos muito dinheiro [para a campanha], e quem não tem dinheiro precisa chamar a atenção de alguma forma."

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi lembrado por três candidatos brasileiros que buscam uma vaga na Câmara Federal.

Um deles, Claudio Henrique dos Anjos (PT-RJ), diz ser um grande admirador do presidente americano e afirma que o apelido surgiu em 2010. "Eu ia disputar eleições em Belford Roxo (RJ), e tinha projetos inovadores, queria mudar a cidade. Amigos começaram a associar o meu nome ao do Obama, que também tinha a mudança como mote da campanha", diz.

"Em um primeiro momento aconteceu de as pessoas não me levarem a sério. O nome do Obama chama a atenção para que as pessoas conheçam os projetos, e as elas acabam votando nos projetos, nas ideias, não pelo nome", afirmou.

O candidato do PSDB à Presidência da Republica, Aécio Neves, também foi homenageado: os mineiros podem votar em Aécio Di Neves para deputado federal. Esse foi o nome de urna adotado por Aécio Tadeu Ferreira Santos, do PPS.

Ex-jogadores de futebol também foram homenageados no pleito deste ano. São três Pelés e um Neymar. Xuxa, a rainha dos baixinhos, foi lembrada por cinco candidatos.

Eleitores do Mato Grosso do Sul, do Ceará e do Rio Grande do Sul poderão escolher o Papai Noel nas eleições deste ano. São cinco políticos que optaram por usar o nome do bom velhinho nas urnas.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto de capa: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em 3 anos, 6 novos quartéis e 2 unidades em construção
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Foto: Álvaro Rezende/Arquivo AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo licita obras para trazer mobilidade e segurança viária em Camapuã, Figueirão e Campo Grande
DEODÁPOLIS - PRÉ-CANDIDATO
Pena Branca, diretor da rádio Jota FM, anuncia pré-candidatura a vereador em Deodápolis
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS