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Barbosinha vai mobilizar prefeitos e bancadas por solução de tráfego na BR-163

Barbosinha vai mobilizar prefeitos e bancadas por solução de tráfego na BR-163

13 Set 2019 - 18h17Por Clóvis de Oliveira / Assessoria

Após ouvir, durante encontro que manteve na manhã desta sexta-feira (13), com o diretor de Relações Institucionais Claudeir Alves Mata, e o engenheiro Marcelo Ernesto Tezani, da CCR MSVia, afirmarem que não existe um prazo definido para a solução do impasse criado com a concessão da BR-163, e os perigos causados pelo trecho que corta o perímetro urbano do Município, com dezenas de mortes já ocorridas, o deputado Barbosinha (DEM) anunciou que vai mobilizar demais colegas da Assembleia Legislativa e pressionar a bancada federal para que uma solução seja encontrada junto aos organismos de Brasília.

“O que não dá é pra ficar do jeito que está, a CCR alegando que já investiu mais do que arrecada, o contribuinte se obrigando a pagar para cruzar em uma das praças de pedágios e o Governo na posição confortável da permanente omissão”, disse o deputado, depois de mostrar aos representantes da concessionária as cópias de indicações e requerimentos com pedidos de providências já aprovados na Assembleia, especialmente cobrando solução para reduzir os transtornos nas áreas dos trevos da Bandeira e do DOF, que cortam a cidade com a rodovia federal.

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De acordo com o diretor de Relações Institucionais da CCR MSVia, o projeto original, anexado ao processo que resultou na exploração pela concessionária Camargo Correa do trecho de cerca de 800 quilômetros da BR-163, já previa a implantação de viadutos sobre o cruzamento dos dois trevos no trajeto de Dourados, “mas até agora não conseguimos liberar as licenças ambientais”, justificou Claudeir. “Outro problema é a frustração do tráfego, depois que o Governo resolveu investir em programas de ferrovias, que também levou ao fracionamento das obras de duplicação da rodovia”, acrescentou.

O deputado Barbosinha prometeu interceder, nesta semana, com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa, para mobilizar prefeitos de todas as cidades que abrangem o percurso da concessão e a bancada de Mato Grosso do Sul em Brasília, “para fazer com que a direção nacional da Antt (Agência de Transportes Terrestres), o Dnit (Departamento de Infraestrutura de Trânsito) e o comando nacional da CCR se atentem para o que significa tantas mortes em tão curto período de tempo, apenas nesses dois trevos, sem contar os demais problemas ao longo do trecho”.

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Apenas no primeiro semestre deste ano, Barbosinha já apresentou, pelo menos, quatro indicações, fora os discursos e cobranças junto às autoridades do setor, apontando alternativas de solução para o problema. “Moradores dos bairros do outro lado da BR, no sentido Sul, sabem o que significa viver nesse clima de tensão. São mais de 40 mil famílias, número muito maior do que a população da maioria das cidades do Estado, que esperam, ao menos, poder contar com um semáforo para controlar os limites de velocidade nos pontos mais críticos da rodovia e assim poder se deslocar para o trabalho ou com os filhos para a escola”, ilustrou o deputado douradense.   

Texto e Fotos: Clóvis de Oliveira

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