Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
LADÁRIO

Câmara cassa prefeito por pagar mensalinho a vereadores

Carlos Ruso foi preso em novembro de 2018 ao lado de sete vereadores acusados de receberem dinheiro para apoiar prefeito

2 Abr 2019 - 07h24Por Sul News

Os vereadores Fábio Peixoto (PTB) e Jonil Júnior Gomes Barcelos (PMN), que colaboraram com o MPMS durante as investigações sobre o mensalinho, pediram licença para não participar da sessão, sendo substituídos pelos suplentes. O presidente da Casa, Daniel Benzi (MDB), também ajudou na coleta de provas sobre os atos ilícitos, destacou o Diário Corumbaense.

A Casa analisa, ainda, processos contra os sete vereadores acusados de receber os recursos ilegais – que devem ir ao plenário ainda nesta semana.

A cassação de Ruso seguiu relatório da comissão processante que, ao longo de três meses, apurou as acusações. “Ele está cassado ao ser condenado aqui político-administrativamente. Independentemente do que ocorra na esfera judicial, ele não volta mais ao cargo”, declarou Benzi, segundo quem falta publicar o decreto de cassação.

“É um momento negro para Ladário. Nada disso teria acontecido se as partes envolvidas não tivessem participado dessa situação”, afirmou o vereador Gesiel Paiva Figueiredo, relator da CPI.

O advogado Elton Nasser, que defendeu Ruso em plenário, antecipou que já acionou a Justiça para evitar a perda de mandato. Ele avalia que houve cerceamento de defesa e “incorreta adequação da norma ao caso concreto”. “Houve a afronta às garantias constitucionais na ampla defesa contraditória e essa situação vai ser objeto de exame mais profundo no Judiciário e todas essas questões podem ser acolhidas”, pontuou.

DENÚNCIA

A comissão processante foi instalada a partir de denúncia da servidora estadual Marinalva Aranda da Silva. Ela afirma ter atuado por quatro anos em Ladário e, em 2017, denunciou ao MPMS irregularidades contra Ruso. “Hoje me sinto satisfeita e acredito que Ladário esteja começando uma nova história”, considerou a denunciante.

O mensalinho, conforme apurou o Gaeco, foi pago ao longo de um ano, em um acordo que passava também por indicações de cargos na Secretaria Municipal de Educação – sob a chancela do ex-titular, Helder Botelho, também preso. Vereadores suspeitos teriam operado para barrar uma CPI para apurar irregularidades na saúde. Durante a operação, foram apreendidos valores em dinheiro e realizadas gravações telefônicas e de vídeo.

A Câmara analisará, agora, processos contra os  vereadores Vagner Gonçalves (PPS), Agnaldo dos Santos Silva Junior (PTB), André Franco Caffaro (PPS), Augusto de Campos (MDB), Paulo Rogério Feliciano Barbosa (PMN), Osvalmir Nunes da Silva (PSDB) e pastora Lilia Maria Villalva de Moraes (MDB) – ela é a única que responde ao processo em prisão domiciliar.

A administração de Ladário é exercida pelo vice-prefeito Iranil Soares (PSDB), que continua no cargo – a denúncia, na esfera administrativa, e não eleitoral, não atingiu o segundo na ordem sucessória do Paço Municipal. Ruso, por sua vez, fica com os direitos políticos suspensos – ação penal e criminal sobre o caso continua a tramitar.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEREADOR LAURINDO BARBA - UNIÃO BRASIL - Imagem: Ribero Junior/MS24h CULTURAMENSE TRABALHANDO
Barba pede maior fiscalização na rodovia MS-147 e 'braços' de iluminação em Rua de Culturama
Foto: Kleber Clajus AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Prefeitura conclui obras de aterro e reabre estrada rural até o Rio Dourados em Culturama
FUNTRAB - Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Economia aquecida em Mato Grosso do Sul permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos