Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
POLÍTICA

Deputada repudia prisão de fazendeiros acusados pelo ataque a índios em MS

23 Ago 2016 - 17h41Por Conjuntura Online

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) repudiou nesta terça-feira (23) a prisão de cinco fazendeiros acusados pelo ataque que deixou seis índios feridos e um morto em junho deste ano, no município de Caarapó.

A prisão de Dionei Guedin, Jesus Camacho, Virgílio Mettifogo, Eduardo Yoshio Tomonaga, o “Japonês”, e Nelson Buainain Filho, dono da fazenda Yvu, onde ocorreu o conflito, foi decretada no dia 5 de julho pelo juiz da 2ª Vara Federal em Dourados, Leandro André Tamura, a pedido do MPF (Ministério Público Federal). Todos estão detidos na penitenciária estadual de Dourados.

Segundo Mara Caseiro, as prisões foram efetuadas sem prova, o que fere a Constituição brasileira. 

 

Durante a sessão desta manhã, ela leu trechos da moção de repúdio do Sindicato Rural de Dourados que criticam esse e outros pontos.

“A justiça mandou prender pessoas sem provas de autoria, afrontando o princípio constitucional da presunção de inocência, já que até o momento esses produtores figuram apenas como suspeitos", diz um trecho do documento.

Ainda segundo a nota divulgada pelo sindicato, os índios acusados de crimes durante as invasões seguem impunes. "A sensação é que a lei existe apenas para um lado da moeda, enquanto o outro lado pode praticar todo tipo de arbitrariedade e crime sem responder por isso na forma da lei", diz outro trecho.

Mara Caseiro enfatizou que os produtores rurais foram injustiçados, uma vez que tiveram sua terra invadida, seu patrimônio dilapidado, e só estavam agindo em defesa de sua propriedade, princípio constitucional que não vem sendo respeitado em Mato Grosso do Sul. 

“Eu me sinto injustiçada junto com esses produtores.
Não podemos fazer justiça cometendo mais injustiças. Deixo aqui minha tristeza e insatisfação com esse país sem lei”, lamentou.

Durante o confronto, ocorrido no dia 14, o agente de saúde indígena Clodioude Aquileu Rodrigues de Souza morreu após ter sido atingido por disparos na barriga e no peito, e seis índios ficaram feridos. A deputada lamentou o ocorrido e culpou mais uma vez o governo federal pela inércia na resolução dos conflitos por terras consideradas indígenas em Mato Grosso do Sul.

A fazenda foi ocupada por indígenas na segunda-feira (13). Os bombeiros foram chamados e pediram apoio da PM para ir até o local, mas os militares acabaram rendidos pelos indígenas por duas horas após o pneu da viatura furar. 

Eles tiveram as armas de fogo e coletes tomados, a viatura queimada e três sofreram ferimentos leves.

A PM e a Polícia Federal negociaram durante toda a tarde para a devolução de três armas que estavam com os policiais quando foram feitos reféns. Mas a negociação não avançou e a PF encerrou as tratativas por questão de segurança.

A equipe foi recebida a tiros e há suspeita de que índios paraguaios estejam entre os indígenas brasileiros. Até o momento, não há informações sobre as circunstâncias da morte do indígena, que atuava como agente de saúde na aldeia.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued IPVA 2024
Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS; veja como fazer
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados